Total de visualizações de página

Seguidores

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Simpósio em Roma sobre combate à Pedofilia


A Universidade Gregoriana de Roma e a Congregação para a Doutrina da Fé promovem, a partir de segunda-feira, 6 de fevereiro, Simpósio com o tema “Em direção à cura e à renovação” sobre o problema dos abusos sexuais. O Frei Evaldo Xavier Gomes, assessor canônico da CNBB, é o representante da Conferência no encontro.
A CNBB é uma das primeiras conferências episcopais a tratar do assunto por meio de um documento específico que está sendo preparado ,e logo deverá se publicado. Cada Conferência Episcopal enviou um seu representante, e participam também 30 representantes das ordens religiosas. Entre os palestrantes do Simpósio em Roma está o brasileiro, Pe. Edênio Vale.
O encontro vai proporcionar a aquisição de informações para os bispos e os superiores religiosos sobre os recursos disponíveis, mundial e interculturalmente, para responder ao abuso sexual tanto dentro da Igreja como na sociedade em geral. O Simpósio vai levar em consideração a recente Carta Circular (de maio de 2011) da Congregação para a Doutrina na qual se pede que todas as dioceses desenvolvam “procedimentos adequados tanto para assistir as vítimas de tais abusos como para a formação da comunidade eclesial em vista da proteção dos menores”. Especialistas em Direito Canônico, Teologia e Pastoral vão compartilhar seus conhecimentos para que os participantes possam promover uma resposta consistente e mundial por parte da Igreja que protege os mais frágeis.

DIRETO DE ROMA
COMUNICADO DO FREI EVALDO

Caros Confrades e amigos,

dei uma entrevista hoje para o setor de língua portuguesa da Rádio Vaticana que será transmitida no próximo sábado às 7:00, 8:00 e 14:00hs. A entrevista pode ser vista também na página internet da Rádio Vaticana http://www.radiovaticana.org/por/index.asp , a partir de sábado.
este é o inverno mais frio dos últimos 60 anos. A Itália está congelada. Trens não funcionam e o governo suspendeu as aulas nas escolas. De toda forma é muito bonito ver tudo coberto de neve.
um abraço fraterno e até logo,
Fr. Evaldo Xavier, 0.Carm.

La Pontificia Universidad Gregoriana está organizando:
Hacia la Curación y la Renovación
Simposio orientado a los Obispos y Superiores Mayores
acerca del problema del abuso sexual de menores
La Conferencia busca proporcionar información a Obispos Católicos y Superiores Religiosos sobre los recursos disponibles, mundial e interculturalmente, para responder al abuso sexual dentro de la Iglesia y de la sociedad. Este encuentro trabajará en base a la reciente Carta Circular (mayo 2011) de la Congregación para la Doctrina de la Fe pidiendo a todas las diócesis que se desarrollen, en el lapso del año, “procedimientos adecuados tanto para asistir a las víctimas de tales abusos como para la formación de la comunidad eclesial en vista de la protección de los menores”. Expertos en los campos de la Psicología, Derecho Canónico, Teología y Ministerio Pastoral, compartirán sus conocimientos en el Simposio para que los participantes puedan promover una respuesta consistente y mundial por parte de la Iglesia que protege a los más débiles e invita a un liderazgo creativo a las comunidades eclesiales.

DESABAMENTO NO RJ: 7º dia.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Pensamento para este dia 02 de fevereiro-2012...

27 de julho/2002-27 de julho/2012: Frei Petrônio de Miranda, 10 Anos de Padre!. “País rico é um país que tem a coragem de irradicar a corrupção eliminando os políticos corruptos e os eleitores fanáticos”. Frei Petrônio de Miranda, Padre Carmelita da Ordem do Carmo, São Paulo.       

GLOBO: Jornalista faz greve de fome.

Jornalista faz greve de fome em frente à Rede Globo

       
Desde esta segunda-feira, o jornalista Pedro Rios Leão está algemado e em greve de fome em frente à sede da Rede Globo, no Rio de Janeiro. A ação não é apenas um protesto, mas uma reivindicação. Pedro busca a compreensão de algum jornalista funcionário da Globo da importância de cobrir com qualidade a expulsão de 6 mil pessoas da comunidade de Pinheirinho, no interior de São Paulo. Há indícios, inclusive, de morte de moradores na invasão da Polícia Militar que retirou as centenas de famílias do local para devolver o terreno ao especulador condenado Naji Nahas.
A Globo segue em absoluto silêncio, e é contra esse silêncio que Pedro Leão se rebelou. Da mesma forma com que o sistema político-econômico dominante no planeta parece começar a se esgotar, o sistema midiático brasileiro começa a ser questionado cada vez com mais veemência. Não é mais possível aguentar emissoras de televisão que exploram concessões públicas e nada fazem pelo interesse público, trabalhando exclusivamente em defesa dos interesses das elites, desinformando a população e ignorando as demandas do povo e as agressões sofridas por este.
Cada vez há menos espaço e menos tolerância com uma mídia elitista. O crescente fortalecimento da mídia independente – em especial dos blogs e das redes sociais, com a lenta mas gradual popularização da internet – tende a diminuir a importância das mídias tradicionais e desmascarar muitas de suas mentiras e omissões. É o caso do Pinheirinho, como já demonstramos em outro post aqui mesmo no Jornalismo B.
Pedro Rios Leão é um representante de todos nós. Da mesma forma com que já dissemos que todos nós somos Pinheirinho, estamos também todos algemados em frente à Globo, o pulso de Pedro é cada um de nossos pulsos, sua luta é nossa luta.
Precisamos apoiar este indignado e indignarmo-nos juntos. Todas as formas de ação em defesa da democratização da mídia são legítimas e devem ser encaradas como formas de subversão, mas vemos cada vez mais a necessidade de radicalização dessa luta. Temos visto um acirramento entre as lutas populares e as ações do Estado, especialmente nos locais governados pela direita, com a Polícia Militar à frente de operações violentas, com a retaguarda sempre coberta por uma mídia absolutamente afastada do povo. Nesse contexto, o embate faz-se necessário e inadiável. Pedro Rios Leão é um soldado que precisa de nosso apoio.
Fonte: http://jornalismob.wordpress.com

O Bispo, Mestre da Caridade

Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)

Ao tratar do objetivo e destino do Catecismo da Igreja Católica, “texto de referência seguro e autêntico para o ensino da doutrina católica”, seus elaboradores, em nome do Santo Padre o Papa João Paulo II, que promulgou a obra, afirmam que a obra é destinada, em primeiro lugar, aos bispos, doutores da fé e pastores da Igreja. A eles cabe o ofício de ensinar o povo de Deus.
A sua primeira tarefa é anunciar o Evangelho de Deus a todos os homens, segundo a ordem do Senhor. São os arautos da fé apostólica, “providos da autoridade de Cristo”.
Os bispos são o visível princípio e fundamento da unidade em suas Igrejas particulares. Auxiliados pelos presbíteros, eles santificam a Igreja por sua oração e seu trabalho, pelo ministério da palavra e dos sacramentos. Santificam a Igreja por seu exemplo, agindo como modelo. É assim que “chegam, com o rebanho que lhes é confiado, à vida eterna”.
Como se pode perceber, seu nome é sempre citado em qualquer celebração presidida por um presbítero, para indicar que é ele quem preside a Igreja particular.
Durante a sagração de um bispo, juntamente com o múnus de santificar, é conferido a ele também os de ensinar e de reger.  Segundo o Concílio Vaticano II, cujo o cinqüentenário iremos celebrar e que no Brasil a CNBB constituiu uma comissão celebrativa  confiada pelo Cardeal Damasceno Assis à presidência efetiva do Cardeal Odilo Pedro Scherer, os bispos recebem do Senhor a missão de ensinar a todos os povos e pregar o Evangelho a toda criatura, a fim de que os homens todos, pela fé, pelo Batismo e pela observância dos mandamentos, alcancem a salvação. Os bispos são como os primeiros apóstolos. Disse Jesus aos seus: ”Ide e pregai o Evangelho a toda criatura, ensinando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Em outra passagem, quando instituiu a Eucaristia, disse a seus apóstolos: “Lavei-lhes os pés. O que lhes fiz, façam também vocês”.
Disse-lhes ainda: “Eu não quero sacrifícios. Eu quero misericórdia”. E Ele disse isto porque os fariseus pregavam sacrifícios, mas eram implacáveis na obediência da Lei. Observavam a letra e não o significado da letra.
Desta forma, quando Jesus pregou a misericórdia, o amor, Eles quis dizer a seus discípulos - e os bispos estão incluídos entre eles – que o mais importante é a prática do amor, do amor fraterno, da caridade.
Portanto, podemos dizer que os bispos, discípulos de Cristo, são ou devem ser mestres na caridade. A Igreja não precisa de bispos “generais” e muito menos de bispos vigários do Papa. Os bispos são sucessores dos apóstolos e por isso mesmo devem ser  homens da caridade, do diálogo, do serviço, ou como ensinou o Cardeal Martini, em seu último livro sobre o bispo: “O bispo deve ser o primeiro a estar junto dos pobres, dos excluídos, dos não crentes, dos doentes, dos encarcerados e dos que estão padecendo de qualquer espécie de sofrimento, ouvindo e levando a mesma saudação de Jesus, na noite de Pentecostes: A Paz de Cristo esteja contigo!”.

(Foto: Dom Frei Vital, Bispo Carmelita. Reside no Eremitério Fonte do Profeta Elias,  
Lídice, Rio de Janeiro).

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Pensamento para este dia 31 de janeiro-2012...

27 de julho/2002-27 de julho/2012: Frei Petrônio de Miranda, 10 Anos de Padre!. Quando faltar palavras para falar sobre o amor de Deus e a beleza da vida, falemos com o bom humor e o nosso sorriso”. (Filipenses, 4, 4). Frei Petrônio de Miranda, Padre Carmelita da Ordem do Carmo, São Paulo.         
(31 de janeiro, Festa de Dom Bosco-O Santo do Sorriso).

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Pensamento para este dia 30 de janeiro-2012...

27 de julho/2002-27 de julho/2012: Frei Petrônio de Miranda, 10 Anos de Padre!. “No mundo das mídias sociais e da cultura digital, precisamos globalizar o silêncio para Deus falar”. Frei Petrônio de Miranda, Padre Carmelita da Ordem do Carmo, São Paulo.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Pensamento para este dia 29 de janeiro-2012...

27 de julho/2002-27 de julho/2012: Frei Petrônio de Miranda, 10 Anos de Padre!. Para o historiador e filósofo político italiano, Nicolau Maquiavel, para manter o poder o estado deve usar todos os meios, inclusive a força opressora, para Jesus, a autoridade deve ser usada para defender todos aqueles que perderam a dignidade de filhos de Deus”. Frei Petrônio de Miranda, Padre Carmelita da Ordem do Carmo, São Paulo.