Total de visualizações de página

Seguidores

sexta-feira, 10 de maio de 2013

MARIA NA REFLEXÃO E NA VIDA ATUAL DO CARMELO


INSTITUTUM CARMELITANUM- Comissão Internacional Carisma e Espiritualidade.
NAS SENDAS DO CARMELO - PROGRAMAS FORMATIVOS. N. 5


1) Observações

1. Este tema será bem desenvolvido se colocado à luz das seguintes considerações:
• estamos num momento de releitura de nosso carisma e busca dos valores inspirativos da vida carmelitana: revalorização do rico patrimônio de toda a Família Carmelitana.
• tal revalorização está estimulando os (as) Carmelitas à revitalização da própria vida da qual faz parte a formação de uma renovada e própria imagem emergente de Maria.
• esta imagem emergente se vem compondo com elementos precedentes:
- legados a nós pela herança dos irmãos que nos antecederam, e que enfatizaram em épocas diversas, conforme já estudamos:

- Maria Mãe e Patrona,
- Maria Irmã e Virgem,
- Maria, Senhora do Escapulário.
- somados com novas considerações próprias da reflexão teoló¬gica atual:
- Maria, discípula fiél do Senhor, nosso modelo no caminho da fé,
- a beleza de Maria, imagem da ternura de Deus.

2. Ao analisar tais aspectos, com um olhar profundo em busca da verdade sobre Maria em nossa história e espiritualidade carmelitanas, vamos perceber que as imagens sempre se completam como peças de um mosaico cujo desenho nossa  capacidade humana não tem por completo. Portanto as imagens não são conflitantes entre si mas complementares. Sua função é permitir enfatizar aspectos da mariologia que melhor sirvam de incentivo à vida em cada época. No pensamento e na prática carmelitana anterior a nós, vamos encontrar muitos aspectos que, pouco a pouco, são enfatiza¬dos atualmente.

3. Temos possibilidade de apresentar este tema segundo dois esquemas conforme segue:
A) partindo dos valores espirituais que sintetizam o carisma;
B) seguindo o caminho histórico-espiritual de surgimento das imagens e destaque dos aspectos na experiência da Ordem.
4. O Mestre optará para fazer a apresentação como lhe parecer melhor. Se o grupo de noviços é constituído de pessoas com boa cultura será bom seguir a linha histórico-espiritual com a vantagem de fundamentar melhor o surgimento da imagem e, consequentemente, os valores. Neste caso, o próprio noviço vai assumindo a imagem com os elementos que vai encontrando.

Se se percebe que os Noviços não têm tal capacidade, pode-se partir diretamente da apresentação das características da imagem, dos valores por ela gerados.

Apresentamos breves sugestões para cada escolha.

5. É bom também  ter presente que não há ainda uma síntese sobre a ima¬gem atual de Maria. Esta se encontra em formação.
6. Pode-se dividir o assunto como melhor ocorrer na preparação do mesmo.

2) Conteúdo
1. A imagem emergente de Maria entre nós Carmelitas, em nossa época, está compondo-se como os ricos elementos da herança de nosso patrimônio espiritual relidos e remarcados à luz da teologia e das ciências humanas.
2. O importante a se buscar nas imagens são os valores inspirativos para a nossa vivência, para a realização de nossa vida, para desenvolvimento da nossa espiritualidade. O que podemos verificar, quando procuramos uma síntese mariológica para nosso tempo, é que a imagem de Maria, que nos legaram nossos irmãos, foi sem¬pre veículo dos mesmos valores. Cada época a aprofundou e também acrescentou, com contribuições originais, o caminho devocional-doutrinal-experimental, ainda que às vezes, revestidos de aspectos diversos de nossa atual mentalidade.

3. Para desenvolver o esquema.
• A figura de Maria sempre foi inspirativa para a vida carmelitana. Ninguém melhor que Nossa Senhora soube servir a Jesus com co¬ração puro e inteiramente sintonizada com a Vontade de Deus. Devendo o Carmelita viver a contemplação na dimensão evangélica e eclesial, fazendo de sua vida e de sua comunidade um teste¬munho da presença de Deus em meio do povo, vai aprender, com as imagens de Maria (= dimensões marianas) o jeito de concretizar esta vida.
Já estudamos as ênfases que em cada momento os Carmelitas de¬ram à figura de Maria. Verifiquemos como hoje Maria inspira a vivência dos valores do carisma carmelitano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário