Total de visualizações de página

Seguidores

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

CHAMADOS - PARA ESTAR COM ELE - E SER ENVIADOS

     Vários chamados: para a vida, para tal família, para a Igreja, para o tal Instituto, para tal casa, tal lugar, tal trabalho.

     MA 2 "(...) Abrindo o Santo Evangelho, os meus olhos caíram sobre as seguintes palavras: «Jesus, tendo subido a uma montanha chamou para junto dele quem Ele quis; e vieram até Ele»" Trata-se de Mc 3,13, que continua: "e constituiu doze para estarem com Ele e para os enviar a pregar" (Mc 3,14). Ser Jesus pela vida, pela pregação. Seguir, mas na plenitude do sentido: transformar-se em Cristo Jesus. "Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e estabeleci para irdes produzir fruto" (Jo 15,16)
     3 "Aqui está o mistério da minha vocação, da minha vida inteira e, sobretudo, o mistério dos privilégios de Jesus pela minha alma..." (MA)

     1Sm 3,1-21; 4,1

     A Igreja é a nossa família convocada.

     Mt 4,18-22; Mc 1,16-20  X  Lc 5,1-11

     "A Vida Consagrada manifesta a sua dimensão de louvor à Trindade no sentido de que o início da vocação à Vida Consagrada é um chamado de Deus Pai a quem a pessoa se entrega totalmente". (VC cap. I; n. I).

     "Aliás, nós sabemos que tudo concorre para o bem dos que amam a Deus, que são chamados segundo o seu desígnio. Aqueles que de antemão conheceu também os predestinou a serem conformes à imagem do seu Filho, a fim de que este seja o primogênito de uma multidão de irmãos; os que predestinou também os chamou; os que chamou justificou-os; e os que justificou também os glorificou" (Rm 8,28-30).

     Sacerdotes, Reis, Profetas. Chamados - com Ele - Enviados
     Missão do Religioso = Missão de Jesus - Para todos os homens
para o homem todo - A obra encomendada pelo Pai: a Salvação de todos.
     Eu Te glorifiquei na terra, concluí a obra que me deste para fazer (Jo 17,4).
     Ninguém jamais viu a Deus; Deus Filho Único, que está no seio do Pai, no-Lo revelou (Jo 1,18). Geração
     Pois Deus não enviou o seu Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele (Jo 3,17). Missão
     Estar com Ele - Conhecê-Lo intimamente - Revelá-lo (pela vida e pela palavra) Que pensamos sobre nós? Quem espera o povo que nós sejamos? Com Ele, como Ele, para Ele - Estar com Ele para ser por Ele transformado - Convivência, Amizade, Intimidade - Conhecimento íntimo -
     Não sou eu quem vive: é Cristo quem vive em mim, pois minha vida presente na carne vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim (Gl 2,20).
     Estar com Ele que sempre está vivo - Estar pelo amor - Tudo com Ele, como Ele e para Ele -
     Para Ele e para os outros como Ele
     Esta é a vontade do Pai
     Que os outros sejam para Ele, para o Pai no Espírito Santo.

     Como o Pai me enviou assim também eu vos envio (Jo 20,21).

     Ser sinal - ter uma vida significante - Significar Jesus, dar sentido de Jesus ao que fazemos e ao que vivem os outros e a história. Apóstolo = enviado para ser Jesus. Pelo Espírito Santo
Na conversão, em união com o Espírito na oração, na contemplação.

     Pedro (NT); Elias, Jonas (VT) - Nova oportunidade: Elias, Jonas, Pedro.

     ELIAS - Veio-lhe a palavra do Senhor: «Elias, que vieste fazer aqui?» (...) Veio-lhe uma voz: «Que vieste fazer aqui, Elias?» (...) Vai, retoma o caminho em direção ao deserto de Damasco (1Rs 19, 9. 13. 15).

     JONAS - A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai: «Levanta-te e vai para Nínive, a grande cidade, e profere contra ela um oráculo, porque a maldade dos seus habitantes subiu até mim». Jonas se pôs a caminho mas para fugir para Társis (Jn 1, 1-2).
     A palavra do Senhor veio uma segunda vez para Jonas: «Levanta-te e vai para Nínive, a grande cidade, e profere contra ela o oráculo, que eu te comunicarei». Jonas levantou-se e partiu, mas, desta vez, para Nínive, conformando-se com a palavra do Senhor (Jn 3,1-3).
     Deus viu a reação deles: voltaram atrás do seu caminho e Deus voltou atrás da sua decisão de fazer o mal que anunciara; não o fez... (Jn 3,10) Reação de Jonas
     PEDRO - Ver Jo 20, 15-19

Nenhum comentário:

Postar um comentário