Total de visualizações de página

Seguidores

segunda-feira, 16 de março de 2015

Pensamentos sobre a vocação em geral

Frei Geraldo D’Abadia Pires Maciel, O. Carm.

Aproveito a oportunidade deste mês de agosto para partilhar algumas descobertas que a vida foi me ensinando a respeito da vocação. O que partilho é simples e direto e fruto do que aprendi com meus formadores, estudantes carmelitas, confrades e o povo de Deus. Quando a gente escreve assim corre o risco de não ser tão profundo, mas ganha no acompanhar um pouco mais a nossa própria experiência.
1. A vocação tem a ver com o Mistério. Com o sentido profundo que buscamos dar à nossa vida. Você não dá conta de tudo e nem consegue explicar tudo. Nem é responsável por tudo. Num momento da vida você é interpelado, tem um foguinho que ascende lá dentro do peito, e você se sente chamado a responder a este Mistério que te envolve. É como se a gente se sentisse carregado, atraído, em nosso desejo mais profundo. E você se solta como Maria: “eis aqui a serva do Senhor”.
2. A vocação tem a ver com uma resposta livre. Você se sente carregado, a iniciativa não é sua, mas, num certo sentido, o chamado se chama. O convocado se convoca. Nós nos chamamos. Você ganha a viagem, mas, quem a faz é você. Quem dá sentido e beleza à viagem é a pessoa e a comunidade.
3. Vocação tem a ver com discernimento. Você olha a vida, a Igreja, a Vida Religiosa, as necessidades do Povo de Deus, olha para suas possibilidades, partilha seus sonhos com alguém que caminhou bastante na vida e escolhe.
4. A vocação tem a ver com escolha e liberdade. A liberdade de uma vida escolhida é uma das coisas mais encantadoras e atraentes. Quem é livre tem capacidade de receber e de aceitar uma realidade, mas, arrisca-se na transformação desta mesma realidade. Tem a liberdade de Jesus que disse: “foi dito, mas, eu digo”.
5. Vocação tem a ver com adesão e consentimento. Não adianta só refletir, se perguntar ou só criticar. Tem uma hora que vai ser exigido uma adesão. Você tem que se envolver. Não é um filme para ser assistido. E ao aderir você é responsável.
6. No cristianismo vocação tem a ver com Jesus de Nazaré. Muita gente esquece disto. Jesus tem sonho, tem projeto de vida concreto. Ele nos convida a segui-lo, a acompanha-lo na sua busca a envolvermo-nos no mistério de sua pessoa. Ele reintegrou pessoas, teve companhias, cultura e seus confidentes eram os pobres. Precisa dar uma boa atenção ao Evangelho para conseguir captar o mistério de Jesus de Nazaré.
7. Vocação tem a ver com servir. Tem que por a mão na massa. Não tem nada a ver com acomodação e indiferença diante da realidade e dos apelos concretos que ela nos traz. É como Jesus ensinou. Não dá para por a mão no arado e voltar atrás.

Como vocês viram, foram sete pontinhos. Muito simples. Tem muitos outros, quem sabe, até mais importantes. Você pode enriquecer esta página se você vive com intensidade o seu chamado. Seja feliz na sua vocação. Se você, por acaso, escolher o Carmelo nós ficaremos muito felizes em te acolher na família carmelitana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário