Total de visualizações de página

Seguidores

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

OLHAR SOBRE A DIOCESE DE ESTÂNCIA-SE: Bispo Marco Eugênio comenta polêmicas surgidas na Diocese de Estância

 

No último sábado 05, o bispo da cidade de Estância, Dom Marco Eugênio Galrão, divulgou nota com esclarecimento sobre dois casos polêmicos ocorridos na Diocese de Estância no ano de 2012. O primeiro foi o caso do diácono Rafael dos Santos que, no último mês de abril, foi alvo de denúncias, dando conta que mantinha “relacionamento” com menores de 18 anos de idade. Por essa razão, foi afastado da ordem e acabou vindo a óbito após ingerir altas doses de medicamentos. O segundo foi o caso do Padre José Ribeiro da Costa que,em outubro passado, dentre outras coisas, foi acusado de adquirir um carro modelo Hilux, em seu nome, com o dinheiro da paróquia e, por consequência, foi afastado das suas atividades sacerdotais.

A polêmica e a comoção generalizada que se ocasionaram após os dois casos levaram a Diocese de Estância a publicar os esclarecimentos. “A Diocese divulgou essa nota com o objetivo de esclarecer os fatos, para que não reste mal entendido algum sobre as atitudes tomadas em relação a esses dois casos”, afirmou o Bispo Marco Eugênio.

De acordo com ele, ambos os acusados além de não se defenderem das acusaçãoes, também as assumiram, quando questionados pela Diocese. Consta na nota, inclusive, que no caso do diácono Rafael, após o seu afastamento, seguiram-se outras denúncias da mesma natureza em Estância (vizinhos, colegas e conhecidos) e em Boquim. “Comuniquei-lhe que, por prudência, seria suspensa ‘sine die’ a sua ordenação, até que fosse feita a apuração objetiva dos fatos e, se comprovados, isso inviabilizaria a sua ordenação sacerdotal”, explicou o Bispo na nota.

Ainda segundo o comunicado, o Padre Ribeiro, por sua vez, apresentou Carta de Renúncia após conversar com um amigo do Conselho Presbiterial, onde dizia: “depois de ponderar todas as coisas diante do Senhor, sumo e terno Sacerdote, pelo bem dos fieis da Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, em sinal de profunda contrição, livre e espontaneamente renuncio ao ofício eclesiástico de Pároco de Nossa Senhora de Guadalupe na cidade de Estância/SE, apresentando, como causa justa proporcionada, a necessidade de um tratamento adequado para melhor desempenhar o seu múnus de pároco”.

O Bispo Marco Eugênio Galrão também se referiu ao problema encontrado quanto às contas bancárias que havia em nome da Diocese, não assinadas pelo seu representante legal, sem procuração do mesmo e sem prestação dos gastos das contas. “Qualquer atentado contra a vida, contra a castidade, contra a dignidade humana jamais pode ser defendida por um padre, mesmo que se trate de um amigo ou parente. A cumplicidade no erro nãoé caridade”, afirmou o Bispo, na nota de esclarecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário