Como parte do que faziam para nos
conduzir a uma vida religiosa mais profunda, os meus
pais nos levaram eu e meus irmãos, quando ainda éramos criança, a uma missa
celebrada no Rito Tridentino.
Não me recordo de ter ficado particularmente impressionado nas primeiras vezes.
No entanto, em um domingo de verão, eu decidi frequentar uma missa neste rito
por mim mesmo, mais por uma mudança de ritmo em relação à minha paróquia
costumeira. Aconteceu que este dia era a Festa de Corpus Christi,
e eu me vi surpreendido pelo espetáculo total do ritual. O comentário é de Timothy
Kirchoff, pós-graduado pela Universidade de Notre Dame, publicado
por America, 13-09-2017. A tradução é de Isaque
Gomes Correa.
Por uns instantes, senti que os hinos
e as procissões me manteriam naquela igreja por mais tempo do que havia
imaginado inicialmente, mas fui logo tomado por um sentimento que posso
descrever como uma verdadeira comunhão. Esta havia sido,
pensei eu, a missa vivenciada por inúmeros santos ao longo da história. Muito
embora não tinha ninguém nos bancos ao meu redor, comecei a me sentir como se
estivesse rodeado pelos santos que haviam vindo conhecer e adorar a Deus
através da liturgia.
Naquela altura, eu não sabia que os rituais da missa mudaram várias vezes
nestes dois milênios de história cristã, mas saber destas mudanças nunca me vez
duvidar do cerne da minha experiência naquele dia.
No ano passado, o Papa Francisco falou abertamente sobre os seus receios para com os tradicionalistas em entrevista que poderia servir como uma introdução para um livro dos seus sermões enquanto arcebispo de Buenos Aires:
No ano passado, o Papa Francisco falou abertamente sobre os seus receios para com os tradicionalistas em entrevista que poderia servir como uma introdução para um livro dos seus sermões enquanto arcebispo de Buenos Aires:
“Eu sempre tento entender o que
está por trás das pessoas que são jovens demais para ter vivido a liturgia
pré-conciliar, mas que a desejam. Às vezes eu me vejo em frente de pessoas que
são rigorosas demais, que têm uma atitude rígida. E eu me pergunto: Como pode
uma tal rigidez? (...) Essa rigidez sempre esconde alguma coisa: insegurança,
às vezes até mais (…) A rigidez é defensiva. O verdadeiro amor não é rígido”.
Penso sobre esta declaração desde que
a li. Eu me pergunto sobre se eu fui esse tipo de pessoa que Francisco tinha
em mente. Será que fui um católico “rígido”? A experiência de estar cercado
pelos santos na missa em latim é uma das experiências espirituais mais
profundas e formativas de meus anos de adolescente.
Também venho pensando sobre estas
palavras do papa porque o esforço dele para entender os tradicionalistas
jovens reproduz as suspeitas mantidas por muitos católicos mais
velhos que viveram a época do Concílio Vaticano II,
especialmente alguns padres. (E mais: o papa
recentemente reafirmou o seu compromisso com a reforma litúrgica do Vaticano II,
dizendo que ela é “irreversível”.)
A experiência que tenho com
a missa em latim oferece uma resposta possível às
dúvidas do Papa Francisco sobre o porquê os jovens são
atraídos pelas liturgias tradicionais: tendo crescido com a missa em
inglês, estes jovens católicos possuem um sentido vago do que se trata os
momentos da missa. Os rituais pouco familiares e o idioma do Rito
Tridentino, no entanto, permitem-lhes ver estes momentos com um olhar
renovado. A descoberta da missa em latim é, para
muitos integrantes da minha geração, aquilo que a introdução da missa em língua
vernácula foi para muitas pessoas como Francisco.
Quando às pessoas “rigorosas, rígidas” sobre cujas inseguranças o papa se refere, ele claramente não está falando a todos os que querem a opção de frequentar a liturgia pré-conciliar. Muito embora alguns de meus amigos irão estranhar diante de algumas homilias ou de desvios da rubrica litúrgica, dificilmente os gostos deles são dignos de serem contados no divã. Eles não precisam que alguém “analise profundamente” as suas psiques. O amor a Deus e ao próximo corre, no mínimo, de modo tão profundo neles quanto corre em mim, mesmo se este amor se manifeste às vezes em orações em latim.
A quem, então, o Papa Francisco está se referindo? A resposta pode residir no próprio passado de Francisco. Na qualidade de provincial jesuíta e, depois, reitor do seminário jesuíta na Argentina, Jorge Bergoglio ficou conhecido como uma figura rigorosa e formidável, e contava com um número considerável de seguidores entre os membros de sua província. Mas as críticas dele a grupos católicos tradicionalistas raramente são interpretadas por meio destas lentes.
Quando às pessoas “rigorosas, rígidas” sobre cujas inseguranças o papa se refere, ele claramente não está falando a todos os que querem a opção de frequentar a liturgia pré-conciliar. Muito embora alguns de meus amigos irão estranhar diante de algumas homilias ou de desvios da rubrica litúrgica, dificilmente os gostos deles são dignos de serem contados no divã. Eles não precisam que alguém “analise profundamente” as suas psiques. O amor a Deus e ao próximo corre, no mínimo, de modo tão profundo neles quanto corre em mim, mesmo se este amor se manifeste às vezes em orações em latim.
A quem, então, o Papa Francisco está se referindo? A resposta pode residir no próprio passado de Francisco. Na qualidade de provincial jesuíta e, depois, reitor do seminário jesuíta na Argentina, Jorge Bergoglio ficou conhecido como uma figura rigorosa e formidável, e contava com um número considerável de seguidores entre os membros de sua província. Mas as críticas dele a grupos católicos tradicionalistas raramente são interpretadas por meio destas lentes.
Quando o papa sugere que a rigidez e o
rigorismo escondem uma insegurança, talvez ele esteja falando das pessoas que
certa vez conheceu bem ou mesmo esteja falando de si mesmo. A
ex-inflexibilidade de Francisco deveria dar muito
mais credibilidade a suas advertências sobre as ciladas do tradicionalismo
moderno. Os tradicionalistas não levam as suas críticas tão a sério
quanto provavelmente deveriam. Mas sem contexto algum fornecido, as declarações
de Francisco soam menos com um conselho pastoral e mais como a lamentação perene
de gerações mais velhas a respeito das tendências entre aos jovens.
O mesmo se pode dizer sobre muitas das
admoestações que ouço da “geração Vaticano
II” sobre as imperfeições da Igreja pré-conciliar.
Só foi quando eu tive diálogos ampliados com estes católicos que a profundidade
e a relevância da experiência deles se tornaram claras. Se não tivesse tirado
um tempo para ouvir-lhes e fazer perguntas, tudo o que eu teria ouvido seria um
lamento repetitivo sobre os jovens católicos que tentam fazer o relógio voltar
atrás, para a década de 1950.
Quando realmente ouvi os mais velhos,
aprendi sobre as muitas maneiras em que um foco muito acentuado em fazer valer
as leis corre o risco de levar as pessoas a uma espiritualidade vazia, a um
legalismo e à superstição. Aprendi sobre grupos de homens que ficavam do lado
de fora da igreja fumando até a hora do ofertório, já que este era o momento
crucial para cumprir a obrigação de domingo. Descobri que muitos padres que,
externamente, pareciam firmes em suas vocações, depois do Concílio abandonaram
o sacerdócio. As críticas por católicos mais velhos às práticas e tendências
neotradicionalistas não são uma reação alérgica ao cheiro de incenso. São uma
cautela que decorre da experiência.
Muitos jovens católicos buscam
um maior entendimento da – e uma continuidade com a – Igreja
pré-conciliar. Muitos católicos mais velhos que viveram o concílio e
estão bastante familiarizados com as imperfeições da Igreja pré-conciliar se
preocupam com que um revisitar as práticas antigas vá trazer de volta os
problemas que o Vaticano II se
esforçou para corrigir. Cada grupo tem algo a aprender com o outro. Estas
lições só se esclarecem quando deixamos de lado as nossas inquietações
ideológicas e temos a paciência para compreender as experiências do outro. A
forma de rigidez sobre a qual mais devemos nos preocupar é a rigidez ideológica
que nos impede de ver como Deus está trabalhando entre os nossos companheiros
católicos.
Encontramos pontos em comum quando
temos a paciência para buscá-los, assim como as liturgias em que participamos
se parecem bem diferentes, mas que, no fundo, são a mesma celebração do
mistério Pascal. http://www.ihu.unisinos.br
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