Total de visualizações de página

Seguidores

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Pensamento para este dia 27 de janeiro-2012...

27 de julho/2002-27 de julho/2012: Frei Petrônio de Miranda, 10 Anos de Padre!.  “Por hoje, só por hoje eu não vou forçar a graça de Deus na minha vida. Se eu pecar ou escolher o caminho do bem é sinal que Deus me deu a liberdade”. (Salmo 1). Frei Petrônio de Miranda, Padre Carmelita da Ordem do Carmo, São Paulo.     

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

DANÇA DAS ÁGUAS: 458 de São Paulo.

Padre Antônio Maria é rendido durante assalto a mosteiro em Jacareí

Seis homens armados e encapuzados invadiram na noite de ontem (25) o mosteiro Karim, na cidade de Jacareí (84 km de São Paulo). Durante o assalto, 15 pessoas foram rendidas, entre freiras, jovens adotados, o caseiro do local e o padre Antônio Maria, que também é cantor e escritor e já fez parceria com artistas como Roberto Carlos.
O grupo foi amarrado e trancado em um quarto. Segundo uma das freiras, o padre, o caseiro e três jovens foram rendidos em uma casa separada do mosteiro, e um dos rapazes foi obrigado a levar os suspeitos até o mosteiro, onde os outros reféns foram rendidos.
"Eles disseram que não iam fazer mal nenhum, mas que queriam dinheiro. Eu disse: 'meus filhos, não façam isso, nós não temos dinheiro. Nós lutamos com dificuldade'. Até as pessoas imaginam muitas vezes que eu nado em dinheiro, porque canto, porque tenho discos, vou à televisão. Porque sou amigo do Roberto Carlos e isso não quer dizer nada", contou o padre.
Logo após ser desamarrado, o religioso teria dito a um dos integrantes do bando que iria rezar por ele; o mesmo teria pedido perdão pelo crime e pedido ainda um abraço do sacerdote, no que foi atendido. Segundo a assessoria do padre Antônio Maria, é a segunda vez em dois anos que o mosteiro é assaltado.
O caso foi registrado na Delegacia Seccional de Jacareí. Segundo a polícia, o grupo levou dois carros, televisores, computadores, celulares e R$ 1.100 em dinheiro. Ninguém foi preso.

PROFISSÃO DOS NOVIÇOS EM SÃO CRISTÓVÃO-SE: Fotos e fatos.

Fotos e fatos da Profissão Religiosa dos Noviços Carmelitas da Ordem do Carmo. São Cristóvão-SE. 22 de janeiro-2011.

Pensamento para este dia 26 de janeiro-2012...

27 de julho/2002-27 de julho/2012: Frei Petrônio de Miranda, 10 Anos de Padre! Quando faltar às palavras para anunciar o amor de Deus, falemos com o nosso olhar”. Frei Petrônio de Miranda, Padre Carmelita da Ordem do Carmo, São Paulo.     

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Pensamento para este dia 24 de janeiro-2012...

27 de julho/2002- 27 de julho/2012: Frei Petrônio de Miranda, 10 Anos de Padre!  “Podemos até fugir da nossa família ou não conhecer os nossos pais, deletar o nosso passado, mudar de nome, de cidade, de país, brigar, xingar, esperniar e pintar o sete com os nossos familiares, mesmo assim a nossa fisionomia, o nosso olhar, a nossa fala, o nosso caminhar... Tudo transmite e visualiza a nossa origem: Temos uma família, somos família!”. Frei Petrônio de Miranda, Padre Carmelita da Ordem do Carmo, São Paulo.     
(Obs. Foto: Frei Petrônio de Miranda e seus pais; Manoel Artur de Miranda, 81 anos e Jacira Farias de Miranda, 76 anos. Lagoa da Canoa-AL).

domingo, 22 de janeiro de 2012

FOTO DA SEMANA...

Entrada de 11 Noviços na Ordem do Carmo,
Belo Horizonte-MG, 15 de janeiro-2012.

FOTO DO DIA (Domingo, 22 de janeiro-2012).

Carro da TV Vanguarda, afiliada da TV Globo no Vale do Paraíba foi queimado no confronto entre polícia e moradores do Pinheirinho, em São José dos Campos, interior de São Paulo neste domingo, 22 de janeiro-2011. O efetivo da polícia na ação era de 2 mil homens. Eles foram recrutados das cidades vizinhas e de São Paulo. Cerca de 220 veículos, um carro blindado e dois helicópteros Águia, além de 40 cães e 100 cavalos, participaram da operação. Fonte: http://g1.globo.com

Pesquisa revela mudança no perfil de padre brasileiro

Religiosos oriundos de ordens e congregações cedem espaço para sacerdotes com estilo mais 'profissional'. Dados também indicam que igreja tem revertido tendência de encolhimento do número de padres
DANIEL RONCAGLIA
DE SÃO PAULO

(Foto da reportagem. Fonte: Jornal, "Folha de São Paulo". Domingo, 22 de janeiro-2012).
A Igreja Católica no Brasil mudou nos últimos 40 anos.
Deixou de ser formada em sua maioria pelo tradicional religioso das ordens e congregações, que é obrigado a fazer o voto de pobreza, para dar lugar ao chamado padre de paróquia, que tem pensão, benefícios, costumes e estilo de vida menos restritivos.
Censo do Centro de Estatísticas Religiosas e Investigações Sociais da Igreja Católica revela que o número dos chamados "padres paroquiais" teve um aumento de 180% desde 1970, enquanto o de "padres religiosos" não se alterou.
Com isso, a proporção se inverteu. Os "religiosos", que representavam 61,50% da base da igreja, formam agora 36% do clero. Os paroquiais, 64% de um total de 22 mil. Os números mostram também que a igreja tem revertido a tendência de encolhimento, ampliando a proporção de padre por habitante.
VOTOS
A principal diferença entre os dois tipos de padre está no voto de pobreza dos membros das congregações. "O religioso tem que provar para o seu superior que tem a necessidade de possuir um bem. Não pode adquirir por si mesmo", explica Valeriano dos Santos Costa, diretor da Faculdade de Teologia da PUC-SP e padre paroquial.
Segundo ele, as restrições podem afastar os candidatos, pois muitos já chegam com ensino superior concluído. "Estamos em mundo muito mais liberal. É preciso ter estrutura para viver desse modo", afirma. Ele lembra, entretanto, que as ordens em regra possuem considerável patrimônio.
A instituição que Valeriano dirige é responsável por uma das etapas de formação dos sacerdotes. De acordo com ele, a média de idade das turmas é de 28 anos, mas existem alunos com mais de 40 anos.  envelhecimento dos candidatos ao sacerdócio é um dos fatores que, entre outros, são apontados para explicar a mudança no perfil.
Valeriano cita, por exemplo, que não existem mais os seminários exclusivos para adolescentes. Nome mais conhecido da igreja no Brasil, o "paroquial" Marcelo Rossi virou padre aos 27 anos.
Padre da Ordem do Carmo em São Paulo, frei Petrônio Miranda, 44, reconhece que a vida no convento tem mais exigências. "Temos uma formação mais longa." O convento onde vive já abrigou 60 frades, mas hoje conta com três padres e quatro alunos.
O professor da USP Flávio Pierucci, especialista em religião, diz que o crescimento dos padres de paróquia pode fortalecer a cúpula da Igreja Católica, pois os "religiosos" não estão vinculados ao poder dos bispos.

3º Domingo do Tempo Comum. Ano-B.