Total de visualizações de página

Seguidores

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Carta do Papa Francisco aos Carmelitas por ocasião do Capítulo Geral 2013

Para Rev.do Padre
Fernando Millán Romeral
Prior Geral da Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo.
Dirijo-me a vós, queridos Irmãos da Ordem da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, como você comemora seu Capítulo Geral. Neste momento de graça e de renovação que convida você a discernir a missão da gloriosa Ordem dos Carmelitas, eu gostaria de oferecer-lhe uma palavra de encorajamento e esperança. O antigo carisma do Carmelo ao longo destes últimos oito séculos tem sido um presente para toda a Igreja. Sua origem primavera contemplativa da terra de epifania do amor permanente de Deus manifestado no Verbo feito carne. Ao ponderar a sua missão no Carmelo hoje , gostaria de pedir que você considere três coisas que podem orientá-lo em seu caminho peregrino : amor como fidelidade , como a oração e como missão.

Fidelidade
A Igreja tem a missão de levar Cristo ao mundo e é por isso, como Mãe e Mestra , ela convida cada um de nós a aproximar-se dele. Na liturgia carmelita para a festa de Nossa Senhora do Monte Carmelo, contemplamos Nossa Senhora ao lado da cruz. Este é também o lugar onde se encontra a Igreja", perto da Cruz de Cristo."  É também o lugar para cada fiel membro da Ordem Carmelita. Sua regra começa com a exortação aos irmãos para "viver uma vida de fidelidade a Jesus Cristo ", para segui-lo e servi-lo com um coração puro e indivisível. Esta estreita relação com Cristo acontece na solidão, em assembleia fraterna e na missão. "A escolha fundamental de uma vida que é concreta e radicalmente dedicada a seguir Cristo". (Ratio Institutionis Vitae Carmelitanae 8) fazer de suas vidas uma peregrinação de transformação amorosa. O Concílio Vaticano II recorda a importância da contemplação sobre a jornada da vida: "É da essência da Igreja que ela seja humana e divina , visível e invisível equipada, ansioso para atuar e ainda com a intenção de contemplação, presente no mundo como peregrinos . " ( Sacrosanctum Concilium 2) os primeiros eremitas do Monte Carmelo reteve a memória daquele lugar sagrado , e mesmo se exilado e distanciou -lo constantemente manteve o olhar fixo sobre a glória de Deus. Refletindo sobre as suas origens e história e contemplar a grande linhagem de quem viveu o carisma carmelita através dos séculos você vai descobrir sua vocação de novo presente a serem profetas da esperança. É precisamente com esta esperança que você vai renascer. Muitas vezes o que é novo é apenas algo muito antigo visto sob uma nova luz.
Dentro de sua regra é o coração da missão carmelita então e agora. Quando você se aproxima o centenário oito da morte de Alberto, Patriarca de Jerusalém , em 1214, você vai lembrar que ele formulou "um modo de vida", um espaço que lhe permite viver uma espiritualidade que é orientada para Cristo. Ele descreve os dois elementos externos e internos, a ecologia física do espaço ea armadura espiritual necessária para cumprir sua vocação e missão.
Em um mundo que muitas vezes não entende Cristo, e de fato o rejeita, você está convidado a se aproximar e unir -se mais intimamente com ele. É um apelo contínuo para seguir a Cristo e ser conformado com ele. Isso é de importância vital em nosso mundo tão desorientado, "pela primeira vez a chama da fé morre , todas as outras luzes começam a escurecer . " (Lumen Fidei 4) Cristo está presente na sua fraternidade, seu culto comum e no ministério confiado a você : renovar a fidelidade de toda a sua vida !
Oração
O Santo Padre Bento XVI, antes de seu Capítulo Geral de 2007 lembrou que " peregrinação interior da fé em Deus começa em oração ", e em Castel Gandolfo em agosto de 2010 , disse -lhe o seguinte: " Vocês são aqueles que nos ensinam como orar " .Você fala de si mesmos como contemplativos no meio do povo . Se é verdade que somos chamados a viver nas alturas do Carmelo, em seguida, também é verdade que você é chamado para testemunhar no meio do povo. A oração é que "estrada real " que leva ao profundo mistério do Deus Uno e Trino , mas também é o caminho estreito de Deus no meio do povo como peregrinos no mundo em direção à Terra Prometida.
Uma das mais belas formas de entrar em oração é por meio da Palavra de Deus. Lectio divina traz para você em conversa direta com o Senhor e ele abre para você o tesouro de sabedoria. A amizade íntima com Aquele que nos ama, nos permite ver com os olhos de Deus , para falar com a sua Palavra em nossos corações, para valorizar a beleza dessa experiência e compartilhá-lo com aqueles que estão com fome para a eternidade.
Voltando à simplicidade de uma vida centrada no Evangelho é o desafio de uma Igreja renovada : uma comunidade de fé que encontra sempre novas formas de evangelização num mundo em constante mudança . Os santos do Carmelo foram os grandes pregadores e professores de oração. Isto é o que é necessário, mais uma vez a partir de Carmelo, no século XXI. Constantemente ao longo do comprimento de sua história, grandes nomes do Carmelo tentaram chamá-lo de volta às suas raízes contemplativas de oração, as raízes sempre fecundo em oração. Aqui está o coração do seu testemunho: a dimensão "contemplativa " da Ordem, para ser vivida , cultivada e transmitida. Eu gostaria que cada um de vocês a se perguntar: como é a minha vida contemplativa? Quanto tempo durante o meu dia que dedico à oração e à contemplação? O carmelita sem essa vida contemplativa é um corpo morto! Hoje, talvez mais do que no passado, é tão fácil deixar-se distrair com os cuidados e preocupações deste mundo e sucumbir aos falsos ídolos. Nosso mundo está fraturado, de muitas formas: em vez da contemplativa une e poderosamente constrói o chamado à unidade. Agora mais do que nunca é o momento para você descobrir novamente esse caminho interior para amar, através da oração e oferecer ao povo hoje em sua pregação e missão do testemunho de sua contemplação, nem soluções fáceis, mas que a sabedoria que vem de ponderar "dia e noite a Lei do Senhor". A Palavra sempre traz um perto da cruz gloriosa de Cristo. United na contemplação e na austeridade da vida não é um aspecto secundário de sua vida e testemunho. Há uma tentação muito forte mesmo para que você caia em uma espiritualidade mundana. O espírito do mundo é o inimigo da vida de oração : nunca se esqueça disso! Exorto-vos a uma vida mais austera e de penitência, de acordo com a sua tradição autêntica, uma vida distante de todo o mundanismo, distante dos critérios do mundo.

Missão
Meus queridos irmãos carmelitas, a sua é a mesma missão de Jesus. Todo o planejamento e diálogo Capítulo será de pouco uso, se você não começar a sua renovação aqui. Sua família carmelita está vendo um maravilhoso "primavera " em todo o mundo , que a fruta , um dom de Deus, e do envolvimento missionário do passado. Hoje, a missão traz seus desafios pesados ​​como a mensagem do Evangelho não é sempre aceitos ou até mesmo violentamente rejeitado. Nunca devemos esquecer, mesmo se jogado em águas turvas e desconhecidos, que aquele que dá a missão também dará a coragem. Então, comemorar seu capítulo com a esperança que nunca morre, com um forte espírito de generosidade recuperar a sua vida contemplativa ea simplicidade e austeridade do Evangelho.
Dirigindo-se peregrinos na Praça de São Pedro disse: "Cada indivíduo cristão e de cada comunidade é missionária na medida em que eles trazem para os outros e viver o Evangelho e testemunhar do amor de Deus para todos, especialmente aqueles que experimentam dificuldades. Seja missionários do amor e da ternura de Deus! Seja missionários da misericórdia de Deus , que sempre nos perdoa , sempre nos espera e nos ama muito caro " (Homilia 19 maio 2013 ) . O testemunho do Carmelo, no passado faz parte de uma tradição espiritual profunda, que cresceu e se tornou uma das grandes escolas de oração. Ele evocou a coragem de homens e mulheres que enfrentam o perigo e até mesmo a morte. Nós são muito conscientes de dois grandes mártires contemporânea em Santa Teresa Benedita da Cruz e do Beato Tito Brandsma. Peço-lhe então: hoje entre vós, você ainda tem a resistência, a coragem desses santos?
Queridos irmãos do Carmo, o testemunho do seu amor e sua esperança irradiando sua profunda amizade com o Deus vivo, pode chegar como uma " brisa suave " renovar e re-despertar a sua missão eclesial no mundo de hoje . Para isso vocês foram chamados. Sua Profissão Rite coloca em seus lábios estas palavras: "Eu me entrego a Deus que pela Sua graça e com a ajuda da Virgem Maria I pode atingir perfeita caridade no serviço de Deus e da Igreja".
Nossa Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe e Rainha do Carmelo , acompanhar seus passos e fazer frutificar a sua jornada diária em direção à montanha de Deus. Invoco sobre todos os membros da Família Carmelita, e mais especialmente você capitulares , as abundantes bênçãos do Espírito Santo e tudo o que eu cordialmente concedo a Bênção Apostólica.
Franciscus
Fonte: http://ocarm.org Tradução: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário