Total de visualizações de página

Seguidores

sábado, 9 de agosto de 2014

Edith Stein: Considerações Sobre a Mulher


Curso de Formação Carmelitana Módulos EM Módulo VI - Testemunhas da Vivência Carmelitana.
Frei Emanuele Boaga, O. Carm.
Ir. Augusta de Castro Cotta, CDP. Roma 2003.

1 - Mulher: imagem de Deus

O SENTIDO da existencia especificamente feminina Localidade: Não PODE Ser compreendido somente pelas Relações Homem-mulher. Dado that essas Relações Acham se intimamente ligadas à Reprodução, E indispensável LeVar los Conta OS Vínculos Particulares that ligam a Mãe uma SEUS Filhos. Por Lado Outro, ja se mostrou com precisão Suficiente Que Toda Criatura E Feita a Imagem de Deus, e POR conseguinte, o Ser feminino DEVE ter, ELE also, Uma Parte nessa função de Imagem. Em suma, Sera necessario perguntar-se, Quanto Go to this SENTIDO ÚLTIMO fazer Ser feminino, se ELE PODE Ser Realizado Unicamente Pelo Casamento e Pela matemidade, OU SE PODE Ser Realizado de Outro Modo. ( La femme et sa Destinée, Bibli. Catholiquc, Amiot et Dumont, Paris 1956, p. 59-60).

 2 - A Mulher no judaismo

A Esposa-Mae goza de Alta estima nenhuma seio da familia (judaica) fama e SUA ultrapassa los Muito OS Limites da Casa. Ela Cuida do Bem-Estar da Casa e de Todos os SEUS Habitantes, abre como Mãos AOS Pobres, Merece Toda a Confiança do Marido. MESMO OS FILHOS Adultos um consultam e ouvem SEUS Conselhos. Ela abre um parágrafo boca exprimir a Sabedoria, ea lei da ternura repousa SOBRE SUA LINGUA. Tudo Isto É LHE Acontece o Porque Ela teme o Senhor. Ai reside o Segredo da eficacia de SUA ATIVIDADE e de SEUS Sucessos. Em algumas familias judaicas, Que se mantiveram Fiéis á Tradição do Antigo Testamento , A Mulher mantém ATÉ Hoje Seu Prestígio de rainha. Cabe-LHE um sublime Tarefa de Por Filhos No Mundo e Cuidar, Nao somente fazer Seu Bem-Estar Físico, mas also Educa-los sem Temor faz Senhor. ( La femme et sa Destinée , p. 60-61).

 3 - Maria de Semper ao Lado do Senhor

Vemos Semper Maria ao Lado do Senhor. O Serviço Que ELA LHE presta E Imediato, e imediatamente Ela interceda Pelos Homens Junto a Deus. E um recebe Graça Que ELA fazer o logotipo Senhor uma derrama SOBRE OS Homens. María de: Não represen o Senhor, mas o de sempre Acompanha; e nisto o Lugar Que ELE Ocupa E Semelhante AO de Eva Junto AO Adão Primeiro. Se Ocupa ESSE Lugar, não entanto, Nao E POR Causa fazer Senhor, mas POR Causa de NOS. E se Maria e A Mãe dos vivos, Nao E o Porque posteriormente TODAS es Gerações iriam Nascer Dela, mas o Porque Seu amor amor materno Abrange TODO o Corpo Místico EO Senhor, Que é Sua Cabeça. Em SUA virgindade, ELA E uma pura e Primitiva Imagem da Mulher, e Isto É MESMO Pelo Fato de Ela se MANTER Junto AQUELE Que É um TODO Homem Imagem de originais, e conduzir a Humanidade parágrafo Ele. ( La femme et sa Destinée , p. 62)

4 - A imitação de Maria

Se Maria e um original Imagem da pura feminilidade, a imitação de Maria Devera Ser uma meta de Toda a Instrução das Moças. E, se FOI ÀS confiado Mãos da Rainha do Céu DISTRIBUIR como Graças, Sera necessario, parágrafo atingir a meta da Educação, Nao somente elevar o Olhar Para Ela, mas Antes de Tudo apegar-se a Ela com Toda a Confiança. A imitação de Maria Localidade: Não Difere da imitação de Cristo Pelo Simples Fato de Maria ter Sido a Primeira a imitar a Cristo. FOI also O Primeiro e Mais Perfeito RETRATO de Cristo. E POR ISSO MESMO uma imitação de Maria Localidade: Não E somente Dever das Mulheres, mas de TODO Cristão. Pará como Mulheres, não entanto, ESSE Caminho E singularmente precioso, POR Leva-las a Imagem do Cristo UMA Que É Própria de SUA condição feminina. ( La femme et sa Destinée , p. 66).

 5 - Ética Profissional

Por Ética Profissional Queremos referir-SOE á atitude permanente da alma UO à totalidade dos Habitos Que se manifestem na Vida Profissional de UMA Pessoa, enquanto principios formadores Que se exercem de Dentro Para Fora. A Ética E essencialmente determinada Pela atitude Pessoal Que se manifes nenhuma Exercício da Profissão. QUEM que sejam considerados Seu trebalho Como Simples Fonte de lucro OU mero passatempo, ha de Realiza-lo diversamente daquele parágrafo QUEM o trabaIho á Uma " vocação ", propriamente Falando, e Que se Sente Chamado a ELE. No estrito SENTIDO, somente no Segundo Caso E Que se PODE Falar de Ética Profissional. ( La femme et sa Destinée , p. 78-79).

 6 - A Profissão da Mulher Naturais

Existe UMA Profissão da Mulher naturais, e Que atitude de alma Exige? Somente UMA Pessoa cega Pela Paixão polêmica PODE Negar o Fato de Que evidenciados O Corpo ea Alma da muiher foram criados Pará Fins Particulares. E e Palavra do Evangelho Exprime claramente Aquilo Que uma Experiência de Cada Diâmetro ENSINA HÁ muitos   Séculos:   A Mulher se Acha destinada a Ser uma companheira do Homem ea Mãe dos Homens. Seu Corpo was Feito parágrafo Isto É, e parágrafo Este FIM igualmente se Acha orientada a SUA alma Trata-se aquí de hum Fato empíricamente evidenciados that also decorre do Princípio da " anima forma corporis '(Alma forma do Corpo) de Santo Tomas. E Como Corpos OS São constituídos de Modo TÃO fundamentalmente diverso a despeito de Tudo Aquilo Que a Natureza Humana possui los Comum, E DEVE Certo Que Existir UMA Diferença profunda Nos tipos de alma. A Mulher se inclina parágrafo Tudo Aquilo Que É vivo e Pessoal e tende a apreendê-lo totalidade los SUA. Cuidar, Proteger e conservar, Alimentar e Sustentar eis o Que caracteriza SUA necessidade autenticamente naturais maternas. ( La femme et sa Destinée , p. 80).

 7 - Maria, Mãe e Serva

No centro de SUA Vida se Acha Seu Filho. Espera Seu nascimento los Bem-aventurada Expectativa, Cuida-o in SUA infância, Segue-o Por Todos OS SEUS Caminhos, Próximos UO afastados, Como ELE deseja. Sustenta-o, Morto, nos SEUS Braços; executa o Seu testamento. Mas Tudo Isto É ELA O Faz de: Não Como se Fosse SUA Causa Pessoal.   Ela á uma serva do Senhor, É Tudo ISSO POR ELE E o Porque designada. Por ISSO Localidade: Não Trata o Filho Como se Fosse SUA Propriedade especial: recebeu-o das Mãos de Deus e As Mãos divinas o Entrega, sacrificando-o no Templo e acompanhando-o comeu uma cruz. ( La femme et sa Destinée , p. 84).

8 - Maria, modelo da Vida Profissional

Pensemos los Maria NAS bodas de Caná: a Seu Olhar obsevador de: Não Escapa Coisa alguma e logotipo Percebe o Que ESTA faltando. Antes Que alguem o Faça um Menor Observação, Antes Que se perceba o Menor embaraço, ELA JÁ encontrou o Remédio. Acha o Remédio EO Caminho, AD como Indicações necessárias É Tudo discretamente, SEM SE Fazer Notar. Que ELA SIRVA de Exemplo A Mulher na SUA Vida Profissional. Possa also ESTA, qua SEJA para o Lugar Onde estiver, cumprir SUA Tarefa não e Silêncio na obediência consentida, SEM procurar Chamar a Atenção SOBRE si, NEM procurar nenhuma aprovação. E POSSA ELA, AO MESMO tempo, com Cuidar Um Olhar vigilante de TODAS como circunstáncias Que se apresentarem, um Fim de perceber uma falha Menor, de ver se alguem necessità de Auxilio, O Que LHE permitirá imperceptivelmente Exercer, na Medida de SUAS Possibilidades, UMA Ação equilibradora. ( La femme et sa Destinée , p. 89-90).

