Total de visualizações de página

Seguidores

quarta-feira, 19 de março de 2014

A PALAVRA... Nº 551. Vídeo Denúncia.

NOVENA AO GLORIOSO SÃO JOSÉ.


O SÍMBOLO DA FIDELIDADE A DEUS

 
I leitura ( 1Sm 1, 15-21) – O Deus de Israel lhe conceda o que pediste.

            Leitura do Primeiro Livro do Profeta Samuel - 15Ana lhe respondeu dizendo: “Não é isto, meu senhor! Sou apenas uma mulher desesperada. Não tomei vinho nem outra bebida inebriante; só desafoguei a minha alma na presença do Senhor. 16Não me trates como mulher à-toa, pois foi pelo excesso da minha pena e mágoa que falei até agora”. 17Então Eli lhe replicou: “Vai em paz e o Deus de Israel te conceda o que lhe pediste”. 18Ela disse: “Tua serva encontre graça aos teus olhos”. Depois a mulher seguiu o seu caminho e comeu. Seu rosto já não era o mesmo de antes.

 Nasce Samuel e é consagrado. 19Tendo-se levantado cedo, prostraram-se diante do Senhor e voltaram para casa em Ramá. Elcana conheceu sua mulher Ana e o Senhor se lembrou dela. 20Pelo fim do ano, Ana concebeu e deu à luz o filho. Chamou-o Samuel, dizendo: “Porque o pedi ao Senhor”. 21 Um ano depois, seu marido Elcana subiu com toda a família para oferecer ao Senhor o sacrifício anual e cumprir o voto.

Salmo Responsorial.
O nosso Deus merece harmonioso louvor.

1. Louvem a Deus, pois é bom cantar.
O nosso Deus merece harmonioso louvor.
Deus reconstrói Jerusalém, reúne
os exilado de Israel.

2. Cura os corações despedaçados
e cuida dos seus ferimentos. Ele conta
o número das estrelas e
Chama cada um pelo seu nome.

3. Ele cobre o céu com nuvens,
preparando a chuva para a terra.
Faz brotar erva sobre os montes
e plantas úteis aos homens.

Evangelho (Mt, 1, 18-25) A fidelidade e humildade fizeram dele o “protetor de Deus”.
Proclamação do Evangelho de Cristo, segundo Mateus -   18 A origem de Jesus Cristo, porém, foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José. Mas antes de morarem juntos, ficou grávida do Espírito Santo.19 José, seu marido, sendo homem justo e não querendo denunciá-la, resolveu abandoná-la em segredo. 20 Mas enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonho e disse: “José filho de Davi não tenhas medo de receber Maria, tua esposa, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo.21 Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus. É ele que salvará o povo de seus pecados”.22 Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta: 23Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamarão com o nome de Emanuel1,  que significa: Deus conosco. 24 Quando acordou, José fez como o anjo do Senhor lhe tinha mandado e aceitou sua mulher. 25 E não teve relações com ela até que ela deu à luz um filho, a quem ele pôs o nome de Jesus.

Para ajudar a refletir:

Dentro de sua imensidão misericordiosa, Deus atendeu as súplicas de Ana através do sacerdote Eli e este anunciou que o seu pedido seria atendido. Nascendo o seu filho ela deixou então de ser humilhada perante o povo como mulher imprestável por ser estéril e de idade avançada. O nome dado a criança foi de Samuel, que significa “EU PEDI A JAVÉ”. O menino se tornou Profeta e foi fiel a Deus durante toda a sua vida.

            O Salmo de louvor fala sobre o poder de Deus em fazer coisas maravilhosas em toda sua criação. Tanto a natureza como os seres humanos recebem a sua graça e atenção.
            Mateus narra o começo de uma nova história, a origem de Jesus e a importância de José na composição da família, aceitando humildemente e se colocando a disposição de Deus para que Filho do Altíssimo seja protegido e amparado nos seus primeiros anos de vida.

Ligações entre leituras:
 - dois nomes foram indicados para duas crianças.
 - duas mulheres em condições adversas, ficam grávidas com o poder de Deus.
 - Um sacerdote e um anjo, intermedeiam a concepção.
 - As duas crianças se tornam adultas: um profetiza, ou é Deus quem fala.
 - Ambos foram fiéis ao Pai, porém um foi até às últimas conseqüências.
 - Quando acordaram, ( as duas famílias ), foram para suas casas.

Como comentário inicial:
            Com a proximidade do Natal, final do  Ano litúrgico e início do Advento é bom irmos nos preparando para a festa máxima da nossa fé de tal forma que quando chegarmos próximo da festa do nascimento do Menino Jesus, também nos lembremos dos seus pais que tanto se esforçaram para que este viesse à terra como homem, como os melhores exemplos dados por Maria e seu esposo José.

Frases para a celebração:
1 – O comportamento de uma mulher triste e aflita.
2 – Que o Deus de Israel conceda o que você pediu
3 – José fez como o Anjo do Senhor lhe tinha mandado.
4 – A importância dos nomes dados aos nossos filhos.
5 – As vezes  mesmo acordados, não damos atenção ao chamado ou pedido de algum Anjo.
-Como as outras folhas de preparações litúrgicas, favor devolver estas também. Obrigado
- Que São José, Padroeiro de Comunidade São José da Vila Lindóia nos de saúde, alegria e muita paz em nossas vidas.