Muitas coisas foram escritas sobre Gustavo Gutiérrez, nem sempre verdadeiras,
como ele mesmo constata nesta entrevista, fruto de uma conversa em que ele
mostra o significado da Teologia da Libertação, da qual sempre foi
considerado o fundador, em sua vida.
Ele não pretende cair no absolutismo e reconhece como
esta teologia foi se refazendo, abrindo-se a novas temáticas e realidades e
como deve enfrentar desafios. Em suas palavras deixa entrever sua liberdade de
pensamento, fruto de seu profundo conhecimento e trabalho teológico, estando
consciente de que nem todo mundo vai estar de acordo com sua proposta, o que,
por outro lado, não representa para ele nenhuma dor de cabeça. A entrevista é
de Luis Miguel Modino e publicada por Religión Digital,
14-12-2015. A tradução é de André Langer.
Eis a entrevista.
Como a Teologia da
Libertação marcou a sua vida?
Ela nasceu da minha vida, naturalmente, e eu mesmo
quis ser fiel e também crítico, pois a teologia sempre precisa ser refeita e
não se trata de aplicá-la como Palavra de Deus. Creio que me proporcionou
argumentos, pistas, me deu horizontes, mas nunca a considerei como a última
palavra, e me deu também contato com pessoas de uma base enriquecedora.
Você pensa que os
pobres continuam a ser uma categoria teológica na reflexão atual?
Não os pobres, e sim a situação de marginalização
que vivem, que é contrária à vontade de Deus, e isso o faz teológico. Alguns se
empenham em dizer que a Teologia da Libertação é coisa do passado. Sabe, a
primeira vez que disseram isso foi um mês após a publicação do livro. E no ano
seguinte diziam, já morreu. Ou seja, isso não me atinge.
No recente Congresso Continental de Teologia realizado
em Belo Horizonte, o contato e o interesse dos jovens para conversar com Gustavo
Gutiérrez foi uma coisa muito comentada entre os presentes. É esse um
sinal de esperança em relação a essa vigência da Teologia da Libertação?
Claro. No entanto, eu penso que as teologias não
nasceram para serem eternas. Se é isso o que querem dizer, eu concordo, mas
morrer quer dizer que já contribuiu e que a religião mudou e que veremos outras
coisas. Eu, até os 40 anos, não falei de Teologia da Libertação, mas isso
não quer dizer que não fosse um cristão que buscava ser cristão e um padre que
buscava ser padre. Pude ser cristão antes da Teologia da Libertação e
posso sê-lo depois dela, minha vida não está aí.
A Teologia da Libertação me fez mudar, me
diz muito. Eu penso que se mantém por tudo o que disse antes, e não apenas
isso, mas que avança, não é mais a mesma, pois vai entrando em outros temas, já
que nem todos os temas que atualmente são trabalhados na Teologia da
Libertação estiveram presentes no começo. É um processo, pois a teologia
sempre deve ser tomada com muita flexibilidade. São coisas importantes, mas a
teologia não é sinônimo de doutrina cristã, simplesmente é uma maneira de
tratar sobre ela.
Nessa Teologia da
Libertação, qual é a autoridade teológica dos pobres?
Digamos que é um desafio. Eu não falaria de
autoridade, pois é uma palavra estranha, como se alguém manda algo. O
importante é descobrir a importância de que estejam presentes, que nos fazem
ver que não podemos nos contentar com o que existe e que temos que sentir que
continuamos sendo desafiados, e digo isso como pessoa de Igreja, não como algo
relativo à minha individualidade.
Por onde deve
caminhar e quais são os desafios que a Teologia da Libertação precisa enfrentar
hoje?
Esta é uma questão mais ampla e em que neste
momento estou trabalhando. Tudo o que faz referência ao mundo da modernidade e
da pós-modernidade, embora não leve tão a sério a pós-modernidade, continua
mantendo um desafio, o da ciência, o da liberdade... como coisas que estão aí.
Um segundo desafio é o da própria pobreza, pois a
forma como vemos a pobreza hoje em dia, inclusive na Teologia da
Libertação, não é exatamente a mesma que há 40 anos. As ciências sociais e
outras ciências foram esclarecendo coisas e fazendo ver outras, que mostram que
o processo continua.
Outro desafio é o da teologia da religião, que
também é chamado de diálogo inter-religioso. Mas o diálogo é fácil, basta ser
educado. O problema teológico é a teologia, o que significa esta pluralidade de
religiões que existe há muito tempo, mas que é um tema, teologicamente, novo.
Até que ponto se
pode dizer que o Papa Francisco simpatiza com a Teologia da Libertação?
Sou incapaz de colocar o Papa, um pastor como ele,
entre as grades de uma teologia. O que digo quando me fazem essa pergunta é que
ele é o frescor do Evangelho. Se ele gosta de uma teologia ou de outra, não
tenho problema com isso.
Você teve
problemas com a Congregação para a Doutrina da Fé e agora o prefeito
dessa Congregação é alguém que se diz seu amigo, o cardeal Müller.
Vou esclarecer isto. Tive problemas, mas eram
problemas que vinham do Peru, e que quando a coisa chegou lá não
encontraram matéria. A prova é que não tive processo, o que tive foi um
diálogo. A diferença, que eu não conhecia, mas que então aprendi, está em que o
processo se dá quando há suspeitas de que há coisa que vão contra a ortodoxia,
e o diálogo, que foi o que eu tive, que há afirmações que não se compreendem
bem, o que é muito subjetivo, pois sempre haverá alguém que não entende bem
alguma afirmação.
Quando me dizem que fui condenado, rio um pouco,
pois nunca fui condenado pela Congregação para a Doutrina da Fé.
Todos os livros que escrevi seguem sendo publicados. Foi apenas um diálogo no
qual não encontraram nada. Há uma carta da Congregação para a Doutrina
da Fé na qual se diz que o diálogo com o Pe. Gustavo Gutiérrez terminou
de maneira satisfatória.
E com o cardeal
Müller?
Geraldo Müller é um amigo, muito bom amigo.
Esteve no Peru e, junto com outros professores alemães, trabalhamos
sobre a Teologia da Libertação. Depois ele decidiu fazer algo prático de
ajuda aos pobres no Peru e foi ensinar teologia no seminário de Cuzco,
onde a população é indígena. Foi durante 15 anos seguidos e conhece muito bem aTeologia
da Libertação, como provam os dois livros que escrevemos juntos, o segundo com
o prólogo do Papa Francisco. Repito que é muito bom amigo e bom conhecedor
da Teologia da Libertação, com a qual simpatizou quando era muito
discutida entre os setores da mídia, pois na Congregação a Doutrina da Fé nunca
houve problemas.
Certa vez, fez uma conferência na Universidade
Católica de Lima, muito aplaudida e cujo texto está publicado, na qual
explicava como ele mudou com relação à Teologia da Libertação. Além de
amigo, foi defensor, sobretudo quando havia reticências que não tinham nenhuma
consistência, mas quando se fala mal, todos repetem. Na mídia, nem todos,
complicam muito, porque falam de condenação constantemente, e ela nunca
existiu.
Se tivesse sido condenado, me teriam proibido de
continuar escrevendo e nunca houve um livro, de todos os livros que escrevi, de
que se tenha dito que não pode ser vendido, que não está autorizado. Não estar
de acordo não é uma condenação, e se alguém não está de acordo, bom, o que
vamos fazer! Sempre houve isso dentro da mensagem cristã. Eu também não
concordo com muitas teologias muito boas, das quais não gosto, e mesmo que eu
não seja ninguém, isso acontece com qualquer um.
Fonte: http://www.ihu.unisinos.br
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