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sábado, 2 de março de 2013
A PALAVRA DO FREI PETRÔNIO, Nº 263. Evangelho Dominical.
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A PALAVRA DO FREI PETRÔNIO, Nº 262. Quaresma: O que não pode?
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quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
A PALAVRA DO FREI PETRÔNIO, Nº 261: Religião, férias ou piquenique?
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quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
A PALAVRA DO FREI PETRÔNIO, Nº 260: Bento XVI, o PT e um osso.
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A Igreja sem o Papa. E agora, rezar por quem?
A MENÇÃO DO NOME DO
BISPO E DO PAPA NA ORAÇÃO
EUCARÍSTICA
Cardeal Odilo Pedro Scherer. Arcebispo de São
Paulo
A menção do nome do Bispo e do Papa na oração eucarística
não tem a ver com distinção, mas para evidenciar que a Missa é celebrada em
comunhão com os Pastores da Igreja. Por isso, só se menciona o nome daquele
que, efetiva e canonicamente, desempenha o cargo de Ordinário tanto na diocese
quanto na Sede Apostólica, desde a sua posse canônica até o fim do exercício de
seu governo pastoral
Então, por quem se reza quando não se tem um
Papa eleito?
Há
notícias de celebrantes que, erroneamente, rezam nas preces eucarísticas
"pelo Papa que será eleito", "pelo Colégio de Cardeais",
pelo "Camerlengo". Apesar de o Missal reformado pelo Concílio
Vaticano II não apresentar nenhuma indicação a este respeito, o “Missale
Romanun”
(edição típica de 1962), é uma fonte que pode nos orientar: “'Una cum Papa nostro...'1,
expressa o nome do Papa, 'mas estando a Sede vacante, estas palavras sejam omitidas'”.
Portanto, omita-se tanto a menção do nome do nome Papa quanto o próprio texto
da oração a ele referente, passando logo para o Ordinário do lugar, o Bispo.
A
regra geral, por conseguinte, é que se omita tudo quanto se refere ao Papa na
oração eucarística. A saber, as preces eucarísticas como devem ser rezadas após
a renúncia de Bento XVI e o início do Pontificado do novo Papa:
Oração eucarística I ou "Cânon
Romano"
Nós
as oferecemos também [pelo
vosso servo o papa N.] por
nosso bispo N. e por todos os que guardam a fé que receberam dos apóstolos.
Oração eucarística II
Lembrai-vos,
ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça
na caridade [com o
papa N.,] com o nosso bispo N. e todos os ministros do
vosso povo.
Oração eucarística III
E
agora, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da nossa reconciliação
estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a
vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: [o vosso servo o papa N,] o nosso bispo N. com os bispos do mundo inteiro, o clero
e todo o povo que conquistastes.
Oração eucarística IV
E
agora, ó Pai, lembrai-vos de todos pelos quais vos oferecemos este sacrifício: [o vosso servo o papa N.,] o nosso bispo N., os bispos do mundo inteiro, os
presbíteros e todos os ministros, os fiéis que, em torno deste altar, vos
oferecem este sacrifício, o povo que vos pertence e todos aqueles que vos
procuram de coração sincero.
Oração eucarística V
Dai
[ao Santo Padre, o Papa N., ser bem firme na fé e na caridade, e] a N., que é
bispo desta Igreja, muita luz para guiar o seu rebanho.
Oração eucarística VI-A
Renovai,
Senhor, à luz do evangelho, a vossa Igreja (que está em N.). Fortalecei
o vínculo da unidade entre os fiéis leigos e os pastores do vosso povo, em
comunhão com [o
nosso papa N.e] o nosso bispo N. e os bispos do mundo
inteiro, para que o vosso povo, neste mundo
dilacerado
por discórdias, brilhe como sinal profético de unidade e de paz.
Oração eucarística VI-B
1
“Ubi dicit: una cum famulo tuo Papa nostro N., exprimit nomen Papae: Sede autem
vacante verba praedicta omittuntur” (Missale Romanum, editio tipica 1962, Ritus
servandus in celebratione Missae,
VIII,
2).
Fortalecei,
Senhor, na unidade os convidados a participar da vossa mesa. Em comunhão com [o nosso papa N. e] o nosso bispo N. com todos os bispos, presbíteros,
diáconos e com todo o vosso povo, possamos irradiar confiança e alegria e
caminhar com fé e esperança pelas estradas da vida.
Oração eucarística VI-C
Pela
participação neste mistério, ó Pai todo-poderoso, santificai-nos pelo Espírito
e concedei que nos tornemos semelhantes à imagem de vosso Filho. Fortalecei-nos
na unidade, em comunhão com [o
nosso papa N. e] o nosso bispo N., com todos os bispos,
presbíteros e diáconos e todo o vosso povo.
Oração eucarística VI-D
Senhor
Deus, conduzi a vossa Igreja à perfeição na fé e no amor, em comunhão com [o nosso papa N.,] o nosso bispo N., com todos os bispos, presbíteros e
diáconos e todo o povo que conquistastes.
Oração eucarística VII
Conservai-nos,
em comunhão de fé e amor, unidos [ao
papa N. e] ao nosso bispo N. Ajudai-nos a trabalhar
juntos na construção do vosso reino, até o dia em que, diante de vós, formos santos
com os vossos santos, ao lado da virgem Maria e dos apóstolos, com nossos
irmãos e irmãs já falecidos que confiamos à vossa misericórdia. Quando fizermos
parte da nova criação,
enfim
libertada de toda maldade e fraqueza, poderemos cantar a ação de graças de
Cristo que
vive
para sempre.
Oração eucarística VIII
Ele
nos conserve em comunhão com [o
papa N. e] o nosso bispo N. com todos os bispos e o povo
que conquistastes. Fazei de vossa Igreja sinal da unidade entre os seres
humanos e instrumento da vossa paz!
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Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer: Comunicado.
Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer: Comunicado.
Arcebispo de São Paulo. São Paulo, 25.02.2013
Aos
irmãos bispos auxiliares de São Paulo
Aos
sacerdotes e diáconos,
religiosas/os,
consagradas/os e leigos/as
da
Arquidiocese de São Paulo
Caríssimos/as,
Antes de partir para Roma, onde participarei da
“despedida” do papa Bento XVI e do Conclave, desejo dirigir-lhes ainda uma
breve palavra.
Antes de tudo, convido-os a vivermos com intensa fé este
momento raro na vida da Igreja. Talvez nem todos vêem e compreendem a Igreja
como nós a vemos ecompreendemos, a partir da fé e da estima que nutrimos por
ela; por sermos parte
da
mesma Igreja, conhecemos que ela é mais do que a soma de todos os membros e
organizações visíveis que dela fazem parte.
A Igreja faz parte do “Mistério”, do desígnio salvador de
Deus, que se serve da fragilidade humana para vir ao encontro dos homens,
mostrar-lhes seu amor e para dar-lhes a plenitude da vida. Na base da Igreja,
no seu interior e à frente está sempre a ação providente da Trindade Santa.
Portanto, tenhamos coragem e fiquemos firmes na nossa fé, mesmo se as águas
onde navega a barca de Pedro ficam agitadas. Lembremos sempre de que Jesus vai
conosco na barca!
Convido a rezar intensamente pela Igreja nesses dias,
para que ela seja sempre mais fiel a Cristo e à missão recebida; que todos nós,
católicos, nos convertamos profundamente à verdadeira fé e à vida cristã
autêntica, ouvindo os apelos da Palavra de Deus nesta Quaresma e no Ano da Fé.
Rezemos e confiemos n’Aquele que disse: “tende coragem! Eu estarei sempre
convosco!”.
Sugiro que, durante o período da “sede vacante”, até que
seja eleito o novo Papa, em todas as igrejas da Arquidiocese sejam feitas
celebrações e orações especiais pela Igreja, pedindo o aumento de nossa fé;
pelo Conclave e pelo que será eleito Papa, para que tenha toda a assistência do
Espírito Santo no desempenho de sua árdua missão à frente da Igreja inteira,
como Sucessor de Pedro. Poderão ser feitas “horas santas”, adoração ao
Santíssimo Sacramento, oração do Rosário e Santas Missas nessas mesmas
intenções. Conclamemos o povo à oração neste momento importante da vida da
Igreja.
Esclareço que, durante a minha ausência da Arquidiocese
de São Paulo, Dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar para a Região Sé,
responderá pela Arquidiocese na condição de Vigário Geral para toda a
Arquidiocese. E o Cônego Antônio Aparecido Pereira é o porta voz da
Arquidiocese.
Enfim, respondo a uma pergunta feita por vários
sacerdotes: como se deve mencionar o nome do Papa na Oração Eucarística da
Missa durante o período da sede vacante? A resposta simples é esta: não se
menciona. E nem se substitui pelo “Papa que será eleito”, nem pelo “Cardeal
Camerlengo”, nem pelo “Conclave”.
Simplesmente,
omite-se a referência ao Papa durante o período da sede vacante. Explicações
mais detalhadas sobre o mesmo assunto podem ser lidas a seguir, logo abaixo.
Que o apóstolo São Paulo interceda por nós todos e nos
ajude a ser fortes na fé, alegres na esperança e operosos na caridade! Que o
exemplo de fé de Nossa
Senhora
nos ajude!
Aproveito a ocasião saudar a todos e para lhes desejar
todo o bem. Deus abençoe a todos!
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Last general audience of Pope Benedict XVI
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terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
A PALAVRA DO FREI PETRÔNIO, Nº 258: Carmelitas doentes.
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ANGELUS 2013-02-24
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segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
Muitos usam cargos na igreja só para obter benesses, diz presidente da CNBB.
FABIANO MAISONNAVE
ENVIADO ESPECIAL A APARECIDA (SP)
Na
véspera de embarcar a Roma, o presidente da CNBB (Conferência Nacional dos
Bispos do Brasil) e arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, disse
que a renúncia do papa Bento 16 representa um "gesto profético"
diante das divisões internas da Igreja Católica provocadas por
"carreirismo".
"Cargo
na igreja não é honra, não é poder no sentido como entendemos, de opressão às
outras pessoas ou de ser favorecido pelo cargo. Nesse sentido, a sua renúncia é
um gesto profético", disse à Folha dom Damasceno, 76, um dos cinco
cardeais brasileiros que estarão no conclave, a ser realizado logo após a saída
de Bento 16, nesta quinta-feira.
Anfitrião
do papa durante visita ao Brasil, em 2007, dom Damasceno disse que o principal
legado do pontífice alemão será o seu magistério e que, apesar de grande
intelectual, deixa uma lição de humildade e simplicidade.
Antes,
em missa celebrada às 8h, dom Damasceno havia exortado a uma basílica lotada a
pedir a Deus que os cardeais "possam também estar abertos aos sinais dos
tempos de hoje" durante o processo de escolha para o novo papa.
O
cardeal também falou em entrevista coletiva, quando endossou a recente crítica
do papa à "hipocrisia dentro da igreja": "Muitas vezes, você
prega, anuncia e nem sempre vive o que está pregando".
Também
ali, dom Damasceno admitiu que "há pessoas em que eu penso mais" para
o papado, mas que só decidirá o seu voto durante os encontros em Roma: "Ninguém tem uma estrela na testa para ser
identificado como o candidato ideal".
A
seguir, trechos da entrevista concedida à Folha:
*
Folha - O que significa "sinais dos
tempos" para o senhor?
Dom Raymundo Damasceno Assis - Significa mudanças profundas que todos nós experimentamos. Estamos falando hoje de uma mudança de época, e não de uma época de mudanças. Não são mudanças superficiais, mas que atingem a pessoa, os seus valores, o seu modo de viver, o seu estilo de vida, a sua maneira de julgar as coisas e de se relacionar com Deus, com o próximo, com a natureza.
O avanço das comunicações está afetando as pessoas no comportamento, nos valores, nas relações. Basta pensarmos hoje no celular, na internet, em todos esses meios modernos de comunicação, blog, YouTube etc.
Há
a crise pela qual a família passa, o modelo de família hoje. São muitas as
mudanças que estamos enfrentando, e a igreja tem de estar atenta a isso. São
sinais dos tempos que nos falam também e que, portanto, o papa e nós, os
bispos, temos de estar atentos para responder pastoralmente.
São
muitos os desafios, não podemos desconhecer que a igreja também vive neste
mundo, numa realidade histórica, não é só humana e divina. E a missão da igreja
é responder a esses desafios com o anúncio do Evangelho. Sem perder a
fidelidade do Evangelho, mas tem de atualizá-lo. Como fazer? Com que linguagem?
