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quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

«JOGANDO VIDA» Papa Francisco em diálogo com os jesuítas da América Central


Às 15h45 de 26 de janeiro de 2019, o Papa Francisco reuniu na Nunciatura do Panamá 30 jesuítas da província da América Central, que inclui os territórios do Panamá, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, Honduras e Guatemala. Entre eles, o provincial, p. Rolando Enrique Alvarado López, o mestre de noviços, pe. Silvio Avilez e 18 jovens noviços. Assim que Francisco entrou na sala de reuniões, os jesuítas cantaram a canção "En todo amar e servir", bem conhecida na Companhia de Jesus, e depois saudaram a todos, um por um, antes de se sentar e começar a conversa.. (Antonio Spadaro SI)

Obrigado pela sua visita. Nas minhas viagens gosto de conhecer o "nosso", como costumávamos dizer quando eu era jovem [1] . Quero dizer-lhe uma coisa imediatamente: para as províncias da Companhia que se queixam de não ter noviços ... você, provincial, passa a receita para eles! Pergunte o que você quer, o que lhe interessa, que te intriga. E com base nisso, organizamos o diálogo. Eu não preparei nada. Vejo você ...

Na homilia dirigiu-se aos bispos, depois de ter falado de monsenhor Romero, citou o padre jesuíta. Rutilio Grande . Como é a causa da beatificação do Rutilio?
Eu amo muito Rutilio [2] . Na entrada do meu quarto há uma moldura que contém um pedaço de tela sangrenta de Romero e as notas de uma catequese de Rutilio. Eu era muito dedicado a Rutilio antes mesmo de me familiarizar com a figura de Romero. Quando eu estava na Argentina, sua vida me atingiu, sua morte me tocou. De acordo com as últimas notícias que recebi de pessoas informadas, a declaração do martírio está indo bem. E é uma honra ... Homens desse tipo ... Rutilio, além disso, era o profeta. Ele "converteu" Romero .
Aqui está uma visão: a dimensão da profecia, aquela de quem é um profeta para o testemunho da vida, e não apenas daqueles que são, porque ensinam lições e andam por aí conversando. Ele é um profeta do testemunho. Ele também disse o que tinha a dizer, mas foi o seu testemunho, o do martírio, que em última análise moveu Romero. Foi graça. E então se volte para eles com sua oração.

Você era um mestre novato, não é? Em que anos? 
Comecei em fevereiro ou março, não me lembro bem, em 1972. Fiz isso até o dia de Santo Inácio, em 1973, quando assumi o papel de provincial. Então, por um ano e meio.

Para você, que era o mestre de principiantes, faço uma pergunta principal. Hoje, nas primeiras décadas do século XXI, as situações são muito diferentes daquelas convulsionadas na América Latina. Mas há algo que você recomendaria aos seus noviços e que, na sua opinião, deveríamos continuar contando aos noviços agora?
Entre as coisas daqueles momentos que devem ser transferidos para hoje e que permanecem atuais, eu destacaria uma atitude: clareza de consciência. Não há lugar para pessoas dissimuladas: elas não precisam da empresa. Quando você lê as cartas de São Francisco Xavier, você vê o quanto ele mantinha as coisas conhecidas: o que Jesus faz na alma de cada um, e também como o diabo mexe e como o mundo seduz.
Este espírito deve ser combinado com grande confiança. Portanto, o mestre principiante não deve ser uma pessoa medrosa. Deve ser aberto, muito aberto, não deve ter medo de nada, não deve temer nada, e em vez disso deve ser afiado, capaz de dizer: "Cuidado com isso, olhe para aquilo que você me diz que é perigoso; isso é uma graça, continue assim ”. Ele deve saber discernir. Um homem que não tem medo, um homem de discernimento.
Portanto, clareza de consciência. Quando estou com os novatos, eu digo a eles: olha, se você não se acostumar a ser transparente agora, é melhor você sair. Porque as coisas vão ficar ruins. Afastar-se da transparência, talvez devido a uma pequenez, é algo que pode acontecer em todos os processos de crescimento. Mas tenha cuidado porque, se você não fizer isso imediatamente, chegará um tempo em que a Sociedade não saberá o que fazer com essa pessoa, porque o vínculo da fraternidade está quebrado, para sermos companheiros no Senhor. Nesse ponto, a pessoa continuará com truques, desculpas, doenças. De qualquer coisa que lhe permita fazer o que quiser. As pessoas que se comportam assim talvez vão para o céu, claro! Mas que vida má, meu Deus, que vida superficial! Melhor sair e talvez se casar, ter filhos e estar em paz. Mas viva assim,
Eu insistiria muito nisso. É claro que é uma coisa delicada. De fato, o professor envolve uma capacidade de respeito, de não ter medo, de ouvir, de encorajar. Para ser mais exigente.
Isso também pode se aplicar aos superiores. Às vezes você pode ter desejado que a pessoa não tivesse consciência, porque ele tem um problema que você não sabe como resolver. Mas é a clareza de consciência que nos torna jesuítas. Além disso, o jesuíta deve saber que o superior o ama e que o diálogo está em Deus.Em
um livro de entrevistas sobre a vida consagrada que acaba de sair eu conto uma história [3] . Fala-se de um superior. Um menino, um «professor» [4], ele estava em uma certa faculdade espanhola e sua mãe tinha câncer terminal. E na cidade onde morava sua mãe havia outro colégio da Companhia. E um dia, quando o provincial veio visitá-lo, entre outras coisas, o menino lhe disse: "Olha, minha mãe está doente. Ele terá menos de um ano de vida. Eu sei que você tem que mandar um professor para aquela faculdade. Eu gostaria de pedir que você me enviasse; assim estarei na cidade da minha mãe, por isso estarei perto dela nos seus últimos momentos ". O provincial ouviu-o com muito cuidado e respondeu: "Tenho que discernir, tenho que pensar". E o menino foi embora pacificamente.
Isso aconteceu na hora do almoço. O provincial deixaria a manhã seguinte ao amanhecer. O menino passava a tarde normalmente, e à noite parava na capela da mãe, para que tudo corresse bem ... Ficou lá até tarde e, quando foi ao seu quarto, encontrou um envelope do provincial. Ele abriu ... Era uma carta com a data do dia seguinte, em que o provincial lhe disse: «Depois de ter pensado sobre isso na presença do Senhor e ter procurado a sua vontade divina ... [e outras declarações como essa ...], e depois de ter celebrado 'Eucaristia [no dia seguinte!], Acho que você deveria ficar nesta faculdade ". O que aconteceu? O provincial teve que sair cedo e continuou com o trabalho, ele já havia escrito e deixado todas as cartas para o ministro [5], quem deveria entregá-los no dia seguinte. Mas o ministro, vendo que já era tarde da noite e já dormia tudo, os entregou imediatamente.
Aquele jesuíta não deixou a Companhia, mas ele teria todos os motivos para fazê-lo.
Então é verdade que às vezes a clareza de consciência acaba em um contra-testemunho desse tipo, em hipocrisia! Além disso, é jogado com discernimento, com missa, com tudo! Aquele superior não tinha escrúpulos. Ele era do tipo de superiores que estão sempre em equilíbrio, jogando nisso. Superiores do mundo, com o espírito do mundo. E, portanto, mesmo os superiores às vezes não ajudam a ter clareza de consciência, e eles têm a responsabilidade.
O superior deve ser muito humilde, muito fraterno e saber que chegará o dia em que ele deverá abrir sua consciência para outro superior. Eu insisto nisso: transparência. Coloque isso na sua cabeça, concentre-se nisso. Caso contrário, você será um fracasso. Vocês serão inconsistentes jesuítas. Então é melhor sair, melhor ser bons pais da família.
Eu não estou fazendo uma tragédia, mas é uma das coisas centrais da Sociedade, o que garante o amor por Cristo, o seguimento de Cristo. Eu fui formado assim ...
Como você vê, hoje, a vocação do irmão? 
Existem três vocações na Sociedade: coadjutor professos e espirituais e irmão [6]. Em 1974, na época da 32ª Congregação, que começou em 3 de dezembro, havia muita efervescência na igualdade. Pensou-se que a diferença entre coadjutor professo e espiritual era uma injustiça social. Houve alguma infiltração ideológica. Em suma, ele estava tentando fazer com que todos se professassem, então, de acordo com eles, todos seriam iguais. P. Arrupe teve que reagir. Se ela tivesse ido assim, algo da Companhia teria sido perdido. E então surgiu outra visão, também ideológica: que o serviço dos irmãos na empresa era uma espécie de injustiça social. Uma questão de "nível social" foi feita. Como se seu irmão Antonio García, o guardião do museu dos mártires em Nagasaki, fosse um "servo" no sentido clássico e sociológico do termo. Em vez disso, ele era mais sábio do que todos nós juntos aqui! E foi ele quem ajudou muitos com o seu conselho. O irmão é quem tem o mais puro carisma da Companhia: servir. Servir. Servir.
Antes de você cantar En todo amar y servir. O irmão é assim. Betão. Entre os irmãos que conheci, alguns eram "coloridos", eles tinham seus defeitos ... Alguns lutaram muito, lutaram por sua vida religiosa, como heróis, e não foram ajudados o suficiente em suas lutas e dificuldades. Eu me lembro de alguém que tinha uma consciência limpa, mas era um pouco 'dongiovanni'. Aquele pobre irmão se apaixonou o tempo todo. E ele veio com humildade e disse: "Ah, pai, não faço nada além de olhar continuamente para a namorada". Quem sabe, talvez ele nem sequer tenha que se juntar à empresa! Mas eles eram transparentes e capazes de avaliar bem as situações. Aqui existe uma vocação para o serviço de uma maneira diferente: na mesma fraternidade, com a mesma dignidade religiosa, não simplesmente sociológica, como uma vez quiseram considerá-la.
Alguns fizeram comparações e disseram: "O irmão é a mãe". Não, não, não. Isso não é bom. A mãe é a empresa e uma é suficiente. Mas o irmão é aquele que tem a cabeça no concreto, que olha para o concreto, que é conhecido por se mover no concreto, o que quer que ele faça. Como enfermeira, cozinheira, porteira, professora. Tem outra dimensão. Não é necessário avaliar o irmão segundo um perfil sociológico. Isso significa tirar seu serviço de seu próprio contexto.
Entre os irmãos que tivemos na Argentina, alguns tinham suas falhas, é claro, mas eram homens desse calibre. Eu me lembro de um deles, um homem santo. Ele era croata, fugiu de sua terra natal e acabou na Bélgica, em Charleroi, onde ele era mineiro. Ele sempre preservou a devoção. Ele queria se tornar religioso. Ele não sabia onde. Ele emigrou para a Argentina e lá entrou na Companhia. Ele era um homem muito simples. Ele estava encarregado de todo o trabalho de hardware. E, para colocar em termos de hardware, ele possuía a chave para tudo o que acontecia, ele levava as coisas como elas eram, mas ele não abria a boca a menos que o superior lhe pedisse.
Eu conheço tantos quanto ele: eles eram carvalhos. Muitos eram espanhóis que vieram para a Argentina. A província de Loyola era uma "fábrica" ​​de irmãos. Os bascos que vieram até nós, os que eu conhecia, eram todos homens de uma peça.
Por que eu faço todos esses exemplos? Para dizer-lhes que a vocação de um irmão não deve ser considerada do ponto de vista sociológico, mas do ponto de vista do que os irmãos estão de fato em sua vocação específica, como Santo Inácio os queria na Sociedade. Eu não quero exagerar, mas quando eu era provincial, talvez as mais simples e ao mesmo tempo as opiniões mais apropriadas para as ordenações me foram dadas pelos irmãos. Eles disseram: "Sim, mais ou menos ... mas preste atenção a este problema ...". Ou: "Essa pessoa tem certos defeitos, sim, mas ele também tem essa virtude ...". Em suma, nada lhes escapou. Eles tinham um olho especial. Na Companhia, o irmão tem uma grande influência no corpo coletivo e na comunidade. Deve ser promovido, como qualquer jesuíta, para dar o melhor de si mesmo. Mas a promoção não deve basear-se unicamente numa motivação sociológica ou ideológica, como se o irmão precisasse de uma promoção para se sentir uma pessoa! Se ele não se sente uma pessoa, ele deve repensar sua vocação. E o irmão não precisa de cosméticos. Esta vocação não pode ser perdida! Não sei se te respondi.

Estamos no contexto da JMJ e há várias reuniões de jovens. No dia de boas-vindas, no «Cinta Costera», falou sobre a cultura do encontro. Você está convencido de que o encontro é um tema forte para nossos jovens, invadido por tanta cultura da informação. Parece que a reunião é às vezes truncada e essa proximidade é mediada pela rede de computadores.
Veja, o mundo virtual ajuda na criação de contatos, mas não em "reuniões". Às vezes reuniões "de fábrica", seduzindo você com contatos. Aqueles que viram isso bem sob o aspecto filosófico foram Zygmunt Bauman. Ele escreveu seu último livro com seu assessor italiano e morreu enquanto trabalhava no último capítulo. A viúva deu ao assistente, dizendo: "Você termina e publica, coloca também o nome do meu marido", porque era um de seus discípulos e o conhecia bem. E ele publicou em italiano [7] . É chamado líquido Nati , isto é, inconsistente. Mas na tradução alemã o título é Die Entwurzelten , "Sem raízes". Na mentalidade alemã, aqueles que nascem líquidos não têm raízes. Perfeito. Isso mesmo.
O que o mundo puramente virtual faz, se é isolado em si mesmo? Dá-lhe satisfação, dá-lhe um consolo artificial, mas não o mantém unido às suas raízes. Ele envia você para a órbita. Isso tira sua dimensão concreta. Isso corre o risco de ser um mundo de contatos - eu disse aos bispos - mas não é um mundo de reuniões. E isso é perigoso, muito perigoso. E com isso em mente, os jovens devem receber uma direção muito séria. Uma direção a partir da qual eles não devem se sentir desapropriados, mas enriquecidos. Aqueles de vocês que trabalham com jovens, por exemplo em faculdades, têm a tarefa de ajudá-los a se encontrar.
E em que consiste a crise atual do encontro? É uma crise de raízes. A geração de meios - pelo menos na Europa e na minha terra natal - isto é, os pais dos jovens, não tem o poder de transmitir as raízes. Porque são pessoas dilaceradas, muitas vezes em competição com seus filhos. Avós estão dando raízes. Eu ainda estou na hora de fazer isso. As raízes dão a ela as antigas. É por isso que, quando digo que os jovens têm que conhecer pessoas idosas, não expresso uma ideia romântica. Deixe eles conversarem. No começo, os jovens dizem que estão cansados, ficam entediados, ficam em silêncio.
Eu tive a experiência de jovens e grupos de jovens que foram oferecidos a oportunidade de ir e tocar violão para os convidados de um lar de idosos. Eles responderam: "Não, eles são velhos". Mas então, quando foram visitá-los, não quiseram ir. Uma música e depois outra. "Por que você não canta isso para mim?" E "No meu tempo ...", e assim por diante: os antigos despertam ... E eu me refiro ao capítulo 3 do livro de Joel: os velhos sonharão e os jovens profetizarão. Os idosos começam a sonhar, a contar, e os jovens começam a profetizar: não o que os antigos lhes disseram, mas sim os sonhos dos velhos que despertam neles.
Isso é reunião. Isso é realidade. Mas é importante ir às raízes. O que a cultura virtual nos oferece é algo líquido, gasoso, sem raízes, sem tronco, sem nada. O mesmo acontece no campo econômico e financeiro. Nesses dias, eu estava lendo uma notícia na reunião de Davos que a dívida geral dos países é muito maior do que o produto bruto de todos juntos. É como o golpe da corrente de Santo Antônio: os números incham, milhões e bilhões, mas abaixo não há nada além de fumaça, é tudo líquido, gasoso e, mais cedo ou mais tarde, entrará em colapso. 
A virtude que hoje é necessária para todos, e especialmente para um jesuíta, é a concretude. Como aquele confessor que tivemos no Colegio Máximo, que confessou à noite. Ele era muito velho. Enquanto fazíamos o exame de consciência, alguns se confessavam e, diante de sua porta, havia sempre uma fila. Ele rapidamente confessou, ele disse algumas palavras. Mas um de nossos camaradas, um tipo angélico, muito espiritual, nos disse um dia que uma vez ele havia confessado a ele e que nunca mais voltaria. "Ele me maltratou, ele me atacou", disse ele. E, claro, ficamos intrigados ... o que esse anjo disse para ser repreendido assim? E ele nos disse: "Comecei a contar-lhe as minhas dificuldades. E ele disse: cuspa o sapo, cuspa o sapo! " Em resumo, ele estava acostumado a ouvir coisas grandes, então quando ele vinha lhe contar coisas angélicas, tão líquidas, ele não acreditava em nada e depois insistia para que ele se revelasse. Concretude!
Mas como ter certeza de que os meninos são concretos? P. La Manna, que agora está no Istituto Massimo, em Roma. Este homem conseguiu concretizar em seu instituto, uma das escolas mais chiques de Roma; ele conseguiu criar um espírito social impressionante com os meninos. Concretude. Através das pequenas coisas etéreas. Vida espiritual concreta. Vida comprometida, concreta. A vida da amizade, concreta. Concretude. É com isso que salvaremos o homem. Mas volto ao diálogo com os antigos: por favor faça antes que seja tarde demais! Porque é uma âncora que pode salvar nossa juventude.

Vendo o testemunho que caracterizou a Companhia de Jesus na América Central, o que você acha que podemos trazer para a Igreja universal? 
Na América você foi pioneiro nos anos de lutas sociais cristãs. Você foi pioneiro. Se p. Arrupe escreveu a carta sobre os cristãos e "análise marxista"para falar sobre a realidade da teologia da libertação, é porque havia um jesuíta que estava um pouco confuso. Não com más intenções, mas ele estava confuso, e naquele momento seu pai tinha que consertar as coisas. Devolva-os ao foco. Então, quem condenou a teologia da libertação, condenou todos os jesuítas da América Central. Eu ouvi condenações terríveis. E quem aceitou, aceitou tudo sem fazer distinções. Em qualquer caso, a história ajudou a discernir e purificar. Eles são processos de purificação. Mas se não estou enganado, você foi pioneiro, com seus pecados, com seus erros, mas mesmo assim pioneiros.
Naquela época, um dia peguei o avião para ir a uma reunião. Saí de Buenos Aires, mas como o ingresso era mais barato, parei em Madri e depois fui para Roma. Um bispo da América Central embarcou em Madri. Eu o cumprimentei, ele me cumprimentou; nos sentamos um ao lado do outro e começamos a conversar. Perguntei-lhe sobre a causa de Romero e ele respondeu: "Nós nem sequer falamos sobre isso, apenas não. Seria como canonizar o marxismo ". Foi apenas o prelúdio. Ele continuou nesse ritmo. Também no episcopado havia visões diferentes, havia também aqueles que condenavam a linha da Companhia. E de fato esse bispo passou de criticar Romero a criticar os jesuítas da América Central. Mas ele certamente não era o único a pensar assim. Na época, alguns outros membros da hierarquia eclesiástica estavam muito próximos dos regimes da época, estavam muito "inseridos".
Em uma reunião em Roma, encontrei um provincial, acusado de ser esquerdista. Eu o questionei sobre a teologia da libertação, e ele me deu uma visão muito objetiva e até mesmo crítica de alguns jesuítas, mas me mostrando qual era a direção positiva; para aqueles que viam tudo isso de fora, tudo parecia muito, muito difícil de aceitar. A ideia era que canonizar Romero era impossível porque esse homem não era nem cristão, ele era marxista! E então eles o atacaram. Naquela tempestade também havia boas sementes. Alguns exageraram, sim, mas depois voltaram. Sempre houve exageros.
Alguém disse a ela maior que os outros, é verdade, mas a substância era diferente. Você tem estado cheio dessa revolta. E seria bom se você relesse a história desses homens. Havia pessoas como Rutilio, que nunca pulou, e fez tudo o que ele tinha que fazer. Do ponto de vista ideológico, ele nunca se perdeu e, em vez disso, havia alguém que se sentia um pouco perdido naquelas partes, porque estava apaixonado pela filosofia de certo autor e, com base nisso, releu e interpretou os fatos. Mas são coisas humanas, compreensíveis em circunstâncias difíceis.
As ditaduras que você teve na América Central foram terror. O importante não é ser oprimido pela ideologia de um lado ou de outro, e nem mesmo pelo pior de todos, que é a ideologia asséptica. «Não se intrometer»: esta é a pior ideologia. Foi a atitude daquele bispo que se encontrou no avião, que era um asséptico. Arrupe sobre isso foi muito claro no discernimento que ele fez. Ele defendeu a todos, mas depois corrigiu cada um em particular sobre o que tinha que corrigir, se tivesse que corrigir alguma coisa. Isto é típico do superior, defendendo todos ... E, portanto, a declaração de consciência é importante, porque nela aperte as vinhas apertadas. Esta é minha opinião.
E hoje nós rimos quando nos preocupamos com a teologia da libertação. O que faltava então era a comunicação fora de como as coisas realmente eram. Havia muitas maneiras de interpretá-lo. Certamente, alguns expiraram na análise marxista. Mas vou lhe contar uma coisa engraçada: o grande e perseguido Gustavo Gutiérrez, o Peru, concelebrou a Missa comigo e com o então prefeito da Doutrina da Fé, cartão. Müller. E isso aconteceu porque Müller trouxe para mim como seu amigo. Se alguém naquela época tivesse dito que um dia o prefeito da Doutrina da Fé teria levado Gutiérrez a concelebrar com o Papa, eles o teriam tomado bêbado.
A história é o professor da vida. Você vai aprendendo. Uma das coisas que me fez muito bem em um momento de minha existência foi ler a História dos Papas de Ludwig von Pastor ... um pouco longo, 37 tomos! Eu descobri acima de tudo a era da expulsão da Companhia, mas não só isso. A história nos ensina. Sem ir muito longe, sugiro que leia os quatro volumes de Giacomo Martina, grande professor de Gregoriano, sobre a história da Igreja desde Lutero até os dias atuais. É uma leitura agradável, porque teve uma boa prosa. Ele irá guiá-lo através dos problemas do modernismo ... Use o histórico para entender as situações. Sem condenar as pessoas e sem santificá-las antecipadamente. Não sei se te respondi.

Em breve, alguns de nós faremos a profissão de votos. O que você pode nos dizer?
Que os votos são perpétuos! Eles não são perpétuos para o superior que os recebe, mas para você que os pronuncia, sim [8] . E isso não é brincadeira. Se alguém não se sentir bem, não faça, leve mais tempo. Tentar? Não, não mesmo. De sua parte, eles são perpétuos, por toda a vida.
Jogando para a vida: é uma das coisas mais arriscadas que existem hoje. De fato, estamos em um momento em que o provisório prevalece sobre o definitivo. Sempre. Por exemplo, é dito: "Eu me casei toda a minha vida ... enquanto durar o amor". Em resumo, é como se eu dissesse: "Eu me casei por três ou quatro anos, então, no primeiro conflito, no primeiro esfriamento do amor, procuro outro companheiro". Um bispo visitante disse-me que um jovem advogado, apenas um graduado, vinte e três, zeloso, em grupo, lhe dissera: "Quero ser padre por dez anos!" Aqui está o temporário! Há um livro de José Comblin de quarenta ou cinquenta anos atrás, não rastreável, que se chama O provisório e o definitivo e fala da filosofia da cultura que emerge hoje: a do provisório. Tudo está lá enquanto dura. Enquanto durar o consolo, até que me tratem bem ...
E às vezes a vida não te trata bem, te trata como um delinquente. E se você ama aquele que foi tratado como um criminoso, você não pode deixar de suportar. É definitivo, com tudo o que envolve a "terceira semana" dos Exercícios Espirituais [9] . Com tudo isso significa o diálogo entre as "Duas Bandeiras" [10], que não é uma descoberta cavalheiresca de Inácio, mas é a sua experiência. Isso implica pedir para ser humilhado, sofrer humilhações, pelo amor de Cristo, sem ter dado razão. Os votos são perpétuas, com um estilo de vida que deve ser a dos exercícios, de acordo com o qual você pode enviar para fazer qualquer trabalho, qualquer coisa: tempo ensinando religião para crianças do que para ensinar na universidade, ou fazer, você sabe, o 'balanceador em um circo ... A Companhia pode mandar você para fazer qualquer coisa. Isto é o que quero dizer por definição. O tempo definitivo; o estilo, o dos Exercícios; disponibilidade, para qualquer coisa. Amar e servir, como você cantou no começo. Você não disse para simpatizar e dar uma mão. Amar e servir é o núcleo. Não tenha medo! Coragem.

Eu tenho uma pergunta sobre a enculturação sobre os povos da nossa América. Eu falo na primeira pessoa, porque eu pertenço à cultura maia. O que você acha daqueles padres e bispos diocesanos que buscam aprovar os jovens desde os primeiros momentos de formação? Na prática, infelizmente, o treinamento se torna ofuscado e a identidade é coberta. O que você acha daqueles sacerdotes que não se sentem mais sintonizados com as pessoas de quem vieram?
Minha avó estava muito interessada em catequese. Ele nos explicou que na vida tínhamos que ser humildes e não esquecer que nascemos em uma família humilde. Ela, que era do norte da Itália, nos contou sobre uma família que mandou uma criança para uma universidade em um país italiano. Ele disse que foi um fato que realmente aconteceu. Era uma família de camponeses. O filho não retornou até se formar. Ele não teve a chance de voltar. E uma vez em casa, ele começou a perguntar ao pai: "Qual é o nome dessa ferramenta? E qual é o nome daquele outro? "Esta é a pá, meu filho." "Ah, a pá. E essa outra ferramenta, qual é o nome dela? «O martelo». "Ah, o martelo." Ele crescera lá, mas não conseguia lembrar de nada. "E essa outra ferramenta, qual é o nome dela?" E seu pai lhe disse. Houve também um ancinho. E a criança, distraidamente ele pisou. O ancinho girou e bateu na cabeça dele. E ele exclamou: "Droga, o ancinho!" [Aqui o Papa imita o gesto, provocando hilaridade geral ]. 
Aqueles que esquecem sua cultura realmente precisam de um raked no rosto. É terrível quando a consagração a Deus nos faz esnobes, faz-nos subir na classe social em direção a um que parece mais educado que o nosso. Todos devem preservar a cultura da qual ele vem, porque a santidade que ele quer alcançar deve basear-se nessa cultura e não em outra. Você que vem dessas culturas, não estrelas em sua alma, por favor! Seja maya até o fim. Jesuíta e maya. 
No outro dia p. Lombardi me disse que estava trabalhando na causa da beatificação de Matteo Ricci e me contou sobre a importância de sua amizade com Xu Guangqi [11], o leigo chinês que o acompanhou e que permaneceu secular e chinês, se santificando como chinês e não como italiano como Ricci. Isso é manter a cultura de alguém.
Hoje almocei com os jovens. Eles vieram de todos os lados: de Burkina Faso, da Índia, dos Estados Unidos, da Austrália, da Espanha. Foi lindo. E havia uma garota centro-americana, indígena, que queria usar maquiagem de acordo com suas tradições. Uma pessoa "iluminada", vendo-a assim, teria dito com ironia: aqui está a "indiazinha", toda pintada! Eis que, quando a "pequena india" falou, ela deu um grande golpe àqueles que não respeitam a mãe terra. Essa menina falou, de sua cultura, com uma capacidade tal intelectual que, eventualmente, quando aqueles da Sala de Imprensa me perguntou quem eu poderia trazer para as entrevistas, eu disse traga quem você quiser, mas você tomá-lo, com certeza, porque eles dizem coisas que ninguém diria. Aquela garota, militante, católica, eu acredito que seja professora profissional, ele não perdeu sua cultura, ele fez crescer! Então, aqui está o que eu quero dizer: devemos nos inculturar até o fim.
Em 1985, em nossa faculdade de teologia de São Miguel, fizemos um congresso sobre "A evangelização da cultura e a inculturação da fé" [12].. Aqueles foram os anos de Puebla. Houve intervenções que pareciam escandalosas para alguns. Lembro-me que uma vez fui a Roma para alguns assuntos e visitei a Congregação para o culto divino. Um dos especialistas que lá trabalhava, falando sobre inculturação, me disse: "Estamos progredindo. Agora permitimos que os japoneses reverenciassem o altar em vez de beijá-lo. Porque para eles, beijar não significa nada ». É esta a grande inculturação de um escritório na Cúria? Então é inútil! É você quem deve dizer o que a inculturação é baseada em sua experiência. Mas você, por favor, não mude a cultura. Lembre-se do ancinho.

Como você encontra esta região da América Central e o que podemos fazer?
Você é muito "colorido" ... no melhor sentido, quero dizer. Esta é uma terra de cores. Penso na cultura brasileira, afro-brasileira, como terra de sons, danças, festivais. Em vez disso você é uma terra de cores ... Eu sinto isso assim. É uma terra de cores. É a primeira vez que ponho os pés no Panamá, e falei sobre isso na mesa com o núncio, que me ajudou a encontrar a palavra certa, porque achou que era como eu: aqui há "nobreza". É uma terra de nobreza. Panamá é. Isso me surpreendeu. Você é uma condensação de cores, no sentido mais rico e mais simbólico da palavra. É minha percepção. E certamente aqui para um mestre noviço discernir que pode ser mais difícil, especialmente no momento da inculturação, a expressão colorida de seu povo. Mas é lindo.

Após uma hora de reunião, os líderes da viagem avisam o Papa que é hora de partir. O papa diz para fazer outras duas perguntas breves. Aqui está o primeiro: dos jesuítas, que atitude temos em relação à política? 
Hoje, no almoço, uma garota da Nicarágua me fez a mesma pergunta. A doutrina social da Igreja é límpida e tornou-se cada vez mais explícita através de vários pontificados. Sobre isso, Evangelii gaudium é muito claro . Além disso, o Evangelho é também uma expressão política, porque tende à polis, para a sociedade, para toda pessoa e sociedade, para todas as pessoas como elas pertencem à sociedade. É verdade que a palavra "política" é às vezes até desprezada e entendida apenas como a lógica do partido, do sectarismo político, com tudo o que isso implica na América Latina em matéria de corrupção política, assassinos políticos e assim por diante. Compromisso político com um religioso não significa militar em um partido político. É claro que alguém deve votar, mas a tarefa é ficar acima das partes. Mas não como alguém que lava as mãos, mas como alguém que acompanha as partes para chegar à maturidade, trazendo o ponto de vista da doutrina cristã. Na América Latina nem sempre houve maturidade política.
Aproveito a pergunta para mencionar alguns problemas que, para mim, têm relevância política. O primeiro é o da nova colonização. A colonização não é apenas o que aconteceu quando os espanhóis chegaram e os portugueses tomaram posse da terra. Esta é uma colonização física. Hoje, as colonizações ideológicas e culturais estão na moda, são elas que estão dominando o mundo. Na política, você deve analisar bem o que é a colonização de nossos povos hoje.
O segundo é o da nossa crueldade. Eu disse a um político europeu, que respondeu: "Pai, a humanidade sempre foi assim, só que agora percebemos isso com a mídia". Ele pode estar certo. Mas a crueldade é terrível. Até mesmo as torturas mais refinadas são inventadas, o humano é degradado. Estamos nos acostumando com a crueldade.
O terceiro diz respeito à justiça e é desesperança. Ontem fiquei feliz quando saí do Instituto da Criança, porque vi todo o trabalho que eles fazem lá para reconstruir a vida de pessoas, meninos, meninas muito degradadas por crimes, para reinseri-las. Mas a cultura da justiça aberta à esperança ainda não está bem estabelecida.
No final do encontro, um jesuíta da Nicarágua se aproxima e dá ao Santo Padre uma carta de um menino que está agora na prisão, dizendo: "Ele é um coroinha desde os nove anos de idade e seu grande desejo era vir para o Dia Juventude Mundial ". Então outros jesuítas se aproximaram com presentes. O primeiro foi o que o Panamá chama de "cocobolo", um objeto feito de madeira tropical da América Central, que representa o monograma IHS., apenas da Companhia de Jesus, com o pedido de colocá-lo no lugar onde ele orou pela manhã. O Papa, rindo, diz: "E se eu orar à tarde?" Todos riem. O provincial adverte que será de cor mais escura ao longo do tempo. Então ele foi dado um pano feito com tecidos de vários países da América Central. A bandeira do "Magis", uma iniciativa inaciana envolvendo jovens entre as idades de 18 e 30 anos, também é trazida ao Papa pelos voluntários do "Colegio Javier" do Panamá na JMJ. O papa é convidado a apor uma assinatura na bandeira. A seguir são oferecidos outros presentes pessoais. O encontro, que durou cerca de uma hora e 10 minutos, termina com uma foto e a oração «Ave Maria».

[1] . "Nossa" é uma expressão tradicional dos jesuítas para se indicarem. As "províncias" são os territórios em que a Companhia está dividida no mundo. Os "noviços" são jovens religiosos em sua primeira formação.
[2] . Veja JM Tojeira, "O Martírio de Rutilio Grande", em Civ. Catt. 2015 II 393-406.
[3] . Cf. Papa Francisco, A força da vocação. Vida consagrada hoje. Conversa com Fernando Prado , Bologna, EDB, 2019.
[4] . O "magistério" é uma etapa da formação jesuíta entre o estudo da filosofia e o da teologia. É dedicado ao trabalho apostólico.
[5] . O "ministro" nas casas da Companhia é aquele que cuida da vida concreta da comunidade religiosa, como o responsável pela casa.
[6] . O corpo da Sociedade contempla três vocações. A dos sacerdotes professos é composta por aqueles que pronunciaram os três votos de pobreza, castidade e obediência, e fizeram um voto especial de obediência ao Papa (quarto voto). O segundo é constituído por padres "coadjutores espirituais", que pronunciam apenas os três votos simples. A terceira é a dos irmãos, que são religiosos, não sacerdotes, e pronunciam apenas os três votos simples. A escolha entre o sacerdócio e a vida dos não-sacerdotes religiosos é geralmente feita pelo próprio sujeito no momento de sua entrada na Sociedade. Em alguns casos, a pessoa entra "indiferente" e a escolha é feita depois do discernimento durante o período de noviciado.
[7] . Z. Bauman - Th. Leoncini, nascido líquido , Milão, Sperling & Kupfer, 2017.
[8] . Os "primeiros votos" dos jesuítas, feitos no final do noviciado, são considerados perpétuos para quem os pronuncia. Portanto, eles não são "renovados" a cada três anos, como acontece em outros institutos religiosos. Em vez disso, eles são "lembrados" anualmente até que os "votos finais" sejam proferidos como coadjutores professos, espirituais ou irmãos, no final da formação e, para os sacerdotes, após a ordenação. No entanto, os primeiros graus são solventes simplesmente pelo superior provincial.
[9]   . Esta é a terceira etapa dos Exercícios Espirituais, na qual o mistério da Paixão do Senhor é contemplado.
[10] . É uma meditação da "segunda semana" dos Exercícios, antes de avançar para a eleição do estado de vida. Inácio pede para meditar sobre "como Cristo chama e quer todos sob sua bandeira, e Lúcifer, pelo contrário, sob o seu", também "vendo o lugar", isto é, imaginando a "região de Jerusalém como um grande campo, onde o capitão geral do bem é Cristo nosso Senhor; e na região da Babilônia, como é o outro acampamento, onde a cabeça dos inimigos é Lúcifer ". O objetivo é "pedir conhecimento do mal do mau patrão e ajudar a enxergá-lo; e conhecimento da verdadeira vida que o Capitão Supremo e Verdadeiro indica e graça para imitá-lo ".
[11] . Xu Guangqi (1562-1633), de Xangai, conheceu Matteo Ricci e colaborou com ele. Ele recebeu o batismo aos 41 anos e estudou a doutrina cristã em profundidade. Veja A. Jin Luxian, "Xu Guangqi. O companheiro chinês de Matteo Ricci " , em Civ. Catt. Eu 2016 282-297.
[12] . O Padre Bergoglio fez o discurso inaugural e fez a saudação final (cf. JM Bergoglio, "Fé em Cristo e Humanismo", em Civ. Catt. 2015 IV 311-316). Em sua reflexão, ele enfatizou o fato de que as diferentes culturas, fruto da sabedoria dos povos, são um reflexo da Sabedoria de Deus, a sabedoria humana é a contemplação que se origina do coração e da memória dos povos. É um lugar privilegiado de mediação entre o Evangelho e os homens e é fruto do trabalho coletivo ao longo da história. Assim, na tarefa de evangelizar as culturas e de inculturar o Evangelho, a necessidade, por um lado, de uma "sábia contemplação das culturas" e, por outro, de "uma santidade que não teme o conflito e é capaz de constância e paciência »apostólica, vencendo com parresia  todo medo e todo "extremismo central". Fonte: www.laciviltacattolica.it

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