9 - A Colaboração    dos sexos na Vida Profissional

Uma Salutar Colaboração dos Dois Sexos nenhuma seio da Vida Profissional Localidade: Não Será, será Possível a Localidade: Não   Ser nenhum dia los Que O Homem ea Mulher tomarem consciencia de SUAS Particularidades Próprias. Deus CRIOU o SER HUMANO macho e femea, e Ambos à Sua Imagem. Somente como Particularidades masculina e feminina, desenvolvidas plenamente e lhes Toda a Pureza SUA, poderão dar um Mais elevada semelhança com Deus ea Mais forte penetração de Toda a Vida terrestre pela Vida divina. ( La femme et sa Destinée , 100 p.).

 10 - Igreja, Corpo Místico de Cristo e Templo do Espírito Santo

Se UMA Comunidade Humana PODE naturais Ser Bem Mais Que UMA Simples Associação de indivíduos distintos, se PODEMOS ver aí UMA tamanha Intimidade that val Ate a Unidade Orgânica, Isto É AINDA Mais verdadeiro da Comunidade sobrenatural da Igreja. A União da alma com o Cristo Difere da Comunhão Entre Duas PESSOAS terrestres: começada Pelo Batismo É sempre de novo reforçada Pelos To Us Link sacramentos, E UMA Integração e UMA Circulação de seiva (cf. o Símbolo da vinha e dos ramos). ESSE ato de União com o Cristo implica UMA LigAção Membro um Membro between de Todos os cristãos. ASSIM a Igreja assumir uma Figura de Corpo Místico de Cristo. ESSE Corpo e hum Corpo vivo, EO Que o Espírito anima E o Espírito do Cristo Que, partindo da Cabeça, se derrama Por Todos Membros OS; o Espírito Que emana do Cristo E o Espirito Santo, ea Igreja E portanto o Templo do Espírito Santo. ( La femme et sa Destinée , pp. 124-125).

11 - Maria, simbolo Perfeito da Igreja

Maria á o Símbolo Perfeito da Igreja o Porque Ela E Sua Imagem Primitiva e Origem. Ela E POR Outro Lado hum ' orgão 'Único da lgreja, AQUELE Que sirva de para Formar o Corpo Místico, e also SUA Cabeça. Para designar SUA posição Orgânica central e essencial, de bom grado ELA E Chamada 'o Coração da Igreja " . TERMOS Os ' Corpo ',' Cabeça ',' Coração 'São certamente Imagens, mas exprimem Todos Algo Bem real. ASSIM Como existem Entre uma Cabeça EO Coração Vínculos excepcionais, da MESMA forma Maria, Que se Acha unida intimamente a Cristo POR Relações unicas e that here, Muito particularmente, denominaremos místicas, se Acha unida AOS To Us Link Membros da Igreja. Tal União ultrapassa de Longe, Tanto na intensity Como na Qualidade, um dos Outros Membros Entre si: E análoga a União de UMA Mãe um SEUS Filhos e superiores à dos filhos Entre si. ( La femme et sa Destinée , p. 128).

12 - Estender OS Braços à Criança carente

Milhões de Crianças Vivem Hoje Como órfáos SEM Pátria, MESMO Que tenham UMA Casa e UMA Mãe. Sentem sede de amor e esperam POR UMA Mão Que OS guie, Que VENHA Tira-los da sujeira e da Miséria e lev-los á Pureza e à luz. Como E Que Nossa Mãe, a Igreja Localidade: Não    abriria amplamente OS SEUS bracos parágrafo apertar contra Seu Peito sos Filhos prediletos fazer Senhor? ( La femme et sa Destinée , p. 145).

13 - A Raiz do Mal

A Raiz do mal DEVE Ser procurada nenhuma das Inversão Relações com Deus. Como uma muiher, Por Seu Pecado, se insurgiu contra Deus e, AO MESMO tempo, dominou o Homem seduzindo-o, SUA punição E Ficar subrmetída AO Dominio do Homem. Pelo Fato de o Pecado AO qua Ela o arrastou ter Sido provavelmente hum Pecado de Sensualidade, A Mulher se Acha Mais exposta Que o Homem ao Perigo da Queda los UMA Vida puramente instintiva. Sempre Alias ​​Que Acontece ESSA Qaeda, E ELA Que de novo arrasta AO mal, enquanto a Luta contra o mal é Sua Missão particular. ( La femme et sa Destinée , p. 173).

 14 - O fóruns Trabalho do lar

Embora se apresentem, Segundo Otras proporções e noutras Relações, TODAS como Forças de O Homem Que dispoe se Acham igualmente na Natureza feminina E até pedem parágrafo Ser Usadas los UMA ATIVIDADE Correspondente. Onde OS Limites dos deveres Domésticos FOREM Muito estreitos, parágrafo permitirem a plena Expansão das Forças, Sera bom ampliar o Raio de Ação. No entanto, se o Faça Tudo com Medida, e Me parece that como Medidas São ultrapassadas when O Trabalho Profissional Põe los Risco a Vida do lar, OU SEJA, uma Comunidade de Vida e de Educação dos país e dos Filhos. Uma ATIVIDADE Profissional masculina levada a tal Ponto that subtraia Totalmente O Homem A Vida familiarizado Me parece contradizer a Ordem divina. Com Mais Razão AINDA, é Preciso considerar Como prejudiciais como condições Sociais los that muitas Mulheres casadas se veem Forcadas a ter UMA ATIVIDADE Profissional that como impeça de dirigir o proprio lar. ( La femme et sa Destinée , p. 180).

15 - Profissões Masculinas   e Femininas

Existiriam, SEGUNDO A Ordem Natural, Profissões reservadas somente AOS Homens, e Outras somente ÀS muiheres (e eventualmente algumas Abertas a Homens e Mulheres)? Insisto, uma pergunta ESTA PODE-SE also responder Pela negativa, sobretudo POR Causa das fortes Diferenças indivíduos that aproximam claramente algumas Mulheres do Tipo masculino e feminino certos Homens fazem Tipo. Constatase, ASSIM, Que Toda Profissão masculina PODE also Ser exercida POR algumas Mulheres, e Toda Profissão feminina PODE Ser also exercida POR certos Homens. Por ISSO, creio Localidade: Não Ser justo, Domínio Neste, erguer Barreiras Jurídicas. DEVE-SE, Simplesmente, Cuidar parágrafo that UMA Educação adequada a Seu Objetivo, Uma Cultura apropriada e UMA judiciosa Orientação tenham Como Resultado LeVar uma UMA ESCOLHA prefissional Que corresponda a Natureza de Cada Pessoa. De Modo Geral, uma Repartição ocorrerá Naturalmente PIs, Dadas as Diferenças indivíduos, existe necessariamente UMA aptidão Específica Que Leva um CERTAS Profissões de Preferência uma Otras. ( La femme et sa Destinée , p. 182).

16 - O sacerdócio das Mulheres

Do Ponto de vista dogmático, parece-me Que Nada existe Que proíba à Igreja instaurar TÃO Extraordinária Novidade (o sacerdócio feminino). PODE-SE, no entanto, invocar Toda UMA Série de Argumentos pró UO contra uma Dessa Inovação Utilidade Prática. O Que se Levanta contra ELA E o Conjunto da Tradição from OS tempos primitivos da Igreja ATÉ NOSSOS dias, e Mais vigorosamente AINDA OS Fatos misteriosos Que JÁ sublinhei. Cristo enquanto Filho   do Homem Veio á terra e, POR ISSO MESMO, a Primeira Criatura that was POR Excelência a Imagem de Deus na terra era hum Homem, O Que Me parece INDICAR Que ELE somente chamou Homens á função sacerdotal. Mas, ASSIM ELE Como se apegou a UMA Mulher Mais intimamente that um QUALQUER Outro Ser Sobre a terra, e a fez à Sua Imagem Como Nome Outro Ser Antes, e ASSIM como, POR Toda a eternidade, ELE LHE concedeu hum Lugar na Igreja Que Localidade: Não Deu um SER HUMANO Nome Outro, da MESMA forma, from Toda a Eternidade chamou algumas Mulheres a se unirem a  fazer Modo Mais íntimo Possível, Como mensageiras de Seu Amor, Como anunciadoras de Suá Vontade Para se dirigir a reis e papas, preparar Pará o Caminho de Seu Domínio no Coração dos Homens: Não PODE portanto Existir Profissão Mais elevada that um de Sponsa Christi, e aquela that vir Este Caminho se abrir Diante de SEUS Olhos de: Não podera escolhér Outro. ( La femme et sa Destinée , p. 185-186).


Nenhum comentário:

Postar um comentário