De que maneira? Esses são os grandes desafios que nós temos pela frente.
Qual legado o papa Bento 16 deixará para a
igreja?
Ele
nos deixa um legado muito rico quanto ao magistério. Grande teólogo, grande
pensador, mesmo antes de ser papa, como sacerdote, como professor em uma das
principais universidades da Alemanha. Depois, como cardeal em Munique e
prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, ele publicou muitos textos,
muitos livros.
Como papa, infelizmente não deixou as três encíclicas que esperávamos. Deixou uma sobre a caridade, sobre a esperança, mas faltou a encíclica sobre a fé. As homilias, as audiências gerais às quartas-feiras são riquíssimas.
Muitos comparavam o papa Bento 16 aos grandes padres do início da igreja, tamanha a riqueza teológica. Será apreciado ainda mais com o passar do tempo.
O papa Bento 16 é chamado de conservador, mas inovou ao renunciar pela primeira vez em mais de 600 anos. O ato abriu uma discussão sobre os rumos da igreja, como a fala recente de um cardeal escocês a favor do fim do celibato?
Primeiramente, você vê que esse termo conservador/progressista é relativo. Muitas vezes, chama-se um papa de conservador e ele faz inovações extraordinárias.
João 23 (1958-63) era considerado conservador. Ele começou a usar aquela toca que nenhum papa mais usava e estabeleceu o latim para a igreja, para Roma, num sínodo em que ele realizou. E, no entanto, foi ele quem convocou o Concílio Vaticano 2º, que maior repercussão teve na vida da igreja.
Como papa, infelizmente não deixou as três encíclicas que esperávamos. Deixou uma sobre a caridade, sobre a esperança, mas faltou a encíclica sobre a fé. As homilias, as audiências gerais às quartas-feiras são riquíssimas.
Muitos comparavam o papa Bento 16 aos grandes padres do início da igreja, tamanha a riqueza teológica. Será apreciado ainda mais com o passar do tempo.
O papa Bento 16 é chamado de conservador, mas inovou ao renunciar pela primeira vez em mais de 600 anos. O ato abriu uma discussão sobre os rumos da igreja, como a fala recente de um cardeal escocês a favor do fim do celibato?
Primeiramente, você vê que esse termo conservador/progressista é relativo. Muitas vezes, chama-se um papa de conservador e ele faz inovações extraordinárias.
João 23 (1958-63) era considerado conservador. Ele começou a usar aquela toca que nenhum papa mais usava e estabeleceu o latim para a igreja, para Roma, num sínodo em que ele realizou. E, no entanto, foi ele quem convocou o Concílio Vaticano 2º, que maior repercussão teve na vida da igreja.
O
papa Bento 16 realmente inovou nesse sentido. Ninguém esperava essa renúncia.
Sabíamos que o papa estava fragilizado fisicamente, faltava força, vigor, como
ele disse, do ponto de vista físico e também de espírito.
Isso todo mundo sentia e via pela televisão, mas não se esperava que viria a renunciar. Foi um gesto de humildade, porque reconheceu as suas limitações e não ficou apegado ao poder. Quantos ficam apegados ao poder mesmo estando doente, que não largam de jeito nenhum, que se acham insubstituíveis?
Foi também um gesto de coragem, porque ele tem consciência da repercussão que teria o seu ato. Estamos vendo pelos meios de comunicação o impacto que a renúncia teve em toda a igreja.
Isso todo mundo sentia e via pela televisão, mas não se esperava que viria a renunciar. Foi um gesto de humildade, porque reconheceu as suas limitações e não ficou apegado ao poder. Quantos ficam apegados ao poder mesmo estando doente, que não largam de jeito nenhum, que se acham insubstituíveis?
Foi também um gesto de coragem, porque ele tem consciência da repercussão que teria o seu ato. Estamos vendo pelos meios de comunicação o impacto que a renúncia teve em toda a igreja.
E
é um sinal profético. Se nós estamos preocupados com poder, com carreirismo na
igreja, como ele fez aceno em algumas homilias, que é um dos pecados da igreja,
essa busca do poder que cria divisão na igreja, então ele diz: "Eu
renuncio, o cargo não é fundamental pra mim, eu cumpri a minha missão até
quando eu podia cumprir. O apego ao poder, as honras, a glória do cargo,
entrego a quem conduzir melhor a igreja no momento de hoje".
