Total de visualizações de página

Seguidores

sexta-feira, 24 de maio de 2013

CARMELITAS DESCALÇOS: Frei Jerônimo Gracián de la Madre de Dios, OCD.


Por Frei Emanuele Boaga, O.Carm. Institutum Carmelitanum. Roma, 27 de junho de 2003.

            

           No cenário das origens do Carmelo Teresiano uma figura tem suscitado, nos últimos anos, um grande interesse em razão do seu papel decisivo na reforma do Carmelo ao lado de Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz. Trata-se de Jerônimo Gracián de la Madre de Dios, nascido em 1545 em Valladolid. Já sacerdote, entrou em 1572 na família teresiana em Pastrana e muito se empenhou em sua difusão.
Sendo uma pessoa gentil, fascinante e cortês, tornou-se pouco a pouco o homem mais importante da reforma, à qual serviu com todo o ardor de sua alma, guiado e sustentado por Santa Teresa de Jesus. A sua vastíssima atividade em Castilha, Andaluzia e Portugal conheceu altos e baixos. Depois da morte de Santa Teresa, sua situação na Ordem mudou rapidamente. Dela foi expulso por divergências surgidas entre ele e o Pe. Nicolau Dória sobre o modo de considerar a vocação carmelitana na fidelidade à reforma teresiana.
Foi aprisionado por piratas turcos e levado para Tunísia; é incrível o quanto fez e sofreu durante os dois anos de sua prisão. Em seus pés foi impresso, com ferro quente, o sinal da cruz para que por toda a vida a pisasse. Inclusive esteve a ponto de ser queimado vivo. Resgatado por alguns amigos espanhóis, recuperou a liberdade. Após provar sua inocência em Roma retornou ao Carmelo, mas na Antiga Observância. Fixou-se em Bruxelas na Bélgica, onde morreu no mesmo ano em que foi beatificada Santa Teresa (1614).
            No passado, a historiografia tratou de modo injusto este grande carmelita, diminuindo a sua verdadeira contribuição para a reforma, e lhe atribuindo defeitos que na realidade não tinha. Cerca de vinte anos atrás começou a desenvolver-se uma ampla revisão de sua vida e das suas atividades, tendo como base uma releitura da abundante documentação de notável valor histórico pesquisada meticulosamente nos arquivos. Mesmo que esta documentação ainda não tenha sido totalmente analisada, as conclusões dos estudos nos últimos anos estão levando, com mais embasamento na realidade histórica, a uma maior valorização da personalidade e da atividade deste filho e discípulo predileto de Santa Teresa de Jesus. Em consequência disto, o Conselho Geral do Carmelo Teresiano no dia 15 de dezembro de 1999 declarou oficialmente a reabilitação do “colaborador fiel e incansável da nossa santa madre Teresa” e revogou a sentença de sua expulsão da Ordem.
            Neste contexto deu-se uma maior atenção aos numerosos escritos, maiores e menores, do Pe. Gracián, com publicações no original e traduções em várias línguas. Entre estas obras gracianas, importantes sobretudo para o conhecimento da origem e dos primeiros desenvolvimentos do Carmelo Teresiano, a mais famosa e conhecida é sem dúvida a Peregrinación de Anastasio. Nesta obra de forte caráter autobiográfico, estão narrados pelo próprio Pe. Gracián, que foi um dos protagonistas, os inícios do caminho da reforma dos Descalços, as primeiras fundações e a sua posterior difusão, que conheceu não só sucessos, mas também lutas e adversidades numa época rica de acontecimentos políticos-religiosos. Nesta obra autobiográfica Gracián redigiu em 1612, sob a forma de uma Carta a um amigo, uma breve síntese, que no presente livrinho é oferecida pela primeira vez em tradução portuguesa, feita com esmero pelo Carmelita Secular o professor José Alberto Pedra, ao qual se deve também as precisas notas ilustrativas e explicativas.
            Quero parabenizar o professor Pedra por este empreendimento, desejando-lhe também que possa em breve completar a tradução portuguesa da Peregrinación de Anastasio. Tenho certeza de que a presente publicação ajudará a admirar sempre mais a figura do Pe. Jerônimo Gracián, o incomparável colaborador de Santa Teresa de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário