Total de visualizações de página

Seguidores

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Edith Stein: Vida Carmelitana e Martirio

Curso de Formação Carmelitana Módulos EM. Módulo VI - Testemunhas da Vivência Carmelitana.
Frei Emanuele Boaga, O. Carm.
Ir. Augusta de Castro Cotta, CDP. Roma 2003.


- Concretiza o Desejo de Fazer-se Carmelita: Abril de 1933 recebe do Seu Diretor Espiritual uma Permissão Para Realizar Seu Chamado vocacional, logotipo percebido apos a Conversão. Faz hum Mês de Experiência e de Prova não das Carmelitas Descalças Mosteiro de Colonia-Lidenthal.

- Dados principais de SUA Vida Carmelitana:

> 14/10/1933 - Ingresso no Carmelo de Colônia
> 15/04/1934 - Vestição com o nomo de Teresa Benedita da Cruz
> 21/04/1935 - Primeira Profissão Religiosa
> 21/04/1938 - Profissão Solene
> 1938/10/05 - Velação

- Pará Transferência de Holanda. No Ano de 1938, in vista fazer Perigo iminente das perseguições AOS hebreus - a «Noite dos Cristais» - solícita e obtêm um parágrafo SUA LICENÇA AO transferencia Carmelo Holandês de Echt.

- Oferta de si MESMA um Deus e testamento Espiritual . Em 1939, dados los Desconhecida, oferece Senhor (Sagrado Coração de Jesus) a Vida Própria los holocausto Pelos Irmãos e escreve o Seu testamento Espiritual, não qua se Evidencia SUA aceitação da morte pelas Grandes intenções do Momento.

- Tentativas de transferìencia e SITUAÇÃO dos Irmãos : .Em 1940, apos a ocupação Alemã da Holanda, se junta a ELA, não Carmelo de Echt, a SUA Irmã Rosa. São feitas varias tentativas de para obter a Transferência das Duas Pará o Carmelo Suíço de Le Paquier. Neste PERÍODO OS SEUS Irmãos Paulo e Frida São deportados parágrafo hum Campo de Concentração.

 - Holandeses Denúncia dos Bispos : Em 20 de julho de 1942, EM UMA Carta pastoral, lida los TODAS como Igrejas Católicas, OS Bispos denunciam e condenam Holandeses uma Perseguição movida Pelos autoridades da ocupação Alemã, das cais Quais d'Orsay São vitimas OS judeus.

- Represália nazista e Prisão de Edith. No dia 2 de agosto de 1942, ocorre uma Reação nazista à Carta dos Bispos Holandeses com uma onda de Perseguição AOS judeus católicos da Holanda. Edith Stein é Sua Irmã Rosa retiradas São fazer Carmelo de Echt e conduzidas AO Campo de Concentração de Amersfoort e DEPOIS AO de Westerbork.

- Transferência de para Auschwitz-Birkenau . 07 de agosto de 1942: OS prisioneiros dEste Campo São conduzidos POR via férrea AO campo de Auschwitz-Birkenau, Onde chegam no dia 9/08.

- O Martirio . 09 de agosto de 1942.é um data presumida da morte de Edith Stein, na Câmera de Gás do referido campo.

- Colhendo, EM DIVERSAS Fontes, Testemunhos SOBRE OS ULTIMOS tempos de Vida de Nossa Irma, apresenta-SOE Considerações de PESSOAS Que com ELA conviveram e apreciaram SUA atitude de Serenidade, de Doação, de Entrega a Deus, MESMO los Meio de Grandes Dores, O Que Confirma SUA Vida, levando-SOE a apreciar uma grande coerência Entre SUA Palavra e Ação. Apreciemos:

