Total de visualizações de página

Seguidores

domingo, 28 de agosto de 2011

ENSINAR POR MEIOS DE PARÁBOLAS

Frei Carlos Mesters, Carmelita.
Um aspecto importante da educação que Jesus dava ao povo era o seu jeito de ensinar por meio de Parábolas. Parábola é comparação. Jesus compara as coisas de Deus, que não são tão evidentes, com as coisas da vida que o povo conhece e experimenta na sua luta pela sobrevivência. O agricultor que escuta a parábola da semente, diz: “Semente no terreno, eu sei o que é! Mas Jesus diz que isso tem a ver com o reino de Deus. O que será que Ele quis dizer com isto?” E ai você pode imaginar as longas conversas do povo em torno das parábolas que Jesus contava.
A parábola provoca. Em algumas parábolas tem coisas da vida que não costumam acontecer na vida. Por exemplo, onde se viu um pastor de cem ovelhas abandonar as noventa e nove delas para encontrar aquela única que se perdeu? (Lc 15, 4). Onde se viu um pai acolher com festa o filho devasso sem nenhuma palavra de crítica? (Lc 15, 20-24). Onde se viu um samaritano ser melhor que o levita e o sacerdote? (Lc 10, 29-37). Jesus provoca!
A parábola é uma forma participativa de ensinar, de educar. Não dá tudo trocado em miúdo. Não faz saber mas, faz descobrir. Ela leva a pessoa a refletir sobre a sua própria experiência de vida e compará-la e compará-la com Deus. Faz com que esta experiência nos leve a descobrir que Deus está presente no cotidiano, no dia a dia. Esta era a novidade da Boa Nova trazida por Jesus, diferente dos doutores que ensinavam que Deus só se manifestava na observância da lei. Jesus diz: “O Reino está presente no meio de vocês!” (Lc 17, 21). A parábola muda os olhos, faz da pessoa uma observadora da realidade.
Certa vez, um bispo perguntou na comunidade: “Jesus falou que devemos ser como sal. Para que serve o sal? Discutiram, e no fim, encontraram mais de dez finalidades para o sal! Aí foram aplicar tudo isto à própria comunidade e descobriram que ser sal é difícil e exigente! A parábola funcionou e ajudou-os a dar um passo. Iniciaram a travessia! Jesus tinha uma capacidade muito grande de comparar as coisas de Deus com as coisas mais simples da vida. Isto supõe duas coisas que marcam a pedagogia de Jesus: está bem por dentro das coisas da vida do povo, e estar bem por dentro das coisas de Deus, do reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário