VALORES FUNDAMENTAIS DA TRADIÇÃO CARMELITANA
*A ORAÇÃO NA VIDA CARMELITANA: Reflexões e textos de autores carmelitanos sobre a Comunhão com Deus e
a Oração no Carmelo(4ª Parte).
Frei Emanuele Boaga, O.Carm. In Memoriam.
Da experiência dos Carmelitas
de cada época e do ensino dos Mestre, brotam alguns valores a respeito da
CONTEMPLAÇÃO e da ORAÇÃO que formam o PATRIMÔNIO da tradição carmelitana.
Brevemente se pode sintetizar assim este patrimônio:
1- CONTEMPLAÇÃO
- é mergulho no Mistério de
Deus que “colocou sua tenda no coração do homem.
Portanto, CONTEMPLAÇÃO e
ORAÇÃO é fazer uma profunda EXPERIÊNCIA de DEUS REAL e VIVO, ainda que as vezes
obscura, em todas as dimensões humanas.
- e a capacidade de encontrar
a DEUS que nos amou primeiro.
2- ESSÊNCIA da VERDADEIRA ORAÇÃO
É um relacionamento de amizade
com Deus e consiste sempre em “sair de si para encontrar o “Outro”.
3- MORTE e CRUZ
A oração esta associada com os
temas da Morte e da cruz. Por isso, o caminho da Oração Carmelitana passa pela “noite
purificadora dos sentidos”, pela solidão pela aridez que faz morrer o egoísmo e
leva a sair de si para encontrar o CRISTO.
4- DESERTO
- é essencial à contemplação;
- é o despojamento, o
situar-se na verdade e sem ilusões diante de Deus;
- é atitude de pobreza radical
que tudo espera de Cristo;
- é atitude de silêncio para
escutar a Palavra do “Outro”, é experiência da própria limitação e da
necessidade de Deus na nossa vida;
- é convicção forte, ainda que
obscura, que Ele nos busca mais do que O buscamos. Jesus procura o homem
primeiro.
5- ESPIRITO SANTO
A Oração é dom do Espírito. É
Ele que atua eficazmente na Oração e nos transforma quando na docilidade a Ele
deixamo-nos conduzir. Ele nos leva às formas mais elevadas de oração, como
fruto da fidelidade e acolhida de seus dons.
6- PRESENÇA de DEUS:
É preciso viver a presença de
Deus no próprio coração, nos irmãos, na vida.
É preciso experimentá-lo por
meio de abertura para a realidade e para os sinais dos tempos que revelam sua
presença.
7- PALAVRA de DEUS
A contemplação e a oração se
nutrem pela FAMILIARIDADE com a Palavra de Deus, ouvida.
- no silêncio e na solidão do
próprio coração,
- no dialogo comunitário e
fraterno
- na realidade.
8- FORMAS de ORAÇÃO
Ainda que não se reduzam as
formas concretas, a oração e a contemplação necessitam delas como meios
indispensáveis para crescerem. Entre estas formas ocupa lugar privilegiado a
oração litúrgica e a “Lectio Divina”.
9- ENVOLVIMENTO DO HOMEM TODO,
A vida de oração requer o envolvimento
do homem todo e, portanto, o crescimento da pessoa com a integração de sua
afetividade na oração. Alem disto a oração exige uma contínua verificação do
próprio relacionamento com os outros, com a realidade, com a vida. Deve
exprimir-se através das obras de virtude, como sinais de amor a Deus. A
contemplação deve conduzir-nos através do encontro com o ABSOLUTO de DEUS a
realização de seu plano de AMOR para os irmãos e o mundo, portanto deve
levar-nos ao
COMPROMISSO.
10- INSPIRAÇÃO ELIANO-MARIANA
A inspiração eliana-mariana
reforça as dimensões de nossa contemplação-compromisso:
Maria - a Virgem da
Encarnação, mulher de escuta amorosa e de fé.
Elias - o homem de
contemplação encarnada na realidade humana, à procura da FACE do DEUS
verdadeiro.
*Encontros de Espiritualidade Carmelitana das Irmãs Carmelitas da
Divina Providência. JULHO - 1986 - Rio Janeiro.
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