Com
a consciência tranquila de quem cumpriu seu dever diante de nós. É um exemplo
pra todos. Aqui em Aparecida, o papa nos deu um exemplo de humildade, de
simplicidade, até um pouco tímido.
O sr. mencionou o carreirismo. Esse é o
grande motivo da divisão interna?
O papa Bento 16 fez uma alusão a isso. Muitas vezes a pessoa está usando o seu cargo não para servir. [Mas] muitas vezes, quem sabe, em busca de benesses, até para se promover mais ainda.
O papa Bento 16 fez uma alusão a isso. Muitas vezes a pessoa está usando o seu cargo não para servir. [Mas] muitas vezes, quem sabe, em busca de benesses, até para se promover mais ainda.
Ele
não citou nomes, mas deu a entender que a comunhão é fundamental na igreja, que
é fundamental entender na igreja que todo cargo é serviço, serviço à igreja, à
comunidade, à sociedade.
Cargo
na igreja não é honra, não é poder no sentido como entendemos, de opressão às
outras pessoas, ou de ser favorecido pelo cargo. Nesse sentido, a sua renúncia
é um gesto profético.
Em 2007, o sr. disse que havia chegado a hora
de a América Latina evangelizar a Europa. Essa percepção deveria ser levada em
conta na escolha do papa?
Eu digo sempre que o continente não é decisivo, mas a América Latina está contribuindo hoje para a evangelização da Europa, da África, da Ásia. É um fato, é verdade.
Quantos brasileiros hoje, padres, membros de novas comunidades e leigos consagrados estão na Europa no campo da evangelização, da comunicação?
Então a América Latina está contribuindo para a Europa, embora não tanto quanto nós gostaríamos. Mas isso não quer dizer que seja o critério decisivo para a escolha do papa.
Eu digo sempre que o continente não é decisivo, mas a América Latina está contribuindo hoje para a evangelização da Europa, da África, da Ásia. É um fato, é verdade.
Quantos brasileiros hoje, padres, membros de novas comunidades e leigos consagrados estão na Europa no campo da evangelização, da comunicação?
Então a América Latina está contribuindo para a Europa, embora não tanto quanto nós gostaríamos. Mas isso não quer dizer que seja o critério decisivo para a escolha do papa.
Então quais são esses critérios?
Um
perfil que atenda às necessidades de hoje da igreja. Isso se faz num processo
de discernimento, num clima de oração e reflexão, de partilha de experiências
durante o conclave, talvez até antes do conclave, nos contatos entre os
cardeais.
É muito difícil antecipar isso, mas, de um modo geral, é uma pessoa de experiência pastoral, de diálogo, que promova o diálogo no mundo de hoje entre os povos, entre as religiões, cristãs e não cristãs, uma pessoa sensível aos problemas sociais. E preparado também do ponto de vista teológico, filosófico, intelectual. É um conjunto de elementos.
É muito difícil antecipar isso, mas, de um modo geral, é uma pessoa de experiência pastoral, de diálogo, que promova o diálogo no mundo de hoje entre os povos, entre as religiões, cristãs e não cristãs, uma pessoa sensível aos problemas sociais. E preparado também do ponto de vista teológico, filosófico, intelectual. É um conjunto de elementos.
Como
presidente da CNBB, o que o senhor quer falar ao novo papa?
Os nossos anseios são de uma igreja missionária, dinâmica, uma igreja capaz de renovar-se para cumprir sua missão, que quer justamente estar no estado permanente de missão. Essa missão não é só dos bispos, mas de todo cristão e de todo batizado. Uma igreja solidária com os pobres sobretudo, que esteja a serviço do mundo, e não o mundo a serviço da igreja.
Os nossos anseios são de uma igreja missionária, dinâmica, uma igreja capaz de renovar-se para cumprir sua missão, que quer justamente estar no estado permanente de missão. Essa missão não é só dos bispos, mas de todo cristão e de todo batizado. Uma igreja solidária com os pobres sobretudo, que esteja a serviço do mundo, e não o mundo a serviço da igreja.
Fonte: www.uol.com.br
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domingo, 24 de fevereiro de 2013
ORDENAÇÃO 02 Sacristia
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