Total de visualizações de página

Seguidores

domingo, 18 de maio de 2014

Os jovens sofrem com a depressão, diz OMS

Os jovens sofrem com a depressão, diz OMS


Um relatório divulgado ontem pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que a depressão é a principal doença e causa de incapacidade entre crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos. O documento “Saúde para os adolescentes do mundo” tem dados de 109 países. A informação é publicada pelo jornal Zero Hora, 15-05-2014.
Segundo a entidade, os problemas nessa faixa etária estão relacionados a cigarro, consumo de drogas e bebidas alcoólicasaids, transtornos mentais, alimentação, sexualidade e violência.
– O mundo não presta atenção na saúde dos adolescentes. Esperamos que este documento sirva para desencadear uma ação acelerada sobre seus problemas – declarou a médica Flavia Bustreo, subdiretora geral para a saúde das mulheres e das crianças na OMS.
A entidade destaca que há estudos demonstrando que todas as pessoas que sofrem de problemas mentais apresentam os primeiros sintomas a partir dos 14 anos. Segundo a OMS, se os adolescentes fossem tratados a tempo, “mortes e sofrimentos durante toda uma vida poderiam ser evitados”. O suicídio é apontado como a terceira causa de morte entre os jovens.
Trânsito é a principal causa entre as mortes
Os acidentes de trânsito são a principal causa de morte entre os jovens. Na maioria dos casos, os homens são as vítimas, com taxa de mortalidade três vezes superior à das mulheres. Como formas de evitar esse problema, a OMSrecomenda que países adotem medidas para aumentar o acesso a um transporte público de qualidade e seguro e reforcem as leis de trânsito ao estipular limites de álcool no sangue e de velocidade.
Entre as meninas com idades entre 15 e 19 anos, o parto foi o segundo fator de morte.
O documento alerta também que pelo menos um em cada quatro adolescentes não realizam exercícios físicos suficientes – pelo menos uma hora por dia. Em alguns países, um em cada três jovens é obeso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário