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sábado, 23 de julho de 2016
OLIMPÍADAS: Onde esconder os mendigos?
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ABRAÃO, SODOMA, GOMORRA E JESUS: 17º Domingo do Tempo Comum.
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ELEIÇÕES-2016: Perguntar não ofende-12.
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quinta-feira, 21 de julho de 2016
ELIAS E O DESERTO: Lições contidas no episódio.
*BEATO FREI TITO
BRANDSMA, O. CARM.
1- Ao vermos nossa miséria e
fraqueza, também nós nos sentimos arniúde desanimados. O mesmo acontece quando
vemos a nossa vida aparentemente tão inútil e infrutífera para nós mesmos e
para os outros. Mas o anjo de Deus, o anjo da guarda, virá então consolar-nos e
encorajar-nos com as suas inspirações salutares.
2- O pão que o anjo deu de
comer a Santo Elias é figura do Pão Celestial da Eucaristia, que nos foi
preparado por Jesus na Sagrada Paixão. "Piscis assus Christus est
passus" (Peixe assado é Cristo padecido). "Vinde a mim todos vós que
estais aflitos e sobrecarregados, e eu vos aliviarei".
3- Unidos a Jesus, poderemos
também nós atravessar o deserto da vida com Santo Elias, até chegarmos ao monte
santo da visão beatífica. "Per aspera ad astra" (Pelas asperezas até
os astros).
4- Os sussurro da brisa, no
silêncio, símbolo da humildade e da mansidão, representa a voz de Jesus a nos
dizer: "Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e achareis
repouso para as vossas almas".
5- Como Santo Elias, devemos
ter sempre diante dos olhos o Deus Vivo, crer-nos sempre na sua santa presença
e assim executar a nossa tarefa.
6- A fim de guardar e
consolidar esta crença - sempre que as nossas atividades o permitirem - devemos
refugiar-nos na solidão e no silêncio do Carmelo.
*MINHA CELA:
ESCRITOS DE UM ARTIR.
BEATO FREI TITO
BRANDSMA, O. CARM.
(Tradução:
frei Bento Caspers, O. Carm. e Dom Vital Wilderink, O. Carm)
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*BEATO FREI TITO BRANDSMA: Colóquio com Santo Elias
Ouvir as palavras. Formar ao seu
lado. Transplantar no coração o seu zelo e o seu amor. Santa, competição com
respeito á sua confiança em Deus. Esperar tudo dele.
Água
sobre a lenha. Convencer-nos de que a nossa salvação é dom exclusivo de Deus,
ainda que tenhamos de merecê-la.
Considerar tudo á luz da
Providência e da predestinação divinas. Fortes com Santo Elias pela força que
vem de Deus, á luta contra tudo que nos afaste de Deus. E, depois de
abominarmos tudo isso, ajoelhar-nos com Santo Elias para rezar, para perseverar
na oração.
Com Santo Elias, que nos é
apontado com São Tiago corno modelo de perseverança na oração e como garantia
de que nossa oração será ouvida. Alegrar-nos com Santo Elias pelo fato de ter
aparecido urna nuvenzinha sobre o mar. Levantar-nos com ele para irmos a
Jerusalém.
*MINHA CELA:
ESCRITOS DE UM ARTIR.
BEATO FREI TITO
BRANDSMA, O. CARM.
(Tradução:
frei Bento Caspers, O. Carm. e Dom Vital Wilderink, O. Carm)
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PROFETA ELIAS: Deslocamento e permanência no Carit.
Frei
Alexander Vella, O.Carm.
O anúncio provoca uma "crise". Por causa
da palavra proclamada, Elias deve fugir de Acab, que apesar de seu sincretismo,
crê na eficácia da palavra do Profeta. Sua fuga ocorre em duas etapas
sucessivas. São duas histórias com um único tema: o Senhor mantém em vida o seu
Profeta, providenciando-lhe alimento de modo extraordinário. Eis novamente o
contraste entre Javé e Baal. Será o Senhor e não Baal, o deus da fertilidade,
que provê alimento para Elias.
A primeira cena nos mostra Elias escondido no Carit
e mantendo sua vida com a água da torrente e o alimento levado pelos corvos.
Elias permanece passivo na cena, deixando-se guiar completamente pela palavra
de Deus. É em obediência a esta palavra que vai ao "deserto" e ali
permanece escondido.
Na Bíblia o deserto vem indicado como lugar de
refúgio para os fugitivos (Gen 4,11-12; 16,6-14;21, 20; 1 Sam 22,2). Mas, o deserto
nos lembra também Moisés e o povo que conduziu no êxodo para o Egito. Também
neste tempo Deus proveu de água o seu povo (Ex 15,22-27; 17,1-7; Num 20,1-13) e
lhes dá a comer carne à tarde e pão pela manhã (Ex 16,8). Oferece também a
Elias a água da torrente, o pão e a carne pela manhã e à noite. O deserto é um
lugar estéril, sem vida.
Para nele sobreviver é necessária muita fé em Deus
porque somente Ele pode manter alguém vivo em um lugar assim morto e rude. O
deserto torna-se pois para Elias - e para cada um que o experimenta - o lugar
onde se aprende a ser totalmente dependente de Deus e só Dele, onde se começa a
confiar e abandonar-se a Ele.
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PROFETA ELIAS: Deslocamento e permanência em Sarepta (vv. 8-24)
Frei
Alexander Vella, O.Carm.
A história está claramente dividida em duas partes:
• vv. 8-16: continua o tema do sustento miraculoso do Profeta, sendo introduzido
também um novo tema: a eficácia da Palavra profética de Elias. vv. 17-24 -
outro tema ligado à eficácia da palavra profética de Elias, que é o principal
nesta cena, é o tema da vida.
Pode-se verificar que nestas duas histórias o
baalismo se apresenta muito forte. É o próprio fio condutor que une as duas
partes. Elias se dirige a Sarepta de Sidônia, não tanto para fugir, mas para aí
demonstrar que o poder de Javé não é privilégio apenas de Israel. No território
fenício, domínio de Baal, o Senhor demonstra seu poder sobre as coisas que são
atribuídas a Baal ou seja, o sustento e a vida, enquanto Baal nem mesmo aí nada
pode fazer. Talvez seja o primeiro lampejo de monoteismo porque a luta parece
trazer novo desafio: "quem é Deus em Israel?" para trazer
questionamento ainda mais forte: "quem é o Deus vivo,
Baal ou Javé?"
4.1 - vv.
8-16. Elias mais uma vez age de acordo com a Palavra de Deus (vv. 8-10).
Entretanto, a viúva que o encontra à entrada da cidade não sabe ainda que Deus
lhe ordena que alimente o Profeta. Quanta emoção (pathos) na sua resposta ao
Profeta e que contraste há entre o seu desespero e a segurança do Profeta
("Nao temas" v.13). Elias pronuncia a palavra profética (v.13) e a
viúva "agiu conforme a palavra de Elias" (v.15), tal como Elias faz
com Deus. E a palavra do Profeta se realiza (v.16). Assim Elias começa a demonstrar-se
Profeta.
Vejamos também alguns detalhes da história. No v.15
a mulher é chamada a "dona da casa". Tal modo de chamá-la indica que
não era uma mulher pobre, o que é corroborado por dois pequenos detalhes. O
v.15 afirma que continuaram a comer do alimento miraculoso, ela, seu filho e
"a sua casa" (segundo o texto masorético - hebraico), o que significa
que a mulher possuía servos. No v.19 lemos que Elias levou o rapaz ao
"andar de cima"; portanto, a mulher possuía uma casa com dois
andares, desfrutando portanto de um certo bem-estar.
Estes pequenos detalhes devem ser interpretados de
acordo com critérios exegéticos contidos no próprio texto. É obvio que Elias se
interessava pelos pobres - se não, que homem de Deus ele era? - mas a
finalidade desta história, é evidente, não é para demonstrar isto. Consiste na
apresentação de Elias como verdadeiro profeta, isto é, como homem da palavra de
Deus.
4.2 - vv. 17-24
Nesta segunda cena temos dois momentos
entrelaçados: da morte à vida e da recriminação à confissão. A estrutura é
concêntrica.
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ELEIÇÕES-2016: Perguntar não ofende-11.
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ELEIÇÕES-2016: Perguntar não ofende-10.
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terça-feira, 19 de julho de 2016
3º DIA DO TRÍDUO DE ELIAS: Mensagem do Frei Valter.
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3º DIA DO TRÍDUO DE ELIAS: Convite.
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3º DIA DO TRÍDUO DE ELIAS: Ladainha.
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TRÍDUO DE ELIAS: A Oração Fracassada.
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segunda-feira, 18 de julho de 2016
ELEIÇÕES-2016: Perguntar não ofende-07.
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ELEIÇÕES-2016: Perguntar não ofende-07.
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ELEIÇÕES-2016: Perguntar não ofende-06.
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ELEIÇÕES-2016: Perguntar não ofende-08.
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