a) Postura de Serenidade não derradeiro Sofrimento

• Os Testemunhos Sobre a Serenidade da Irmã Benedita (sem campo de morte) EM cara fazer iminente infortúnio, São confirmados Pelo depoimento do Agente Holandês Wielek. He escreve, EM 1952, na Revista De Tijd : "A Única religiosa Que me chamou logo de uma Atenção e Que eu, apesar de TÃO atrozes 'episódios' de that Fui Testemunha Nunca Pude esquecer; A Mulher Cujo Sorriso Nunca FOI UMA rímel, mas hum cálido esplendor Que irradiava de Seu Espírito, e A MESMA that TALVEZ SEJA UM día canonizada Pelo Vaticano a Assim Que vi ESSA Mulher no Campo de Concentração de Westerbrok dei-me Conta Disso e de Disse parágrafo MIM MESMO.: Eis aquí UMA grande Personalidade . Sem Inferno de Westerbrok viveu alguns días, Andou, falou e rezou ... como UMA papai E o era Realmente Durante UMA Conversa Disse:.. . FAZ O Mundo se de contrastes ... (Mas) Finalmente nada restará Desses contrastes de: Não Ficara outra Coisa SENAO O Grande Amor. porventura poderla Ser de outra forma ? Falava com tamanha firmeza e humildade, Que necessariamente cativava a de Todos os Que a escutavam. Conversar com ELA era de Como Fazer Uma viagem um Mundo Outro. Instantes sas, JA de: Não existía Mais Westerbork ... Nunca   imagínei   Que houvesse PESSOAS ASSIM , Disse los Certa OCASIÃO ... Como tampouco jamais pensei Realmente that MEUS IRMAOS e Irmãs tivessem that suportar os tais sofrímentos ... Toda Hora Rezo enguias Por. Deus DEVE Ouvir Minhas oracões? O Que certamente Ouve São OS SEUS lamentos ... ».

• «when JÁ Localidade: Não restava alguma Dúvida de that Dentro EM BREVE, Tanto ELA Como OS To Us Link batizados, sor iam conduzídos um Lugar Outro, perguntei-LHE a QUEM Deveria comunica-lo e Como poderia remedia-lo. Localidade: Não conviria Que algum dos Policiais de Confiança telefonasse parágrafo Utrecht? Ela sorriu Novamente. NAO, POR favor, Nao o Faça ISSO. Por Que buscar exceções parágrafo ELA OU parágrafo ESSE Grupo? Por Acaso Localidade: Não Será, será justo Que se Evite parágrafo enguias QUALQUÉR Vantagem Pelo Fato de Serem batizados ? Se ELA Localidade: Não compartilhasse a sorte dos Outros, consideraria uma SUA Vida inutilizada. Nada Disso! E acompanhada de SUA Irmã Rosa dirigiu-se, rezando, Caminhões parágrafo OS. Presenciei o Sorriso ea inabalável firmeza Que a acompanharam ATÉ Auschwitz ". ( Cartas SOBRE Edith Stein , vol. 1, p. 25).

• «Na Noite, de quinta Pará sexta-feira, dia 7 de agosto, era Primeira sexta-feira do Mês. Os prisioneiros São despertados repentinamente. Leem-se como Longas Listas com OS nomos daqueles Que se devem preparar parágrafo Serem levados parágrafo Outro Lugar. Com Exceção de SEIS Homens, Todos estao incluidos. No día 7 de agosto de 1942, de Manhã, when amanhece hum sol radiante, intermináveis ​​filas de Mulheres, Homens e children atravessam o campo de Concentração. A policia cede o posto a SS: Membros das. SUAS brutais Vozes de Comando acompanham OS prísioneiros ATE FORA DO Campo de Concentração. Os Hábitos Religiosos contrastam estranhamente com como Roupas dos Demais. Os Que ficam Sinais fazem, Durante Muito tempo, par uma caravana ». (Teresa de la Madre de Dios, Edith Stein, en busca de Dios , Editorial Verbo Divino, Navarra 1974, p. 292).

• Aos Olhos dos Humanos, toda a Obra de Irmã Benedita da Cruz se desfaz los Ruínas when, com Seu Povo se dirige parágrafo Auschwitz à semelhanca de Cristo Que se deíxou prender e LeVar fazer Getsêmani ATÉ Jerusalém Mas uma anônima obscuridade Que engole SUA Vida ea de SEUS Irmãos, a Só PODE Matar o Corpo, mas Localidade: Não uma alma COMECA ágora o Caminho da morte, mas o Terminais de-fé. Próprios de Os Inimigos da cruz se encarregam de abrir de par los par como Portas da eterna Verdade àquela Mulher Que Nunca cessara de procurar a Verdade. (Teresa de la Madre de Dios, Edith Stein, en busca de Dios , Editorial Verbo Divino, Navarra 1974, pp. 292-294).

Nenhum comentário:

Postar um comentário