Total de visualizações de página

Seguidores

sexta-feira, 26 de abril de 2013

CARMELITAS: Olhar o passado com os pés no futuro: O Carmelo no Brasil - 1904-1919.


Por Frei Pedro Caxito, 0. Carm. (In Memoriam)  
           
              A restauração das três Províncias do Brasil apresentava afinal uma carga acima dos recursos da Província da Espanha. O Capítulo Provincial de 1900, por isso, comunicou ao Núncio no Brasil que gostariam de limitar os seus esforços ao Norte, deixando para alguma outra Província a restauração do Rio de Janeiro. Em 1916 ficou decidido que a Andaluzia ficaria com o encargo da Bahia e a Arago-Valentina, de Pernambuco.
            Em 1906 Pio Maria Mayer decretou que o Provincial de Pernambuco seria também o seu Comissário para a Bahia, e de fato deste ano em diante até 1923 era regularmente indicado pelo Provincial de Pernambuco um vigário para a Bahia. Em 1919 a Província da Bahia contava com 4 sacerdotes, 1 diácono e 2 irmãos, todos espanhóis, que viviam na Bahia e em Cachoeira. São Cristóvão não foi mais ocupado.
            O Capítulo Geral de 1902 proclamou o direito das províncias de estabelecer a sua legislação própria e Pernambuco no mesmo ano fez os seus estatutos, que determinaram ser requerida a cidadania brasileira, de nascimento ou por naturalização, para se fazerem os votos solenes. Esta condição foi imposta, sem dúvida, em vista de constituir a Província como entidade jurídica. Em 1919 contava a Província 10 padres e três irmãos, todos concentrados em Recife.
            A 23 de junho de 1904, Pio Mayer abordou o Provincial da Província Holandesa, Lamberto Smeets, para que tomasse conta da Província do Rio de Janeiro, que estava abandonada. Este encargo foi aceito sob a condição de que a administração dos bens fosse devolvida à Ordem. No dia 27 de novembro de 1904, seis padres e 2 irmãos chegaram ao Rio de Janeiro: Frei Cirilo Thewes (superior), Atanásio Rijswijk, Guilherme Meijer, Serapião de Lange, Gregório Meijer, Constâncio Lokkers e os Irmãos Simão Jans e Anastácio Korterijk. Os frades espanhóis governados por André Prat ficaram ajudando no Convento da Lapa. No mês de dezembro Guilherme Meijer e Constâncio Lokkers dirigiram-se para Angra dos Reis, onde encontraram Inácio da Conceição Silva que era digno de toda confiança. Em 1906 o Bispo de Petrópolis, Dom João Braga, confiou aos Carmelitas as Paróquias de Angra dos Reis, Mambucaba, Ribeira, Jacuecanga, Ilha Grande e Jacareí. Aquela região por longo tempo abandonada ofereceu aos missionários oportunidade total para exercerem o seu zelo apostólico.
            No dia 16 de maio de 1905 os freis Cirilo Thewes, Guilherme Meijer e o Irmão Simão Jans foram tomar posse do Convento de São Paulo. Aí incorreram na oposição do terrível Frei Antônio da Virgem Maria Muniz Barreto, prior de Mogi das Cruzes, que se havia empenhado numa contenda legal com o Bispo de São Paulo. Em 1877 Muniz tinha sido nomeado "præses" dos Conventos de São Paulo, Santos e Mogi das Cruzes pelo Vigário Geral do Rio, (Dom) Félix Maria de Freitas Albuquerque, e foi confirmado neste cargo pelo Visitador Apostólico, (Pe.) Eduardo Duarte e Silva. Quando Inácio da Conceição Silva foi nomeado Provincial em 1900, nomeou o Bispo de São Paulo, Antônio de Alvarenga, com o seu Vigário Geral, (Mons.) Manuel Vicente, administradores dos bens da Ordem em São Paulo e Santos, decisão com a qual Muniz não concordou. Finalmente, no dia 22 de junho de 1906, o caso foi resolvido em favor do Bispo e Muniz foi consolado com o Priorado perpétuo de Mogi das Cruzes. Quando morreu em 1919, os seus confrades ficaram livres para entrar na posse do seu Convento.
            Santos foi recuperado em 1906 e Itu em 1917.
            Os Carmelitas Holandeses por toda parte se distinguiram como educadores e assim abriram escolas ou deram continuidade àquelas que já existiam: Rio de Janeiro (1908), Itu (1908), São Paulo (1911), Santos (1917). As escolas de Mogi das Cruzes e de Angra dos Reis vieram a ter vida curta.
            Além da reocupação destes Conventos, os Carmelitas tomaram a seu cargo uma missão em Corumbá, no Mato Grosso. Os pioneiros foram Frei Paulo Hurkmans (superior), Canísio Mulderman, Carmelo Lambooij e o Irmão Pancrácio Helmich. Ao faltar a saúde a Frei Hurkmans, foi ele substituído por Frei Mulderman como superior. Em 1911 Frei Maurício Lans veio ajuntar-se ao grupo. Era enorme o território da missão e exigia viagens de cinco ou seis meses no lombo de cavalos. Ao ser Corumbá elevada a Diocese em 1912, Mulderman foi o seu administrador até à chegada do novo Bispo e a igreja dos Carmelitas serviu de Catedral. Por causa de um desentendimento infeliz surgido entre o Bispo, Dom Cirilo de Paula Freitas, e os Carmelitas, estes abandonaram a missão em 1914.
            Outra missão em Paranaguá, no Paraná, fundada em 1915, teve de ser abandonada por falta de mão-de-obra.
            Os frades holandeses dedicaram-se às Ordens Terceiras, que tinham sobrevivido à supressão dos religiosos. Em Angra dos Reis e Mogi das Cruzes, Inácio da Silva e Antônio Muniz conservaram vivas as Ordens Terceiras locais. No Rio de Janeiro o sodalício degenerou em superstição e prática de macumba e foi extinto pelo diretor Frei Tomás Jansen, que inaugurou um novo no dia 8 de dezembro de 1910, com a profissão de 32 noviços, 16 mulheres e 16 homens. Este sodalício tornou-se o núcleo donde brotaram outros.
            Em 1919 a Província tinha 22 membros: 18 padres e 4 irmãos. Somente Rio e São Paulo na posição de Conventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário