Total de visualizações de página

Seguidores

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

“Eu tenho um sonho”... Testemunhas da história 50 anos depois.

Matéria do Jornal, "The New York Times" no aniversário de um dos mais belos pronunciamentos da história da humanidade feito pelo Pastor da Igreja Batista, Martin Luther King, no dia 28 de agosto de 1963, no Memorial de Abraham Lincoln, em Washington-EUA.
 
Eu não tinha ideia sobre a marcha, ou qualquer coisa sobre o movimento dos direitos civis em tudo. As coisas estavam se movendo muito bem para mim. Eu tive um grande trabalho como um bombeiro de Nova York, e minha esposa trabalhava em um banco.
Recebi um telefonema do vulcanos, uma organização de negros novos bombeiros de Nova York, para vir a uma reunião. Eu estava hesitante e disse à minha esposa: "Eu não quero me envolver em qualquer dessas coisas de direitos civis." Ela disse, "o material dos direitos civis? Temos este belo apartamento, você tem o seu trabalho, eu tenho o meu emprego no banco por causa do material de direitos civis." Então eu fui.
Nós fomos designados para vigiar a área do Lincoln Memorial. Eles nos deram um crachá, uma braçadeira e um chapéu branco. Que os homens estavam nos chapéus brancos é um fato pouco conhecido, até hoje. Eles eram policiais e bombeiros que trabalham como seguranças.  Eles nos deram um crachá, uma braçadeira e um chapéu branco. Que os homens estavam nos chapéus brancos é um fato pouco conhecido, até hoje. Eles eram policiais e bombeiros que trabalham como seguranças.
 
Shawn Poynter para o The New York Times
À medida que o dia passava, notamos ônibus de todo o lugar. As pessoas vinham aos milhares e milhares. Eu disse, "Olhe para isso!" - Ainda sem saber o significado.
Nós fomos cercados por dignitários, James Baldwin, um monte de estrelas de cinema. Eu estava bem atrás de Martin, mas eu estava ficando autógrafos de todas as estrelas de cinema e escritores, porque eu reconheci-los e não ele.  Eu estava bem atrás de Martin, mas eu estava ficando autógrafos de todas as estrelas de cinema e escritores, porque eu reconheci-los e não ele.
Eu nunca vou esquecer um pouco o homem, ele deve ter sido um senador ou deputado. Ele veio até mim, de todas as pessoas, e sussurrou, "dizem, 'Passe a conta. "Eu nem sabia que o projeto de lei que ele estava falando!Então eu disse, "Passe a conta!" E todo mundo começou a gritar: "Passe a conta!" Todo o caminho até o espelho d'água. Em todo o lugar! Foi o projeto de lei dos direitos civis! Isso foi incrível.
Meu trabalho era garantir que Martin era seguro, então eu estava prestando atenção ao meu trabalho. Consequentemente, o que eu me lembro do discurso foi mais sobre a multidão do que ele. Esse era o meu foco.
Eu não me lembro de ouvir o discurso, mas lembro-me do impacto que teve sobre as pessoas, o público. Quando ele começou a falar, fez-se silêncio. Milhares e milhares de pessoas, e nem uma palavra. E então, quando ele terminou, foi um alvoroço, um crescendo, e este ruído alegre. Então eu percebi, isso é algo.
E eu te digo, isso me mudou. Envolvi-me na comunidade e se tornou presidente da NAACP Flushing E eu estive envolvido na comunidade até hoje. Ele acendeu algo em mim que durou para sempre. Será sempre durar.
Em retrospecto, que fala e que um momento no tempo realmente mudou a minha vida, o sentido da minha vida. E muito do discurso de Martin tornou-se realidade. Agora sou um professor de Inglês na Pellissippi State Technical Community College, em Knoxville, Tennessee eu não seria um membro deste departamento, se não fosse por isso. Meu filho mais velho, ele vive na Geórgia, ele se casou com uma menina branca de Alabama!Martin disse: "Eu tenho um sonho que um dia, meninos negros e meninas brancas no Alabama vai de mãos dadas." Eu disse que eles fizeram mais do que isso, eles se casaram!
 
Sisters, marchando juntos
Todd Heisler / The New York Times
Odehyah Gough-Israel , 61. Brooklyn, NY
           
Mesmo aos 11 anos, em 1963, eu estava interessado o suficiente para entender que a minha mãe foi tratada de forma diferente em algumas lojas de departamento. Lembro-me que havia uma loja de departamentos em DC que nem sequer permitem que as pessoas negras na porta. E os meus pais, a minha mãe, em particular, a consciência incutiu em mim o suficiente para entender o que estava acontecendo.
Tive familiares que vieram de Ohio para participar na marcha, mas o pai da minha tia morreu naquele dia. Então, minha mãe, pai, tia e tio e primos não foram capazes de ir. Mas minha mãe se sentiu confortável o suficiente para colocar a minha irmã e eu no ônibus - eu tinha 11 anos e minha irmã tinha 13 anos - e nos envie até o Mall. Apenas nós dois. Sem adultos. E nós marchamos. Acho que o que mais me impressionou foram as músicas liberdade.Tomamos por certo agora, mas quando cantou "We Shall Overcome", foi com tal fervor, tanta emoção. Ele traz lágrimas aos meus olhos agora.
Foi um dia de orgulho, mesmo na minha idade, era um dia em que realmente me senti fortalecido.
Esforços do Dr. King acendeu em mim o desejo de ser um tipo diferente de pessoa. Eu não quero ser o, tipo take-a-volta-sede de fala mansa de mulher que minha mãe foi obrigada a ser. Tornei-me mais ousado, mais confiante, não tem medo de enfrentar qualquer um, não importa sua raça, profissão ou riqueza. Eu não me sinto "menos do que" ninguém.
Recebi uma educação universitária decente em Rutgers, quando, poucos anos antes da marcha, eu provavelmente teria sido forçado a frequentar a Universidade de Howard.
Mas aos 61 anos de idade, 50 anos depois, eu ainda sentir ódio racial, particularmente desde que Obama foi eleito. Houve um tempo em que as pessoas não querem pisar no pé de negros e ofendê-los ainda mais do que os seus antepassados ​​já tinham. Mas agora as pessoas não se importam.Eles vão dizer o que quer, eles vão fazer o que quer. Para mim, sinto-me muito mais o ódio e a desconfiança.
 
Levantar-se
Brian Lehmann para o The New York Times
Molly e Dick Esseks , 75 e 74
Lincoln, Nebraska
Molly: Eu estava trabalhando como secretária bilíngüe nas Nações Unidas, e eu vi um pequeno aviso no quadro de avisos da sala de jantar do pessoal que ler, e ele disse que "Junte-se a nós em uma marcha sobre Washington por empregos e liberdade". Martin Luther King estaria falando.
Meu companheiro de quarto por três anos em Oberlin foi um Africano-Americano, e eu sabia que ela tinha sofrido terríveis indignidades só porque ela era Africano-Americano.
Eu havia se casado recentemente, apenas um pouco mais de dois meses na época. Naquela noite eu disse a Dick: "Eu vi este aviso e eu vou." E ele disse: "Não, você não pode ir." E eu disse: "Bem, por que não?"
Dick: Eu estava apavorada. Aqui estava esta linda garota que eu tinha acabado de casar, e eu não queria que ela fosse baleada. Houve mortes no sul.
Molly: Mas você sabe, você chegar ao ponto que eu não acho que eu poderia ter qualquer auto-respeito, se eu não defender o que eu acreditava. E ele disse: "Eles não precisam de você!" E eu disse: "Sim, eles precisam de mim. Eu sou apenas a pessoa que eles precisam, eu sou uma pessoa tranquila que ama a paz, e eu me levanto para o que eu acredito, eu não posso deixar que outras pessoas se levantar para mim. " Então Dick usou a palavra F - "Eu o proíbo de ir!"
Dick: Agora, tenha em mente que eu tinha 24 anos e era 1963. Eu acho que ainda havia cultos da igreja que incluía uma carta de São Paulo, que disse que as mulheres obedecer seu marido.
Molly: E eu olhei para ele e disse: "É por isso que eu estava com medo de se casar. Eu não quero que um homem me dizendo o que eu posso e não posso fazer. Estou indo. Você não tem que ir se você estiver com medo, eu entendo, mas eu tenho que ir. "
Dick: Este foi sobre a primeira vez em que tinha que confronto direto. E fiquei impressionado. Eu a amava, eu não ia ser um tirano. Então, uma vez que a questão foi claramente levantada, eu tive que concordar que ela tinha o direito de fazer isso, porque ela acreditava nele. Eu cedi e disse: "OK, eu vou também".
Molly: Ele foi para me proteger.
 Brian Lehmann para o The New York Times
A única coisa que me assustou foi todos os ônibus que vão pela estrada - Eu nunca vi nada parecido. Havia ônibus na nossa frente e atrás de nós tanto quanto você podia ver.E, eu tenho que admitir, nesse ponto - porque eu não gosto de grandes multidões, que eu não tinha pensado muito - Eu meio que queria tocar o motorista no ombro e pedir-lhe que por favor me deixe sair. Eu me perguntava o que eu tinha nos meteu. Mas, é claro, eu não disse Dick que eu estava com medo, não por anos!
Rapaz, quando chegamos lá, era tão bem organizado. E o humor das pessoas de lá, era apenas amigável, quase como um grande piquenique da família.
Dick: Molly e eu decidi ir até o Monumento de Washington. Subimos, e que vista! Havia este número enorme de seres humanos abaixo de nós, branco e preto.
Molly: Era um mar de humanidade!
Dick: Nós nunca tinha visto tantas pessoas antes de tudo em um só lugar.
Molly: Havia um sentimento de espanto. Eu estava feliz que havia tantas pessoas assistindo esta mensagem que só tinha de passar.
Dick: Por esse tempo, eu percebi que Molly tinha feito a coisa certa. E eu estava grato a ela por mais ou menos me forçando a ir.
Molly: Foi um grande dia. E no caminho para casa, eu pensei, não podemos realmente fazer alguma coisa? E eu me senti meio confuso, mas esperançoso sobre o que tinha acontecido, o que havia feito. Se tivéssemos feito o que Martin Luther King e as outras pessoas que organizaram ele estava esperando? Agora, é incrível, eu acho que nós fizemos.
 
Para dizer aos nossos filhos
Travis Dove para The New York Times
Rosetta Canada-Hargrove , 70. Henderson, NC
Marion S. Trikosko, via The Library of Congress
 
Minha mãe estava com tanto medo, mas ela nunca deixou transparecer que ela não quer que eu vá. Ela estava ouvindo pode haver tumultos ou alguém poderia levar um tiro. Mas eu tinha 20 anos, e meu primo e eu queria ir. Ela disse que ela orou durante todo o tempo que estávamos lá.
Eu estava feliz no ônibus para baixo, cantando e conversando, mas quando chegamos lá eu estava meio tenso. Eu estava com medo. Ele começou a aliviar quando começamos a andar e cantar, e quando eu vi outras pessoas mais velhas e mais jovens do que nós, pessoas com muletas, pessoas sendo empurradas em cadeiras de rodas, bebês em carrinhos. Alguns mal conseguia manter-se durante a marcha, mas levantou. Se essas pessoas mais velhas podem estar aqui marchando, pensei, bem, eu preciso estar aqui também.
Meu primo e eu, de mãos dadas, apenas seguiu a multidão. E eu disse ao meu primo, se nós voltarmos, vamos ter algo a dizer aos nossos filhos.
Eu não tinha que fechar-se sobre Martin quando ele falou, ele era como um ponto, quase, mas você pode ouvi-lo. Quando ele começou a falar, todo mundo ficou em silêncio. Você não ouviu o choro dos bebês, nem nada. Era apenas ainda. E o momento que começou a construir-se, você viu pessoas chorando. Eu estava chorando. E você viu as pessoas, estranhos, preto e branco, se abraçando. Mesmo agora, quando ouço o discurso, eu vou começar a chorar. Eu não me importo onde estou, as lágrimas vão começar a vir.
No final do dia, eu estava esperançoso e eu estava cansado. Eu queria voltar para casa e tomar um banho. Eu fui lá pensando que talvez fosse apenas uma coisa de uma vez, mas deixei dizendo que talvez as coisas iriam começar a ser diferente.
Quando éramos mais jovens, costumávamos ir de Nova York para Forrest City, Arkansas, para visitar minha avó. Foi realmente alucinante, as coisas que tivemos que passar por: casas de banho separadas, bebedouros separados, entradas separadas e coisas assim.
As coisas mudaram um pouco. Quanto à educação e ao emprego, estamos chegando lá, mas ainda não estamos onde precisamos estar. Mas é melhor do que era há 50 anos. Muito melhor.       
 
Eletricidade no ar
Monica Almeida / The New York Times
Carole Handler, 77. Los Angeles, Calif
Eu li sobre a marcha, e eu queria fazer alguma coisa. Eu estava seguindo as manifestações e todas as sit-ins. Eu não estava preparado para fazer o sit-ins, mas eu estava preparado para fazer isso.
Então, sozinho, às 5 da manhã, fui descendo para 30 Street Station na Filadélfia, e entrou no trem Washington. Monitores estavam caminhando através dos carros de trem, dizendo: "Tenha cuidado. Se alguém empurra-lo ou assaltos você, apenas siga em frente em frente, não se envolver".
Disseram-nos para vestir respeitosamente, não venha parecendo um hippie. Assim, sendo tão vaidoso como eu sou, eu escolhi algo bonito: um terno verde de duas peças. Meu grande erro foi eu pensei que meus pés poderia suportar pequenos saltos pequenos para o dia. Depois de estar em meus pés todos os dias, eles estavam em carne viva. E eu estava tão agradecido que a piscina estava lá para mergulhar os pés dentro
Eu não esperava que o impacto emocional do dia a ser o que era. Em vez de qualquer senso de arregimentação ou medo, não havia uma tal atmosfera de unidade e de espiritualidade e união para o dia inteiro. Foi realmente incrível. Gostaria de olhar nos olhos das pessoas, eles iriam olhar nos meus olhos.  
 
Há muito poucas experiências que poderia paralelo.
Eu entrei no shopping e você só senti-lo no ar. Você sentiu o carinho, todo mundo estava aprovando você apenas estar lá. Sem dizer uma palavra que está sendo dito, você não tem que articular ideais, você não tem que fazer uma coisa, tudo o que tinha a fazer era estar lá e olhar nos olhos e sorriso das pessoas para eles e ir balançar os pés na piscina .
Eu fiz o meu caminho de volta para uma adorável jovem família negra com uma avó e ela disse: "Querida, você está com fome?" Eu pensei sobre isso e eu disse: "Sim!" E ela disse: "Bem, eu tenho algo para você. "Foi um sanduíche de frango fatiado com pepinos. Ela deu-me, e eu me sentei e conversei com eles. Aquele pequeno ato foi o que o dia era.
Acredite ou não, a oratória era uma parte muito reduzida do mesmo, pelo menos para mim, até que o rei falou. A eletricidade que ele criou, a sua capacidade de capturar os problemas reais e as importações emocional foi tão impressionante.
Tudo o que era realmente importante acabou saindo de sua boca. Não apenas o final maravilhoso, mas toda a essência do discurso. Foi galvanização. Nós ainda precisamos fazer jus a isso. Não apenas para preto e branco, que precisa vir do local de compreensão universal que ele estava tentando criar. É tão ausente no discurso de hoje. Se celebrando a marcha traz um pouco dessa volta, seria uma coisa maravilhosa.
Fui para o planejamento urbano e, em seguida, tornou-se um advogado, porque eu queria fazer algo sobre a justiça social. Mas, aqui estou eu, fazendo a lei antitruste e de direitos autorais para a indústria do entretenimento. Eu sempre tentei fazer as coisas orientadas para a comunidade para dar a volta, mas ele não se tornou minha carreira. Os problemas que eram na década de 60 ainda estão lá, e eu realmente admiro as pessoas que deram suas vidas ao serviço público. Eu encontrei maneiras de fazer alguns, e os que têm sido alguns dos casos mais gratificantes da minha carreira. Eu realmente estou procurando maneiras de ser mais na área de serviço público. Mas estou decepcionado comigo mesmo que eu não fiz a minha primeira prioridade.
 
A Marcha em Idade 7
Shelton (Tony) Granger, 57. Hamilton, NJ
Eu cresci em DC e meu pai me levou para a marcha como um 7 - ano de idade. Eu lembro que era quente e foi uma longa caminhada, de onde meu pai estacionado em alguma grama em algum lugar. Eu não entendia o que os discursos estavam prestes, então eu estava apenas verificando tudo ao meu redor e, por alguma razão, eu pensei que era legal de que havia alto-falantes com fio em cima das árvores. Estávamos perto do fim da linha de árvore à esquerda de frente para o palco. Minha lembrança mais forte é do meu pai inclinando-se para mim na casa da unidade me dizendo para nunca esquecer este dia. E eu não tenho!
 
Lisa Magidow, 57. Belém, Pa.
Eu tinha 7 anos de idade, por isso principalmente o que eu me lembro é que andamos muito e eu estava tão cansado e quente. Finalmente, meu pai me colocar em seus ombros e ele me deu um lenço para secar seu rosto e sua cabeça calva sob seu chapéu. Lembro-me que foi tranqüila quando o Dr. King falou, mas havia tantas pessoas em todos os lugares. Eu me lembro que eu olhei para o meu pai e ele estava chorando. Percebi anos mais tarde o porquê.
 
Como se Louvando a Deus'
Martin Smolin, 79. Tarrytown, NY
Saímos em um ônibus do Lower East Side, onde vivíamos na época. Fiquei surpreso ao descobrir que o New Jersey Turnpike foi o coletivo pára-choque a pára-choque, todos indo para Washington. Do lado de fora DC, a visão mais memorável: uma mulher negra idosa levantando e abaixando os braços em admiração, como se louvando a Deus que este tinha finalmente aconteceu.
 
A Procissão do Ônibus
Carolyn Eisenberg, 68. Brooklyn, NY
Eu dirigia pela cidade de Nova York com um amigo que insistia em chegar a Washington no início de ordem para estacionar. Então, eu me lembro de estar no Monumento Washington em torno 05:00, quando havia poucas pessoas lá. Todo mundo estava se perguntando quantos viria, porque a Casa Branca foi desanimador atendimento. Minha lembrança mais vívida estava assistindo o sol nascer e, em seguida, observando os ônibus dirigindo devagar na Constitution Avenue. E então você pode ver que o trabalho havia chegado. Pessoas UAW, um grande número de seus membros, usando os seus chapéus. E, em seguida, os ônibus do sul.Rapidamente a área ao redor do monumento estava arquivando-se com as pessoas. Alguém perto de nós tinha uma gaita e as pessoas do sul estavam cantando. E de repente as pessoas estavam apenas derramando dentro de toda parte, preto e branco, e percebemos que isso ia ser um dia incrível.
 
Mergulhando no Reflecting Pool
Janet Trinkaus, 72. Lake Luzerne, Nova Iorque
Quando saímos de ônibus, fomos recebidos por homens armados com grandes metralhadoras e tivemos que caminhar cerca de um quilômetro de cerca de metade da Reflecting Pool. Eu estava com medo da violência como havia algumas pessoas anti-marcha ao longo do caminho gritando.
Eu arregacei as calças e mergulhou os pés no Reflecting Pool e ficou tão comovido com os discursos, especialmente Dr. rei. Eu comecei a chorar, e uma mulher negra ao meu lado (eu não sou negro) me tomou em seus braços e me abalou.
 
'Crazy to Go'
Pauline Chapin, 86. Baltimore, Maryland
Meu marido me disse que eu estava louco para ir. Ele me deu 20 dólares para colocar no meu sutiã e o nome de um advogado em Washington, porque ele tinha medo que eu seria preso.
 
Associated Press: Proteção Exército Lawrence Dietz,
73. Santa Monica, na Califórnia
Quando chegamos na Union Station e arquivados fora do trem, tivemos que caminhar em uma coluna que foi ladeado por soldados do Exército, de pé cerca de três metros de distância um do outro em ambos os lados da nossa coluna. Eles estavam diante de nós, segurando seus rifles M1 Garand sobre o peito de armas portuárias. Meu amigo e eu estava em treinamento em serviço ativo da Reserva do Exército, e com a nossa experiência militar de 23 anos de idade, atrevido, que se perguntou em voz alta para o outro: Eles estão voltados para nós para proteger outras Washingtonians? Eles não deveriam estar voltado para fora, para nos proteger de todos os racistas?
 
Um pit stop antes da marcha
Patricia R. Sweeney, 74. Tacoma, Washington
Quando desceu do ônibus e começou a caminhar em direção a Pennsylvania Avenue, eu tive que ir ao banheiro! Batemos na porta de vidro de um prédio grande que parecia estar fechado. Um porteiro negro ou zelador deixe-nos, e quando explicamos nossa situação, ele deixou todos no nosso grupo de 8 ou 10 utilize as elegantes casas de banho no piso térreo do edifício. "O mínimo que eu podia fazer, pois a causa", disse ele modestamente.
Radicalizou para sempre
John Hochheimer , 63. Murphysboro, Ill.
Como um menino de 13 anos de idade, tomei um ônibus Trailways toda a noite sozinho em Virginia, de Danville a DC na noite anterior a marcha.Normalmente, o ônibus seria metade. Naquela noite, ele estava lotado, com dois ônibus extras que seguem atrás. Ela estava cheia de homens e mulheres, velhos e jovens, e alguns bebês também. Quase todos eles eram negros. A maioria ficou acordado durante a noite, falando e cantando, sobre o que eles esperavam que iria ver e ouvir ao de março. Muitos falaram sobre Jim Crow violência e as vidas segregadas que tinham vivido na Virgínia, Carolina do Norte e Tennessee. Como filho de sobreviventes do Holocausto, esta noite, e no dia seguinte, me radicalizou para sempre, como eu podia ver nenhuma diferença entre os males a minha família tinha experimentado, e os males dessas pessoas de. E, no entanto, o ar era palpável cheio de esperança, e de excitação.
 
James H. Wallace, via Museu Nacional de História Americana Africano e da Cultura do Smithsonian Tonto W. Merritt (Tim) Verde II , 82 Traverse City, Michigan
Eu dirigi de Waterville, Ohio, uma pequena cidade ao sul de Toledo, com um professor local em meu Karmann Ghia. Meus amigos e eu comecei a sair depois que a maioria dos oradores tinha acabado e como chegamos à borda da floresta, Martin Luther King começou a falar. Fiquei encantado.Eu fiquei ali hipnotizada, ouvindo seu discurso, "Eu Tenho um Sonho".
 
"A roda da História de viragem"
Peter Koper, 66. New York, NY
Eu tinha 16 anos. Verdade seja dita, a maior parte do programa foi um fundo zumbido distante para nós. Nós pagamos mais atenção quando Bob Dylan e Joan Baez cantou, mas estávamos distraídos principalmente pela sensação mais imediata de estar no meio de uma reunião massiva da humanidade variadas. Eu nunca vi essas pessoas antes. Você não pode ajudar, mas sinto a roda da história de viragem. O burburinho da multidão ficou em silêncio quando o rei subiu ao pódio. Suas palavras, enunciou claramente em cadência desse pregador, tornou-se como a luta pelos direitos civis poderia ser facilmente vencida, que luta poderia ser acalmado.
 
A promessa, Rekindled Lynn Hudson Parsons, 76. Castine, Maine
Curiosamente, o que mais perdura na minha mente não era o famoso "I Have a Dream" peroração, que agora tornou-se quase um clichê, mas menos conhecidas, mas mais radical e provocador palavras do rei de abertura. Tínhamos chegado a capital da nação, disse ele, para descontar um cheque simbólico, feito pelos fundadores da República. Era uma promessa que todos os cidadãos teriam garantidos os direitos inalienáveis ​​de "vida, liberdade ea busca da felicidade". Mas era óbvio que a América se adimplente com a obrigação de os seus cidadãos negros. Em vez de honrar a obrigação, o cheque voltou marcado com "fundos insuficientes".
 
Tunes no gramado.
William Bradford. William A. Bradford, 69Baltimore, Maryland
Chegamos lá muito cedo naquele dia. Para alguém que tinha acabado de se formar a partir de uma escola segregada, na Virgínia, eu só gostava de ver jovens negros e brancos juntos. Eu soube imediatamente que a manhã que eu não tinha nenhuma razão para ter medo. Se negros e brancos poderiam reunir pacificamente em tão grande número, e para tal assunto emocionalmente carregadas, as coisas foram indo para o trabalho.Enquanto eu caminhava pela cidade naquele dia eu levei a minha câmera de 35mm e alguns rolos de filme em preto e branco. Esta foto foi tirada logo ao lado da Constitution Avenue.
 
"Os cães parou de latir ".
Havia uma atmosfera de piquenique - até Rev. rei começou a falar. Todos pararam o que estavam fazendo. Os cães pararam de latir. Ele era tão poderoso que eu me lembro de pensar que, se ele nos disse para queimar a cidade, que iria queimar a cidade. Eu estava realmente um pouco assustada. Mas essa não era a sua mensagem. Eu sempre admirei Rev. Rei para usar o incrível poder de suas palavras e personalidade para construir a esperança eo amor em vez de ódio e destruição.
Eu estava muito bem informado sobre a importância histórica deste evento como eu marchei. Lembro-me de pensar: "Meus filhos vão ver uma foto minha em seus livros de história." E lá estava eu, 30 anos depois nos livros de história dos meus filhos, um pequeno ponto entre milhares metade na Reflecting Pool!
Obviamente, ainda há problemas reais - e do racismo agora engloba asiáticos, hispânicos, e os do Oriente Médio. (Ele sempre fiz - mas de forma mais evidente agora). Mas eu lembro de dirigir Rota 1 de Massachusetts para a Flórida, quando eu tinha 9 anos e encontrar banheiros públicos separados para homens, mulheres e "colorido" pela primeira vez. Mesmo com nove anos de idade, eu estava indignado (e, para constrangimento mista dos meus pais e orgulho, insistiu em usar os banheiros "de cor". Provavelmente não é bem recebido por qualquer raça, mas a única forma de protesto que eu poderia pensar). Às vezes nos esquecemos o que era, porque agora não é perfeito. Mas a sociedade mudou drasticamente desde a marcha - e, em parte, pelo menos, por causa disso.
 
Contraste of Hate
David Schwartz, 78. Ardsley On Hudson, NY
Quando ele terminou, muitos de nós chorou, o velho homem de macacão e botas de trabalho ao meu lado e eu abracei, e voltamos para casa exultante. O pior: Paramos de usar uma estação de descanso em Cockeysville, Maryland, e quando entramos o ódio era palpável.Caminhoneiros e moradores olhou para nós e para o gerente disse que não iria ser servido. A polícia, enfrenta em chamas, expulsos nós. Por algumas horas, que dia o mundo parecia mais brilhante, então estava escuro novamente.
 
Melhor do que o previsto
Richard D. Brown , de 73 anos. Hampton, Connecticut
Embora a continuidade racial divide são decepcionantes, a realidade é melhor do que o previsto. John Lewis "radical" tem sido o congressista John Lewis. Africano-americanos quebrou barreiras para si e para as mulheres, bem como pessoas gays e lésbicas. Discriminação racial, uma vez que o padrão de rotina, perdeu sua legitimidade. Pessoas de todas as raças e etnias pode viajar e uso do hotel e restaurante livremente. Mas o fim da segregação oficial - que promoveu a solidariedade Africano-americano, onde os negros superior, médio e de classe baixa todos sofreram juntos - tem levado a guetos onde um resíduo, preto subclasse lutas contra grandes obstáculos para alcançar uma vida digna. Este é o maior fracasso social da nação, eu não antecipá-la em 1963. Também não tenho muita esperança de progresso longe do que o fracasso em 2013. No entanto, ninguém sabia em 1963 espera-se que viver para ver a maioria eleger um presidente mestiço.
 
A Progressão Backward
Liz Rosen , 76. Woodstock, NY
Cinquenta anos depois, sinto que estamos nos movendo para trás. Políticas de stop-and-Frisk, leis stand-your-terra, estão colocando as pessoas de cor em risco todos os dias. Minha filha, que é Africano-americano, ainda será o único cliente pediu para verificar sua bolsa, a ação afirmativa está sendo desmontado e pior de tudo, a Lei dos Direitos de Voto foi destruído.
 
Mike Booth A Lot, mas não o suficiente
Mike Booth , 77. Clifton, Va.
Eu tinha 27 anos, vivendo e trabalhando em DC como um programador de computador. Eu tive alguns dias de folga essa semana da marcha, e foi.Passei a maior parte do meu tempo de tirar fotografias. Vendo aquelas multidões, a grande mistura de pessoas, você tinha que ter esperança. Nós fizemos muito, mas não o suficiente. Olhe para as nossas cidades do interior. Será Trayvon Martin estar morto, se ele era branco? Não é provável.
 
Chamado à Ação
Anne Gorrissen , 68. New York, NY
Em última análise, 28 de agosto me inspirou a trabalhar pelos direitos humanos, na minha humilde moda e de falar. Hoje eu voluntário, ensinando as mulheres dalit (intocáveis) na Índia cujo liberdades civis estão em risco em uma base diária.
 
Uma carreira Reescrito
Michael Reich, 67. Berkeley, na Califórnia
A marcha mudou minha vida. Logo depois eu troquei de estudar física para a economia, escrevi minha dissertação em Harvard sobre a economia do racismo, e passei minha carreira estudando os mercados de trabalho de baixos salários, como professor em Berkeley.
 
Epifania
Jim Crooks, 79. Jacksonville, na Flórida
Com o tempo, eu reconheço a marcha como uma epifania na minha vida.Até então, não é socialmente ativo, me envolvi. Alguns anos mais tarde, em Roanoke, Va., tornei-me presidente da Vale do Conselho de Relações Humanas Roanoke. Em Jacksonville, na Flórida, depois eu ensinei a história dos negros, escreveu sobre a experiência Africano-Americano e serviu na Comissão de Direitos Humanos Jacksonville. Na aposentadoria eu continuar a falar e escrever em prol da justiça racial e social.
Tradução: www.google.com.br