Total de visualizações de página

Seguidores

sábado, 11 de junho de 2016

“Uma festa sem vinho não é festa”, diz Papa Francisco

“Sem vinho, sem festa”, até poderia ser para um slogan publicitário. Mas o Papa Francisco utiliza a imagem evangélica do vinho para destacar a alegria cristã de celebrar a vida e seus melhores momentos: as bodas, os nascimentos, os batismos, a formatura, entre outras coisas especiais.
A reportagem é de Ary Waldir Ramos Díaz e publicada por Aleteia, 08-06-2016. A tradução é de André Langer.
“Uma festa na qual falta vinho, os recém-casados se envergonham disso. Imaginem vocês terminar uma festa de casamento bebendo chá”, reiterou o Papa Francisco na catequese desta quarta-feira, 08 de junho, no Vaticano.
Na série de catequeses sobre a misericórdia, o Bispo de Roma explicou que Jesus participava tanto das festas e das convivências familiares como dos casamentos.
“Nas bodas de Caná (Jo 2, 1-12), Jesus começa seus sinais e “manifesta-se como esposo do Povo de Deus e nos une a ele com uma nova aliança de amor, que nós, sua família, temos que cuidar e estender a todos”.
Neste sentido, antes de iniciar a catequese, o Pontífice saudou um casal que celebrou 50 anos de matrimônio e tomou-os como exemplo para os casais mais jovens diante de 20 mil fiéis e peregrinos presentes na Praça São Pedro.
“Este sim é ‘o vinho bom’ da família! O testemunho de vocês é algo que os recém-casados e os jovens devem aprender. É um belo testemunho”, disse Bergoglio.
Depois apresentou Maria, mãe de Jesus, que tem fé em seu filho, como exemplo para todos. Além disso, evidenciou que Jesus atende a oração de Maria.
“Maria avisa Jesus de que falta o vinho, este é um elemento típico do banquete messiânico e simboliza a abundância do banquete e a alegria da festa”, acrescentou.
Jesus gosta da festa do amor conjugal
Com efeito, Jesus conta várias parábolas de bodas onde destaca a alegria da vida cristã.
“Por isso, Jesus, transformando em vinho a água das ânforas utilizadas ‘para a purificação ritual dos judeus’, Jesus realiza um sinal eloquente: transforma a Lei de Moisés no Evangelho, portador de alegria”, confirmou.
Generosidade (600 litros)
Por outro lado, expôs as palavras de Maria: “façam tudo o que Ele disser” (Jo 2, 1-12). Nisso, “confiam uma nova missão à Igreja e configuram o programa de vida cristão, que se concretiza em servir o Senhor, escutando sua Palavra e colocando-a em prática”.
O Pontífice exortou para aproximar-se de Jesus para “beber desta fonte o vinho bom da salvação, que nunca deixa de jorrar do lado transpassado de Cristo”.

Por último, convidou os presentes para que, “recebendo do coração de Jesus a graça que nos salva, façamos da nossa vida cristã uma contínua resposta de amor a Deus”. Fonte: http://www.ihu.unisinos.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário